O Ministério Público (MP) está a investigar a família de Braga, cujos filhos não frequentaram as aulas de Cidadania por proibição dos pais.
O semanário Expresso adianta este sábado que a escola fez queixa à Comissão de Proteção de Menores dos pais que proibiram filhos de frequentar a disciplina que está agora a ser investigada pelo Ministério Público (MP).
Os dos alunos, de 12 e 14 anos, não frequentaram as aulas da disciplina por oposição dos progenitores, que se queixam dos conteúdos curriculares.
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento aborda temas como a sexualidade, direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, saúde, media, instituições e participação democrática, literacia financeira e educação para o consumo e segurança rodoviária.
Em janeiro, a escola reportou o absentismo como determina o estatuto do aluno. A família compareceu na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Famalicão (CPCJ), mas como os pais não deram autorização para qualquer intervenção, esta remeteu o processo para o MP.
Os pais declararam objeção de consciência para os filhos não frequentarem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, argumentando que a educação sexual e de género têm cariz moral e não competem à escola.
Os dois alunos reprovaram por faltas injustificadas e o Ministério da Educação propôs que os alunos cumprissem um plano alternativo de trabalhos para poderem passar de ano. Os pais recusaram.
Os pais, entretanto, colocaram uma providência cautelar que suspende o processo até à decisão final de ação principal que corre termos nos Tribunal Administrativo de Braga, o que permitiu que os filhos transitassem de ano.
Realmente a força da ditadura do pensamento por parte da ideologia marxista. Se fosse um caso de violência doméstica, abusos, pedofilia e etc. o MP (ministério público) não iria actuar e o mais provável era apenas mais um caso a ser notícia do correio da manhã sem que houvesse justiça. O Estado não pode substituir as competências dos pais. O Estado que se meta antes naquilo que devia ser preocupar como exemplo corrupção. Com tantos bancos que faliram em Portugal e o dinheiro do contribuinte a entrar …..
No que toca a Sexualidade en geral, é assunto de foro intimo e pessoal a cada um. Os Pais tem todo o direito de exclusividade, na Educação dos seus rebentos nesta área, que deveria de ser opcional e a margem da Educação Cívica, pomposamente chamada Aulas de Cidadania!..
Quais são os pais que se sentem à vontade, ou que têm formação, para tratarem um assunto tão delicado, com o cuidado que ele merece? Ponham objecção também às aulas de Ciências em que se fala da reprodução!! É-se preso por ter cão e por não ter!!! Quando as adolescentes começaram a aparecer grávidas, aos treze anos, e foi considerado importante abordar-se o assunto no lugar próprio, a escola, ninguém contestou, agora que a disciplina começou a dar os seus frutos, há uma série de ignorantes a contestar só pelo prazer de contestar!!Vá-se lá ser padre nesta freguesia!!!O que é de lamentar é que pais como estes comecem tão cedo a dizer aos filhos que podem prevaricar que depois com a objecção de consciência fica tudo resolvido! Porquê pomposamente? Aulas de cidadania é o que faz falta a muito boa gente deste país!!
Excelente comentario senhor agente do SIS, aka res publica, estou a adorar os vossos metodos de envenenamento neste assunto “preso por ter e nao ter, muh gravidas e tal, lamentar estes pais”, é tao facil ver a retórica tirânica destes pedaços de merda inflamadores nos comentarios de fakebook e co. para farmar estatisticas dos imbecis que caem no isco e respondem a serio….. eu so anseio pelo dia em o Estado enforque merdas como voces por cuspir pro chao, e claro, como voces dizem, que nao hajam objecções de consciencia
Você é mesmo opaco como o seu epíteto sugere e atrás dele se esconde para ofender cobardemente pessoas que ousam ter opinião sobre um assunto tão delicado! As minhas simples palavras ofenderam-no assim tanto? Porque terá sido? Queimou-se? Que pobreza de comentário!!! É desta baixaria que as redes sociais estão a abarrotar! Retratem-se e aprendam a respeitar.