Motor de avião explodiu e partiu janela em pleno voo. Uma pessoa morreu

NTSB Handout

Esta terça-feira, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas depois de o motor de Boeing 737 da Southwest Airlines ter explodido e partido a janela.

O incidente provocou um morto e sete feridos ligeiros e poderá ser consequência da explosão de um dos motores da aeronave, teorizou um antigo investigador ouvido pela agência AP, que diz que os estilhaços resultantes dessa explosão poderão ter atingido o avião.

A morte de uma pessoa foi confirmada por Robert Sumwalt, presidente do Conselho para a Segurança nos Transportes Nacionais (NTSB).

No entanto, os passageiros adiantam que uma mulher foi parcialmente sugada para fora do avião pelo buraco aberto na fuselagem pelos destroços que embateram na aeronave, que, segundo os relatos, danificaram uma das janelas próximas do motor que terá explodido.

Segundo um dos passageiros, a mulher em questão teve o corpo fora do avião “da cintura para cima”, tendo sido necessária a intervenção de dois outros passageiros para conseguir puxá-la para o interior.

A mulher foi, entretanto, identificada como uma executiva bancária do Novo México, mãe de duas crianças, pelo diretor da escola católica de Albuquerque frequentada pelos filhos, num e-mail enviado aos pais dos alunos. Segundo o The Telegraph, Jennifer Riordan, a vítima mortal, era vice-presidente da Wells Fargo.

A mulher em questão é a primeira vítima fatal de um acidente de aviação nos EUA com uma companhia norte-americana desde 2009, refere a AP.

O Boeing 737 partiu do aeroporto de LaGuardia, em Nova Iorque, e dirigia-se para Dallas, de acordo com um responsável dos bombeiros de Filadélfia, que adiantou ainda que havia uma fuga de combustível num dos motores quando os bombeiros chegaram junto do avião e que um pequeno incêndio que deflagrou foi rapidamente controlado.

De acordo com um departamento federal de aviação o avião aterrou depois de a tripulação ter reportado estragos num dos motores, na fuselagem e em pelo menos uma das janelas.

Um dos passageiros publicou fotografias no Facebook que mostravam estragos numa janela junto ao motor do avião, refere a AP.

Alguns passageiros relataram à AP os momentos de tensão e medo vividos antes da aterragem, depois de se ter ouvido um estrondo e de se terem soltado as máscaras de oxigénio, que todos os passageiros colocaram.

A falha do motor foi semelhante a outra ocorrida em agosto de 2016 com outro avião da mesma companhia aérea, um Boeing 737-700, que voava de Nova Orleães para Orlando, na Florida.

Nesse incidente, os estilhaços do motor deixaram um buraco acima da asa do avião e nessa altura também as máscaras de oxigénio se soltaram do teto da aeronave, tendo os pilotos conseguido aterrar em segurança em Pensacola, na Florida.

A companhia aérea adiantou que o avião transportava 143 passageiros e cinco tripulantes, a maioria dos quais saiu pelo próprio pé para a pista do aeroporto depois da aterragem, que aconteceu pelas 11:20 locais – 16:20 em Lisboa.

Depois do incidente, a Mashable disponibilizou o áudio que reporta a conversa entre o piloto e controlo de tráfego aéreo, o piloto da aeronave permanece calmo durante o incidente, notando que o avião não estava a arder, mas tinha apenas um motor em funcionamento.

“Sim, perdemos uma parte do avião também, temos que desacelerar”, informa o piloto. No áudio, o piloto pede ao controlo de tráfego que envie médicos para a pista de aterragem porque “há um buraco e alguém foi sugado“. Perplexo, o técnico responde: “Desculpe, disse que alguém foi sugado?”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …