/

Moscovici está impressionado. “A economia portuguesa está sólida”

3

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

O comissário europeu dos Assuntos Económicos afirmou, esta terça-feira, em Lisboa que a estratégia de Portugal para resolver o problema do elevado crédito malparado nos bancos “é ambiciosa e vai na direção certa”.

Sem comentar “medidas específicas que estão a ser seguidas pelas autoridades portuguesas”, seja pelo Governo seja pelo banco central, Pierre Moscovici sublinhou que “o rácio dos créditos malparados está a reduzir-se” e isso “é obviamente uma boa notícia”.

“Acho que a estratégia de Portugal em relação ao malparado é ambiciosa e vai na direção certa”, defendeu o comissário francês em conferência de imprensa hoje em Lisboa, depois de se ter reunido com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com a administradora do banco central Elisa Ferreira.

Moscovici disse ainda que “a Comissão Europeia deve pensar numa maneira europeia de lidar com os créditos malparados”, porque este “não é só um problema português, nem é sobretudo um problema português, é um problema europeu”.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros afirmou que, na reunião desta manhã com os dois responsáveis do Banco de Portugal, “não houve nenhum debate sobre um ‘banco mau’, considerando que foram “conversações muito positivas” que o convenceram de que as autoridades portuguesas têm “vontade de resolver este problema e de seguir uma estratégia ambiciosa“.

Referindo que desde a última visita, em fevereiro do ano passado, “o progresso de Portugal é muito impressionante”, o responsável europeu disse que se prevê que o défice seja de 1,8% este ano e que o crescimento económico “ficará provavelmente acima de 2,5% este ano”.

Nas previsões da primavera, a Comissão Europeia tinha melhorado as suas projeções antecipando que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse 1,8% este ano e que o défice orçamental se reduzisse também para os 1,8% do PIB.

Os desafios agora são “continuar a reduzir o défice” e “prosseguir a consolidação do défice estrutural” (que exclui as variações do ciclo económico e as medidas temporárias).

Na frente económica, a prioridade deve ser “transformar esta recuperação num crescimento duradouro”, o que Moscovici considerou “ser possível”, tendo em conta “a quantidade e a qualidade das exportações, o regresso do investimento e a explosão do turismo” e também o facto de “a zona euro estar a ficar mais forte”.

Estou otimista, estou impressionado. Os sinais de que a economia portuguesa está numa situação sólida são muito fortes”, afirmou Moscovici, acrescentando no entanto que “estes esforços têm de ser continuados” e que é preciso, por exemplo, “resolver o problema das desigualdades”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Pois, a “economia portuguesa está sólida”, a vida dos portugueses é que está cada vez mais periclitante, em parte devido às taxas, taxinhas e ao brutal aumento dos impostos com habitação e combustíveis.

  2. Infelizmente não é só o governo Português a “martelar” as contas. A Europa toda anda na “martelada” das contas.
    Qualquer dia, alguém faz as contas como deve ser e esta tudo falido!
    Não me espanta nada que depois das eleições alemãs, essas contas sejam feitas!
    Vamos ver se nessa altura está tudo bem…

  3. Claro. Não tarda muito a anunciarem aquilo que todos podemos antecipar baseado nos últimos anos, especialmente depois de 2008.
    Temos tremenda confiança em Vos, políticos, banqueiros, economistas e outra gente igualmente séria!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.