/

Ministério Público pediu pesquisa por nomes VIP nos sistemas da Odebrecht

4

André Kosters / Lusa

José Sócrates

O Ministério Público (MP) pediu à Justiça brasileira que faça uma pesquisa no sistema informático usado pela Odebrecht para gerir os alegados pagamentos de luvas.

José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, António Mexia, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa são os nomes referidos numa carta rogatória enviada para o Brasil em 2018.

Na carta, citada pelo Correio da Manhã, lê-se que o pedido está relacionado com investigação a alegadas ilícitas “vantagens concedidas pela Odebrecht a funcionários, titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos portugueses”. As alegadas vantagens terão sido concedidas “como contrapartida pela atribuição/execução de empreitadas de obras públicas pela Odebrecht”.

O Ministério Público está a tentar chegar à identidade do ‘Príncipe’, o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas “luvas” pagas pela construtora brasileira através da conta de um amigo de Ricardo Salgado no Dubai. As suspeitas estão a ser investigadas no caso EDP.

Estas supostas luvas pagas pela Odebrecht estarão relacionadas com a obra de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à EDP. A barragem localizada no distrito de Bragança começou a ser construída durante o Governo de José Sócrates com um custo inicial de 450 milhões de euros. Contudo, as contas derraparam para gastos da ordem dos 650 milhões de euros.

A Odebrecht terá pagado alegadas “luvas” de 4,66 milhões de euros ao ‘Príncipe’ entre Setembro de 2008 e Abril de 2015. Desse valor, cerca de 2 milhões terão sido transferidos através de uma conta de José Carlos Gonçalves no ES Bankers Dubai (ESBD), antigo banco do GES.

O CM entrou em contacto com fontes próximas de José Sócrates, Paulo Portas, Assunção Cristas, Carlos Santos Silva e Francisco Seixas da Costa. Todas as eles negaram saber da existência de uma carta rogatória.

ZAP //

4 Comments

  1. Quando será que esta pouca vergonha acaba? … Quando houver na verdade homens com justiça! … Ou então um André Ventura qualquer, a fazer frente a este poderoso cambalacho, que está presente em toda a classe política portuguesa.

  2. O que vale a estes ladrões é que o povo é manso. Mas eu penso que não será sempre assim. Um pouco por todo o lado vejo as pessoas cada vez com menos paciência para isto. É aparecer um maluco com os tomates no sítio e o povo vai atrás. O CHEGA já é um exemplo disso. Mas o andrézito é uma criança a brincar à política. É um palerma. Quando aparecer alguém forte, com um discurso demagógico fácil mas que entrra, e que consiga captar o mal-estar instalado nos Portugueses, estes atuais ladrões já eram.

  3. Mas o MP ainda anda á pesca?
    Que vergonha, prenderam-no por causa do grupo Lena que ficou sem efeito e por onde têm andado…ZERO.
    A montanha irá parir um rato.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.