Mulher acusa médicos do Hospital de Aveiro de a operarem a vértebras erradas

clarita / Morguefile

-

Uma mulher que se queixa de um suposto erro médico durante uma operação a uma hérnia discal, no Hospital de Aveiro, decidiu avançar com um processo cível contra aquela unidade hospitalar, exigindo uma indemnização de 272 mil euros.

Além do Hospital de Aveiro, a ação, consultada esta terça-feira pela agência Lusa, tem como réus os três ortopedistas que integraram a equipa médica que operou a paciente.

Além do processo cível, os três médicos foram acusados na esfera criminal por um crime de intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos. No entanto, o Ministério Público decidiu arquivar o processo contra os clínicos que aceitaram pagar 21 mil euros à paciente.

O caso remonta a março de 2009, quando a mulher deu entrada no Hospital de Aveiro para ser sujeita a uma intervenção cirúrgica a uma “volumosa” hérnia discal na coluna cervical.

Três dias depois da intervenção, a utente teve alta hospitalar, mas continuava a sentir dores e não conseguia fazer qualquer movimento com o pescoço.

Passados dois anos, e uma vez que não se notaram quaisquer melhorias, a mulher decidiu consultar outros ortopedistas, tendo acabado por descobrir que, afinal, tinha sido operada às vértebras erradas, refere o texto da ação cível intentada pela paciente.

Como consequência da operação, a doente diz que ficou “inutilizada” para a sua vida familiar e para o trabalho, estando há três anos de baixa médica.

O hospital, por seu lado, assume que a cirurgia realizada não foi de facto a que estava proposta, mas alega que “o procedimento realizado foi feito em benefício da melhoria do estado da autora”.

Na contestação, a ortopedista que chefiou a equipa médica afirma que a sua atuação “pautou-se pelo cumprimento escrupuloso da ‘leges artis’”.

A cirurgiã explicou que quando a utente estava no bloco, depararam-se com uma “grande instabilidade” entre duas vértebras diferentes das que deviam ser operadas e “foi então decidido tratar essa instabilidade”.

Os outros dois membros da equipa médica alegam que não tiveram qualquer responsabilidade na alteração do referido plano cirúrgico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …