MP aciona cobrança das multas de 2,1 milhões a ex-administradores do BPP

Tiago Petinga / Lusa

O ex-Presidente do BPP, João Rendeiro

O ex-Presidente do BPP, João Rendeiro

O Ministério Público vai instaurar ações executivas para cobrança coerciva das multas, da ordem dos 2,1 milhões de euros, aplicadas há um ano pelo Tribunal da Concorrência a três ex-administradores do BPP, entre os quais João Rendeiro.

Em resposta a questões colocadas pela Lusa, fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira que João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital não pagaram as multas a que foram condenados há um ano, sendo que apenas o primeiro pagou as custas do processo.

Em outubro de 2015, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, em Santarém, confirmou a contraordenação de um milhão de euros aplicada em dezembro de 2014 pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) ao ex-presidente do BPP João Rendeiro, de 700 mil euros a Paulo Guichard e de 400 mil euros a Salvador Fezas Vital.

Se bem que tenha absolvido João Rendeiro, bem como os restantes arguidos, da maioria das contraordenações imputadas pela CMVM, o tribunal manteve o valor da coima única, bem como a sanção acessória de inibição do exercício de funções no setor por um período de cinco anos.

O prazo para pagamento das multas expirou à meia-noite do passado dia 12 e para pagamento das custas à meia-noite de dia 18, sendo que João Rendeiro apenas pagou as custas, tendo Fernando Lima, que foi condenado a uma coima de 200 mil euros suspensa pelo prazo de quatro anos, pedido o pagamento das custas em prestações.

Nesse processo também Paulo Lopes foi condenado a uma coima de 375 mil euros, com execução suspensa durante cinco anos.

Tendo em conta o incumprimento dos prazos para pagamento, “o Ministério Público requereu a extração de certidões para instauração das competentes ações executivas para cobrança coerciva das coimas e ainda de custas não pagas”, afirma a PGR na resposta à Lusa.

Entre as infrações cometidas pelos ex-administradores do BPP confirmadas pelo tribunal contam-se “a violação a título doloso do dever de qualidade de informação” aos clientes, bem como de “segregação patrimonial” por exposição ao Lehman Brothers já depois do anúncio da falência deste banco, do dever de “evitar ou reduzir o mínimo risco da ocorrência de conflito de interesses” e do dever de defesa do mercado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito bem. Toda esta corja de Banqueiros mafiosos, vigaristas e ganaciosos tem de ser castigada. Foi a ganância destes chulos, por todo o Mundo, que afundou as economias a nivel global, com o sofrimento humano que lhes está associado. Destruiram empresas e empregos sem dó. Meteram na miséria patrões e empregados. Nåo se faz! Chega de impunidades para esta trampa de gente!
    Espero que agora se siga para o próximo, o BPN, outro roubo, ainda maior. Gostava mesmo de saber por onde anda a passear essa escumalha “cavaqueira ” que criou o Banco, como Dias Loureiro, Duarte Lima, Arlindos, Oliveira Costa (não sei se ainda está confinado a casa, a gozar dos “rendimentos” que nos roubou a todos) e outros menos mediáticos (como Joaquim Coimbra por exemplo) que também “comeram” à grande mas que são menos conhecidos, embora todos eles ligados duma forma mais ou menos directa, a um partido politico, em concreto, ao PSD (boa parte dos “artistas” foram ministros de Cavaco Silva, este por sua vez, um autentico “adivinho” que nunca se engana segundo ele, e que com os seus “dotes”, conseguiu “adivinhar” que o Banco ia rebentar, sacando com mais valias as acções que tinha e ganhando milhares de euros. É obra! É mesmo dum verdadeiro “mago”. Acabe-se de vez com esta bandalheira e punam-se severamente estes nojentos todos. Vão gozar com quem lhes fez as ” orelhas” e desaparecam, pois ainda há quem queira produzir, dar emprego com qualidade, trazer riqueza e valor acrescentado para o País.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …