Ministério Público pediu pesquisa por nomes VIP nos sistemas da Odebrecht

André Kosters / Lusa

José Sócrates

O Ministério Público (MP) pediu à Justiça brasileira que faça uma pesquisa no sistema informático usado pela Odebrecht para gerir os alegados pagamentos de luvas.

José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, António Mexia, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa são os nomes referidos numa carta rogatória enviada para o Brasil em 2018.

Na carta, citada pelo Correio da Manhã, lê-se que o pedido está relacionado com investigação a alegadas ilícitas “vantagens concedidas pela Odebrecht a funcionários, titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos portugueses”. As alegadas vantagens terão sido concedidas “como contrapartida pela atribuição/execução de empreitadas de obras públicas pela Odebrecht”.

O Ministério Público está a tentar chegar à identidade do ‘Príncipe’, o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas “luvas” pagas pela construtora brasileira através da conta de um amigo de Ricardo Salgado no Dubai. As suspeitas estão a ser investigadas no caso EDP.

Estas supostas luvas pagas pela Odebrecht estarão relacionadas com a obra de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à EDP. A barragem localizada no distrito de Bragança começou a ser construída durante o Governo de José Sócrates com um custo inicial de 450 milhões de euros. Contudo, as contas derraparam para gastos da ordem dos 650 milhões de euros.

A Odebrecht terá pagado alegadas “luvas” de 4,66 milhões de euros ao ‘Príncipe’ entre Setembro de 2008 e Abril de 2015. Desse valor, cerca de 2 milhões terão sido transferidos através de uma conta de José Carlos Gonçalves no ES Bankers Dubai (ESBD), antigo banco do GES.

O CM entrou em contacto com fontes próximas de José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa. Todas as eles negaram saber da existência de uma carta rogatória.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quando será que esta pouca vergonha acaba? … Quando houver na verdade homens com justiça! … Ou então um André Ventura qualquer, a fazer frente a este poderoso cambalacho, que está presente em toda a classe política portuguesa.

  2. O que vale a estes ladrões é que o povo é manso. Mas eu penso que não será sempre assim. Um pouco por todo o lado vejo as pessoas cada vez com menos paciência para isto. É aparecer um maluco com os tomates no sítio e o povo vai atrás. O CHEGA já é um exemplo disso. Mas o andrézito é uma criança a brincar à política. É um palerma. Quando aparecer alguém forte, com um discurso demagógico fácil mas que entrra, e que consiga captar o mal-estar instalado nos Portugueses, estes atuais ladrões já eram.

  3. Mas o MP ainda anda á pesca?
    Que vergonha, prenderam-no por causa do grupo Lena que ficou sem efeito e por onde têm andado…ZERO.
    A montanha irá parir um rato.

RESPONDER

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …