MP aciona cobrança das multas de 2,1 milhões a ex-administradores do BPP

Tiago Petinga / Lusa

O ex-Presidente do BPP, João Rendeiro

O ex-Presidente do BPP, João Rendeiro

O Ministério Público vai instaurar ações executivas para cobrança coerciva das multas, da ordem dos 2,1 milhões de euros, aplicadas há um ano pelo Tribunal da Concorrência a três ex-administradores do BPP, entre os quais João Rendeiro.

Em resposta a questões colocadas pela Lusa, fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira que João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital não pagaram as multas a que foram condenados há um ano, sendo que apenas o primeiro pagou as custas do processo.

Em outubro de 2015, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, em Santarém, confirmou a contraordenação de um milhão de euros aplicada em dezembro de 2014 pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) ao ex-presidente do BPP João Rendeiro, de 700 mil euros a Paulo Guichard e de 400 mil euros a Salvador Fezas Vital.

Se bem que tenha absolvido João Rendeiro, bem como os restantes arguidos, da maioria das contraordenações imputadas pela CMVM, o tribunal manteve o valor da coima única, bem como a sanção acessória de inibição do exercício de funções no setor por um período de cinco anos.

O prazo para pagamento das multas expirou à meia-noite do passado dia 12 e para pagamento das custas à meia-noite de dia 18, sendo que João Rendeiro apenas pagou as custas, tendo Fernando Lima, que foi condenado a uma coima de 200 mil euros suspensa pelo prazo de quatro anos, pedido o pagamento das custas em prestações.

Nesse processo também Paulo Lopes foi condenado a uma coima de 375 mil euros, com execução suspensa durante cinco anos.

Tendo em conta o incumprimento dos prazos para pagamento, “o Ministério Público requereu a extração de certidões para instauração das competentes ações executivas para cobrança coerciva das coimas e ainda de custas não pagas”, afirma a PGR na resposta à Lusa.

Entre as infrações cometidas pelos ex-administradores do BPP confirmadas pelo tribunal contam-se “a violação a título doloso do dever de qualidade de informação” aos clientes, bem como de “segregação patrimonial” por exposição ao Lehman Brothers já depois do anúncio da falência deste banco, do dever de “evitar ou reduzir o mínimo risco da ocorrência de conflito de interesses” e do dever de defesa do mercado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito bem. Toda esta corja de Banqueiros mafiosos, vigaristas e ganaciosos tem de ser castigada. Foi a ganância destes chulos, por todo o Mundo, que afundou as economias a nivel global, com o sofrimento humano que lhes está associado. Destruiram empresas e empregos sem dó. Meteram na miséria patrões e empregados. Nåo se faz! Chega de impunidades para esta trampa de gente!
    Espero que agora se siga para o próximo, o BPN, outro roubo, ainda maior. Gostava mesmo de saber por onde anda a passear essa escumalha “cavaqueira ” que criou o Banco, como Dias Loureiro, Duarte Lima, Arlindos, Oliveira Costa (não sei se ainda está confinado a casa, a gozar dos “rendimentos” que nos roubou a todos) e outros menos mediáticos (como Joaquim Coimbra por exemplo) que também “comeram” à grande mas que são menos conhecidos, embora todos eles ligados duma forma mais ou menos directa, a um partido politico, em concreto, ao PSD (boa parte dos “artistas” foram ministros de Cavaco Silva, este por sua vez, um autentico “adivinho” que nunca se engana segundo ele, e que com os seus “dotes”, conseguiu “adivinhar” que o Banco ia rebentar, sacando com mais valias as acções que tinha e ganhando milhares de euros. É obra! É mesmo dum verdadeiro “mago”. Acabe-se de vez com esta bandalheira e punam-se severamente estes nojentos todos. Vão gozar com quem lhes fez as ” orelhas” e desaparecam, pois ainda há quem queira produzir, dar emprego com qualidade, trazer riqueza e valor acrescentado para o País.

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …