Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Pedro Mota Soares

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda. 

O ex-ministro Pedro Mota Soares defende que o CDS “tem de dialogar preferencialmente com o PSD” para construir uma “alternativa ao socialismo” em Portugal e “não desfocar” a atenção com os novos partidos.

“O CDS, que é um partido histórico, tem de dialogar preferencialmente com o PSD. Até porque temos de ter a capacidade de construir um projeto que tenha base sociológica”, afirmou à Lusa o ex-deputado, que apoia a candidatura de João Almeida a presidente dos centristas, no 28.º congresso nacional, em 25 e 26 de janeiro, em Aveiro, que vai escolher o sucessor de Assunção Cristas na liderança.

Esse entendimento, recordou, “já foi feito recentemente”, após o último governo de centro-direita (PSD-CDS), e “até ganhou essas eleições” legislativas, em 2015, numa coligação, e “isso é o mais importante”.

Numa alusão aos novos partidos que surgiram nas legislativas de 2019, dois dos quais, o Chega e a Iniciativa Liberal, entraram no parlamento com um deputado cada, o antigo ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social (2011-2015) deixou um aviso.

Convém não desfocarmos a discussão do que será o futuro do CDS para uma dimensão, por muito respeito que eu tenha, é sempre reduzida”, afirmou. Mota Soares tem, até, dúvidas que as novas formações estejam interessadas em entendimentos do centro-direita.

Nem sei se os novos partidos estão com disponibilidade de integrar essa mesma plataforma. Não sei. Mais uma vez, não me parecer que seja o centro deste projeto. O centro deste projeto é com os partidos que representam, do ponto de vista histórico e sociológico, dimensões, correntes de opinião em Portugal. E esse é que é o entendimento essencial”, insistiu.

Para Mota Soares, “não faz sentido que, tendo caído um muro de Berlim à esquerda, que permitiu que os partidos à esquerda estejam a falar, que, de alguma forma, se esteja a construir um muro de Berlim à direita que dificulta que os partidos falem”. E alertou que, após as legislativas de 2019, em que o centro-direita teve o seu pior resultado de sempre, o “beneficiário” de a direita “se ter estilhaçado” foi António Costa, primeiro-ministro do Governo minoritário do PS.

Questionado sobre o Chega, o ex-ministro aconselhou o seu partido a afastar-se de discursos radicais ou até xenófobos, insistindo que “o CDS é um partido histórico”, “já teve resultados eleitorais maus e conseguiu sempre reerguer-se”.

Nesta estratégia, os centristas não podem abandonar as suas “causas”, como a segurança de pessoas e bens, ou o ataque ao aumento da carga fiscal, admitindo Mota Soares que, “se calhar”, um dos erros do passado foi ter “desfocado muito o seu discurso e querer falar para toda a gente ao mesmo tempo”.

Apontando ao PS e a Costa, Mota Soares acusou o Governo de não estar a fazer reformas no país e de estar alheado da “revolução digital, industrial no mundo”: “Não é a esquerda mais à esquerda nem o PS que está a liderar essa discussão.”

Para Mota Soares, de entre os cinco candidatos à liderança, o porta-voz e deputado João Almeida, “neste momento, é a pessoa que tem mais capacidade e condições” para liderar os centristas “num momento que é muito difícil para o CDS e para a direita”. Sobre as eleições presidenciais, o antigo líder da “jota” do CDS espera, pessoalmente, que Marcelo Rebelo de Sousa se recandidate nas eleições de 2022, defende que um eventual apoio seja decidido pelos órgãos nacionais do partido e faz outra advertência.

Mota Soares espera que o partido “nunca contribua, de alguma forma, para eleger um Presidente mais à esquerda”, dado que um Chefe do Estado ou “é de esquerda ou de direita”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …