Ver muita televisão aumenta risco de cancro colo-retal nos homens

D.Reichardt / Flickr

Um estudo recente sugere que ver televisão durante mais de quatro horas por dia aumenta o risco de os homens desenvolverem cancro colo-retal.

O sedentarismo, cada vez mais presente na nossa sociedade e muito impulsionado pelas novas tecnologias, aumenta o risco de desenvolvimento de um conjunto de doenças.

Um estudo recente, publicado recentemente no British Journal of Cancer, mostra que os homens que veem televisão durante mais de quatro horas por dia têm maior risco de desenvolver cancro colo-retal, em comparação com os homens que ficam menos tempo sentados no sofá.

“Ser sedentário também esta associado ao aumento do peso e a uma maior gordura corporal. Esse excesso de gordura influencia os níveis sanguíneos de hormonas que, por sua vez, afetam o crescimento das nossas células e podem aumentar o risco da doença”, explica Neil Murphy, um dos principais autores do estudo, ao The Independent.

No estudo foram usados dados de mais de 430.000 homens e mulheres do Reino Unido. Murphy e a sua equipa, da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, em França, analisaram as horas diárias que cada um dos participantes do estudo passa em atividades sedentárias, como ver televisão, usar o computador ou jogar videojogos.

No passo seguinte, os investigadores analisaram, ao longo de seis anos, quantos dos participantes analisados desenvolveram cancro colo-retal. Foram detetados, no total, 2391 casos da doença.

Assim, comparando todos os dados disponíveis, concluíram que os homens que assistiam televisão, pelo menos, quatro horas por dia tiveram 35% mais risco de contrair cancro colo-retal do que os homens que viam televisão durante apenas uma hora.

“Estudos anteriores já haviam sugerido que  ver televisão pode estar associado a outros comportamentos como fumar, beber ou ingerir demasiados snacks. Esses comportamentos, por sua vez, aumentam o risco de cancro colo-retal”, sustenta Murphy.

É, por isso, importante salvaguardar que este estudo não demonstra necessariamente que ver televisão aumenta o risco da doença, mas sim que o tempo que despendemos a ver televisão está associado ao risco de contrair cancro colo-retal.

No Reino Unido, o cancro colo-retal é o quarto tipo de cancro mais comum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vou já dizer ao meu patrão que não posso estar mais de 4 horas sentado ao computador. Senão depois paga ele a quimio, que se lixa.

    • AHAHAHAHAHAHAHA BOA! Mas o trabalho faz bem à saúde e não chateia nada!… Agora o ócio é que faz mal!
      Ah, e carnes processadas cheias de nitrato pode-se comer à vontade que não faz mal nenhum ao cólon!…

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …