A primeira moto voadora do mundo tem uma autonomia de 40 minutos

1

A primeira moto voadora do mundo, que tem uma autonomia de 40 minutos e atinge até até 100 quilómetros por hora, foi apresentada na quinta-feira no Salão Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos (EUA).

A moto XTurismo já está à venda no Japão. Uma versão menor deverá estar disponível nos EUA em 2023, pelo valor de 777 mil dólares, informou a Euronews.

Até 2025, a empresa AERWINS Technologies, responsável pela criação do equipamento, pretende desenvolver uma versão ainda menor, que poderá ser vendida por 50 mil dólares. Esse modelo, contudo, estará à disponível para compra durante um limitado período de tempo.

A XTurismo está equipada com dois rotores centrais, alimentados por um motor da Kawasaki, a gás, de 228 cavalos. Quatro pequenos rotores de suporte elétrico estão incorporados nas arestas exteriores do veículo, dando-lhe assim estabilidade.

A moto, cuja carroçaria é feita de fibra de carbono, pesa 299 quilos e tem cerca de 3,65 metros de comprimento. O veículo também utiliza uma unidade de controlo automático, concebida para aumentar a segurança.

Devido aos regulamentos japoneses, para já a XTurismo só pode ser utilizada em pistas de corrida. Talvez seja por isso que o seu fabricante declarou, em janeiro, que planeava produzir somente 200 unidades.

Na altura, a empresa avançou ainda que pretendia produzir a versão elétrica em massa, podendo esta ser usada em áreas urbanas ou como um meio para responder a desastres ou a situações de busca e salvamento.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.