Mulher acusa médicos do Hospital de Aveiro de a operarem a vértebras erradas

clarita / Morguefile

-

Uma mulher que se queixa de um suposto erro médico durante uma operação a uma hérnia discal, no Hospital de Aveiro, decidiu avançar com um processo cível contra aquela unidade hospitalar, exigindo uma indemnização de 272 mil euros.

Além do Hospital de Aveiro, a ação, consultada esta terça-feira pela agência Lusa, tem como réus os três ortopedistas que integraram a equipa médica que operou a paciente.

Além do processo cível, os três médicos foram acusados na esfera criminal por um crime de intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos. No entanto, o Ministério Público decidiu arquivar o processo contra os clínicos que aceitaram pagar 21 mil euros à paciente.

O caso remonta a março de 2009, quando a mulher deu entrada no Hospital de Aveiro para ser sujeita a uma intervenção cirúrgica a uma “volumosa” hérnia discal na coluna cervical.

Três dias depois da intervenção, a utente teve alta hospitalar, mas continuava a sentir dores e não conseguia fazer qualquer movimento com o pescoço.

Passados dois anos, e uma vez que não se notaram quaisquer melhorias, a mulher decidiu consultar outros ortopedistas, tendo acabado por descobrir que, afinal, tinha sido operada às vértebras erradas, refere o texto da ação cível intentada pela paciente.

Como consequência da operação, a doente diz que ficou “inutilizada” para a sua vida familiar e para o trabalho, estando há três anos de baixa médica.

O hospital, por seu lado, assume que a cirurgia realizada não foi de facto a que estava proposta, mas alega que “o procedimento realizado foi feito em benefício da melhoria do estado da autora”.

Na contestação, a ortopedista que chefiou a equipa médica afirma que a sua atuação “pautou-se pelo cumprimento escrupuloso da ‘leges artis’”.

A cirurgiã explicou que quando a utente estava no bloco, depararam-se com uma “grande instabilidade” entre duas vértebras diferentes das que deviam ser operadas e “foi então decidido tratar essa instabilidade”.

Os outros dois membros da equipa médica alegam que não tiveram qualquer responsabilidade na alteração do referido plano cirúrgico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …