Ministério Público pediu pesquisa por nomes VIP nos sistemas da Odebrecht

André Kosters / Lusa

José Sócrates

O Ministério Público (MP) pediu à Justiça brasileira que faça uma pesquisa no sistema informático usado pela Odebrecht para gerir os alegados pagamentos de luvas.

José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, António Mexia, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa são os nomes referidos numa carta rogatória enviada para o Brasil em 2018.

Na carta, citada pelo Correio da Manhã, lê-se que o pedido está relacionado com investigação a alegadas ilícitas “vantagens concedidas pela Odebrecht a funcionários, titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos portugueses”. As alegadas vantagens terão sido concedidas “como contrapartida pela atribuição/execução de empreitadas de obras públicas pela Odebrecht”.

O Ministério Público está a tentar chegar à identidade do ‘Príncipe’, o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas “luvas” pagas pela construtora brasileira através da conta de um amigo de Ricardo Salgado no Dubai. As suspeitas estão a ser investigadas no caso EDP.

Estas supostas luvas pagas pela Odebrecht estarão relacionadas com a obra de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à EDP. A barragem localizada no distrito de Bragança começou a ser construída durante o Governo de José Sócrates com um custo inicial de 450 milhões de euros. Contudo, as contas derraparam para gastos da ordem dos 650 milhões de euros.

A Odebrecht terá pagado alegadas “luvas” de 4,66 milhões de euros ao ‘Príncipe’ entre Setembro de 2008 e Abril de 2015. Desse valor, cerca de 2 milhões terão sido transferidos através de uma conta de José Carlos Gonçalves no ES Bankers Dubai (ESBD), antigo banco do GES.

O CM entrou em contacto com fontes próximas de José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa. Todas as eles negaram saber da existência de uma carta rogatória.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quando será que esta pouca vergonha acaba? … Quando houver na verdade homens com justiça! … Ou então um André Ventura qualquer, a fazer frente a este poderoso cambalacho, que está presente em toda a classe política portuguesa.

  2. O que vale a estes ladrões é que o povo é manso. Mas eu penso que não será sempre assim. Um pouco por todo o lado vejo as pessoas cada vez com menos paciência para isto. É aparecer um maluco com os tomates no sítio e o povo vai atrás. O CHEGA já é um exemplo disso. Mas o andrézito é uma criança a brincar à política. É um palerma. Quando aparecer alguém forte, com um discurso demagógico fácil mas que entrra, e que consiga captar o mal-estar instalado nos Portugueses, estes atuais ladrões já eram.

  3. Mas o MP ainda anda á pesca?
    Que vergonha, prenderam-no por causa do grupo Lena que ficou sem efeito e por onde têm andado…ZERO.
    A montanha irá parir um rato.

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …