Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Pedro Mota Soares

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda. 

O ex-ministro Pedro Mota Soares defende que o CDS “tem de dialogar preferencialmente com o PSD” para construir uma “alternativa ao socialismo” em Portugal e “não desfocar” a atenção com os novos partidos.

“O CDS, que é um partido histórico, tem de dialogar preferencialmente com o PSD. Até porque temos de ter a capacidade de construir um projeto que tenha base sociológica”, afirmou à Lusa o ex-deputado, que apoia a candidatura de João Almeida a presidente dos centristas, no 28.º congresso nacional, em 25 e 26 de janeiro, em Aveiro, que vai escolher o sucessor de Assunção Cristas na liderança.

Esse entendimento, recordou, “já foi feito recentemente”, após o último governo de centro-direita (PSD-CDS), e “até ganhou essas eleições” legislativas, em 2015, numa coligação, e “isso é o mais importante”.

Numa alusão aos novos partidos que surgiram nas legislativas de 2019, dois dos quais, o Chega e a Iniciativa Liberal, entraram no parlamento com um deputado cada, o antigo ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social (2011-2015) deixou um aviso.

Convém não desfocarmos a discussão do que será o futuro do CDS para uma dimensão, por muito respeito que eu tenha, é sempre reduzida”, afirmou. Mota Soares tem, até, dúvidas que as novas formações estejam interessadas em entendimentos do centro-direita.

Nem sei se os novos partidos estão com disponibilidade de integrar essa mesma plataforma. Não sei. Mais uma vez, não me parecer que seja o centro deste projeto. O centro deste projeto é com os partidos que representam, do ponto de vista histórico e sociológico, dimensões, correntes de opinião em Portugal. E esse é que é o entendimento essencial”, insistiu.

Para Mota Soares, “não faz sentido que, tendo caído um muro de Berlim à esquerda, que permitiu que os partidos à esquerda estejam a falar, que, de alguma forma, se esteja a construir um muro de Berlim à direita que dificulta que os partidos falem”. E alertou que, após as legislativas de 2019, em que o centro-direita teve o seu pior resultado de sempre, o “beneficiário” de a direita “se ter estilhaçado” foi António Costa, primeiro-ministro do Governo minoritário do PS.

Questionado sobre o Chega, o ex-ministro aconselhou o seu partido a afastar-se de discursos radicais ou até xenófobos, insistindo que “o CDS é um partido histórico”, “já teve resultados eleitorais maus e conseguiu sempre reerguer-se”.

Nesta estratégia, os centristas não podem abandonar as suas “causas”, como a segurança de pessoas e bens, ou o ataque ao aumento da carga fiscal, admitindo Mota Soares que, “se calhar”, um dos erros do passado foi ter “desfocado muito o seu discurso e querer falar para toda a gente ao mesmo tempo”.

Apontando ao PS e a Costa, Mota Soares acusou o Governo de não estar a fazer reformas no país e de estar alheado da “revolução digital, industrial no mundo”: “Não é a esquerda mais à esquerda nem o PS que está a liderar essa discussão.”

Para Mota Soares, de entre os cinco candidatos à liderança, o porta-voz e deputado João Almeida, “neste momento, é a pessoa que tem mais capacidade e condições” para liderar os centristas “num momento que é muito difícil para o CDS e para a direita”. Sobre as eleições presidenciais, o antigo líder da “jota” do CDS espera, pessoalmente, que Marcelo Rebelo de Sousa se recandidate nas eleições de 2022, defende que um eventual apoio seja decidido pelos órgãos nacionais do partido e faz outra advertência.

Mota Soares espera que o partido “nunca contribua, de alguma forma, para eleger um Presidente mais à esquerda”, dado que um Chefe do Estado ou “é de esquerda ou de direita”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na sua carreira na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …