Moscovici está impressionado. “A economia portuguesa está sólida”

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

O comissário europeu dos Assuntos Económicos afirmou, esta terça-feira, em Lisboa que a estratégia de Portugal para resolver o problema do elevado crédito malparado nos bancos “é ambiciosa e vai na direção certa”.

Sem comentar “medidas específicas que estão a ser seguidas pelas autoridades portuguesas”, seja pelo Governo seja pelo banco central, Pierre Moscovici sublinhou que “o rácio dos créditos malparados está a reduzir-se” e isso “é obviamente uma boa notícia”.

“Acho que a estratégia de Portugal em relação ao malparado é ambiciosa e vai na direção certa”, defendeu o comissário francês em conferência de imprensa hoje em Lisboa, depois de se ter reunido com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com a administradora do banco central Elisa Ferreira.

Moscovici disse ainda que “a Comissão Europeia deve pensar numa maneira europeia de lidar com os créditos malparados”, porque este “não é só um problema português, nem é sobretudo um problema português, é um problema europeu”.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros afirmou que, na reunião desta manhã com os dois responsáveis do Banco de Portugal, “não houve nenhum debate sobre um ‘banco mau’, considerando que foram “conversações muito positivas” que o convenceram de que as autoridades portuguesas têm “vontade de resolver este problema e de seguir uma estratégia ambiciosa“.

Referindo que desde a última visita, em fevereiro do ano passado, “o progresso de Portugal é muito impressionante”, o responsável europeu disse que se prevê que o défice seja de 1,8% este ano e que o crescimento económico “ficará provavelmente acima de 2,5% este ano”.

Nas previsões da primavera, a Comissão Europeia tinha melhorado as suas projeções antecipando que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse 1,8% este ano e que o défice orçamental se reduzisse também para os 1,8% do PIB.

Os desafios agora são “continuar a reduzir o défice” e “prosseguir a consolidação do défice estrutural” (que exclui as variações do ciclo económico e as medidas temporárias).

Na frente económica, a prioridade deve ser “transformar esta recuperação num crescimento duradouro”, o que Moscovici considerou “ser possível”, tendo em conta “a quantidade e a qualidade das exportações, o regresso do investimento e a explosão do turismo” e também o facto de “a zona euro estar a ficar mais forte”.

Estou otimista, estou impressionado. Os sinais de que a economia portuguesa está numa situação sólida são muito fortes”, afirmou Moscovici, acrescentando no entanto que “estes esforços têm de ser continuados” e que é preciso, por exemplo, “resolver o problema das desigualdades”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, a “economia portuguesa está sólida”, a vida dos portugueses é que está cada vez mais periclitante, em parte devido às taxas, taxinhas e ao brutal aumento dos impostos com habitação e combustíveis.

  2. Infelizmente não é só o governo Português a “martelar” as contas. A Europa toda anda na “martelada” das contas.
    Qualquer dia, alguém faz as contas como deve ser e esta tudo falido!
    Não me espanta nada que depois das eleições alemãs, essas contas sejam feitas!
    Vamos ver se nessa altura está tudo bem…

  3. Claro. Não tarda muito a anunciarem aquilo que todos podemos antecipar baseado nos últimos anos, especialmente depois de 2008.
    Temos tremenda confiança em Vos, políticos, banqueiros, economistas e outra gente igualmente séria!

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …