E-toupeira. Ministério Público mandou PSP vigiar jornalistas sem o aval de um juiz

Tiago Petinga / Lusa

Sem a devida autorização de um juiz, a procuradora do DIAP mandou a PSP vigiar dois jornalistas suspeitos de violar o segredo de justiça no âmbito do processo e-toupeira.

O Ministério Público mandou a PSP vigiar dois jornalistas no âmbito do processo e-toupeira. Em causa estão suspeitas de violação do segredo de justiça por parte de Carlos Rodrigues Lima, da revista Sábado, e Henrique Machado, ex-Correio da Manhã e atualmente na TVI.

A procuradora do DIAP quis saber, de acordo com o ECO, com quem é que os jornalistas falavam e se encontravam. O pedido da procuradora nem sequer foi validado por um juiz, embora a lei determine que só um tribunal superior pode ordenar a quebra do sigilo dos jornalistas.



Ainda assim, entre abril e junho de 2018, o departamento de vigilâncias da Polícia de Segurança Pública esteve a seguir os movimentos de Carlos Rodrigues Lima. O jornalista foi fotografado em frente ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal, onde os agentes registaram um cumprimento circunstancial entre o jornalista e o procurador José Ranito, e no Campus da Justiça, em Lisboa.

Depois das vigilâncias, apenas os dois jornalistas e um inspetor da PJ foram constituídos arguidos no caso e-toupeira.

“No decurso da investigação, todas as diligências foram devidamente ponderadas e efetuadas com respeito pela legalidade e objetividade que devem nortear a atuação do Ministério Público. Quando suscitaram maior melindre, as diligências realizadas foram previamente comunicadas e, inclusivamente, acompanhadas pela hierarquia”, lê-se numa nota divulgada na página do DIAP de Lisboa.

O caso e-toupeira remonta a 2018 e Luís Filipe Vieira é acusado pelo Ministério Público de ter tido conhecimento e autorizado a entrega de benefícios a dois funcionários judiciais, por parte de Paulo Gonçalves, a troco de informações sobre processos em segredo de justiça, envolvendo o Benfica, mas também clubes rivais, explica o ECO.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A história repete-se… Na década de 1930 foi na Alemanha, Já no início deste século, na Venezuela. De forma insidiosa e encapotada, vai-se tomando conta do poder….

  2. Estamos a assistir a uma Venezuelização do pais. Os amigos do poder podem fazer tudo o que querem impunemente. Responsabilidade politica então nem pensar, basta ver os recentes casos do assassinato de um estrangeiro pelo SEF em que o ministro se escapa olimpicamente e o vergonhoso caso da nomeação do procurador europeu, um dos maiores escandalos em que a ministra anda gozando com a cara de todos. basta juntar Tancos, incêndios, as famiilas do presidente do PS trazidas para o Estado e não estamos muito longe da Venezuela.

  3. Por este caminhar penso que cairia como a cereja sobre o bolo instalar na “catedral” a sede do governo e da justiça, já tantos são os casos e tanta a impunidade que dá para ver como estas instituições se movem à volta daquilo que nunca deveria ter ido para além de um clube de desporto. O senhor Costa parece que vai ter que se explicar perante a UE sobre a nomeação do tal escolhido juiz, mas por cá ninguém vai ter que dar explicações ao país nestes casos por enquanto internos; a “democracia” está a passar por uma situação muito vergonhosa, impensável certamente para muitos de nós.

  4. Isto tudo é uma vergonha. Mudaram a PGR, o presidente do tribunal de contas, aligeiraram as regras do CCP, nomearam um procurador europeu do interesse do governo, vigiam jornalistas, criam esquemas com polícias para recuperar material desaparecido, fazem sorteios de juízes até sair o que se pretende…!!! Em muitas coisas já somos a Venezuela.

RESPONDER

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …