Mosca negra. A praga que alastra pelo Rio Tejo

Há uma praga a multiplicar-se pelos rios espanhóis, incluindo o Tejo, que está a levar milhares de pessoas às urgências dos hospitais e a afectar os produtores de animais. Trata-se da mosca negra que prolifera sem fim à vista e que pode alastrar-se até Portugal.

Este insecto desenvolve-se nos cursos médios e inferiores dos rios e está a beneficiar de zonas com águas “um pouco mais limpas devido ao trabalho das depuradoras, mas sem qualidade suficiente para prosperarem nelas espécies como sanguessugas e outros insectos aquáticos e peixes que as matariam”, como referem especialistas que têm estudado o fenómeno ao El País.

A diminuição das chuvas e as modificações das condições dos rios motivadas pelas alterações climáticas estão a contribuir para a multiplicação da mosca negra, a tal ponto de o problema já ter atingido a dimensão de uma praga.

“Em 2011, começaram os problemas no rio Henares e alcançaram Manzanares, o Jarama e o Tejo”, conta ao El País o cientista Óscar Soriano do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

Se o problema não for atacado, pode proliferar até dimensões incontroláveis, temem os especialistas que estão preocupados com o facto de não haver planos específicos para controlar a praga, nomeadamente em Madrid. Tudo isto devido às burocracias e à falta de entendimento quanto às entidades competentes para lidar com a situação.

A solução passa por “tratar os rios afectados e para isso, as Administrações têm que pôr-se de acordo, não vale aplicar o controlo num ponto do rio e esquecer-se do resto”, alerta o investigador Ignacio Ruiz-Arrondo do Departamento de Doenças Infecciosas do Centro de Investigação Biomédica de La Rioja (CIBIR), também em declarações ao El País.

A forma de resolver o problema passará por verter uma bactéria no caudal dos rios que é inócua para o resto da fauna e do ecossistema, só matando as larvas de mosca negra. Além disso, será preciso cortar as plantas aquáticas (macrófitas) onde elas se criam.

“7 picadas numa pessoa podem ser 400 numa ovelha”

As fêmeas de mosca negra precisam de sangue para maturarem os ovos e a sua picada é muito dolorosa, além de poder provocar alergias a pessoas mais sensíveis.

Milhares de espanhóis têm sido assistidos nas urgências devido a picadas do insecto. Em Madrid, foram atendidas mais de 300 mil pessoas nos últimos quatro anos devido à mosca negra, e em Saragoça, são cerca de 20 mil casos por ano, relata o El País.

Mas a mosca negra é ainda mais perniciosa para os animais, nomeadamente para rebanhos de ovelhas e cabras ou para manadas de vacas. “É pior do que nos humanos porque não têm mãos para as matar, nem onde esconder-se”, explica ao mesmo jornal Luis Figueras do Gabinete Técnico Veterinário de Saragoça.

“Seis ou sete picadas numa pessoa podem transformar-se em 300 ou 400 numa ovelha”, refere ainda o veterinário, contando que já viu “um cão de um rebanho a tentar enfiar a cabeça na terra para se livrar das moscas“.

Já há pastores que optam por levar os animais a comer à noite, evitando as horas matinais que é quando a mosca negra costuma atacar. Para evitar o sofrimento a que ficam sujeitos e para tentar evitar as perdas de produção devido ao facto de os animais comerem menos, quando estão sob ataque dos insectos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que os rios estão transformados em canais de esgoto, tal como as veias num corpo animal assim deveriam ser os rios mas infelizmente a incompreensão e ganância humana não o permitem.

  2. É verdade. As estações de tratamento são uma mentira. A poluição continua. Alguém ganhou com isso. A natureza fica sempre a perder. A contaminação aumenta. No verão não funcionam nas zonas balneares. Devido a população se multiplicar. O esgoto sai negro igual ao crude para a agua cristalina. Já vi com os meus olhos. Tudo é uma farsa.

RESPONDER

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …