Mourinho aceita um ano de prisão com pena suspensa e dois milhões de multa por fraude fiscal

Hannah Mckay / EPA

O técnico português José Mourinho chegou esta terça-feira a acordo com a Justiça espanhola, tendo aceitado um ano de prisão com pena suspensa e uma multa de 2 milhões de euros por dois crimes de fraude fiscal.

De acordo com o portal espanhol Sport, o antigo treinador do Manchester United, de 56 anos, foi condenado por evasão e fraude fiscal no valor de 3,3 milhões de euros, montante que deveria ter sido entregue ao fisco espanhol. Em causa estão direitos de imagem relativos a 2011 e 2012, época em que ainda representava o Real Madrid.

Mourinho devia ter pago 966.922,56 euros de impostos em 2011 e 1.015.879,83 euros em 2012, valores que ascendem aos dois milhões de multa. O técnico tinha já pagado 1,14 milhões de euros por fraude fiscal em 2015.

Por se tratar de um crime punível com uma pena inferior a dois anos, José Mourinho não terá de cumprir pena de prisão. A pena de prisão de 12 meses é então substituída por uma multa adicional de 180 mil euros, que pagará nos próximos dois anos com uma quota diária de 250 euros.

De acordo com a acusação, Mourinho criou a empresa Koper Service SA com o objetivo de “tornar fiscalmente opacos os benefícios derivados dos seus direitos de imagem”. Recorrendo a esta “manobra fiscal”, Mourinho terá causado “um dano ao Tesouro” no valor 1,6 milhões de euros em 2011 e cerca de 1,7 milhões de euros no ano seguinte.

Tendo em conta a acusação, a Justiça espanhola condenou o técnico português a seis meses de prisão por cada uma das duas fraudes cometidas, obrigando-o a pagar uma multa equivalente a 60% do valor devido ao Tesouro nos dois anos em causa. À multa, juntam-se ainda os custos processuais, ficando também o português proibido de receber incentivos ou subsídios fiscais ao longo de dois anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …