Número de mortos no tsunami na Indonésia sobe para 281. Há mais de mil feridos

Tanjung Lesung / EPA

O tsunami que atingiu a Indonésia no sábado causou pelo menos 281 mortos e mais de mil feridos, segundo um novo balanço das autoridades que alertam que “o número de vítimas continuará a aumentar”.

A informação foi prestada pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, que declarou ainda que 57 pessoas estão dadas como desaparecidas.

O balanço anterior apontava para 222 mortos e mais de 800 feridos na sequência do tsunami que os cientistas acreditam ter sido provocado pelo deslizamento submarino de terra, causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau.

A Associação Médica Indonésia deu conta de que está a enviar mais médicos e equipamentos para o terreno e que muitos dos feridos precisam de tratamento especializado na áreas de ortopedia e neurocirurgia. A mesma entidade revelou que a maioria dos pacientes reside na Indonésia.

A responsável da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho Kathy Mueller disse, citada pelo jornal Público, que as equipas estavam a ajudar no esforço de retirada dos feridos e de fazer chegar água limpa aos locais afetados, prevendo ainda a possibilidade de surgirem epidemias. “A situação, e o número de mortos, vai manter-se indefinido nos próximos dias e mesmo semanas”.

Este foi o segundo tsunami a atingir a Indonésia este ano, mas o que atingiu a ilha de Celebes a 28 de setembro foi acompanhado de um forte terramoto.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais. A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande atividade sísmica.

O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.

Anak Krakatoa, filho do poderoso e fatal Krakatoa

No caso específico do vulcão Anak Krakatoa, filho de Krakatoa, responsável por aquela que terá sido a 2.ª erupção vulcânica mais fatal da História e a 6.ª maior erupção do mundo, sentida a 26 de agosto de 1883. A erupção mudou toda a geografia local, baixou a temperatura global em mais de um grau e deixou a Terra meio às escuras durante 18 meses. O planeta mudou em 1883, sendo as consequências deste evento natural estudadas ainda nos dias que correm.

Nurul Hidayat / Bisnis Indonesia / EPA

Erupção do filho Krakatoa neste fim-de-semana

Tal como explica o Observador, a ilha inicial – com 882 metros de altitude – desapareceu, fragmentando-se em em três pequenas ilhas. Uma delas, a maior, tem o nome do seu pai e é lá que reside o perigo. Na cratera do vulcão nasceu uma nova formação rochosa que está a crescer ainda a crescer: a Anak Krakatau, que já conta já com mais de 324 metros de altura e que aumenta a cada anos cinco metros de altura.

Os cientistas acreditam que a nova formação pode ser muito mais poderosa do que o antigo Krakatoa. Quando o “pai” explodiu, os três picos iniciais do primeiro vulcão foram transformados num só e a caldeira vulcânica atingiu os 50 quilómetros subterrâneos – um imenso depósito de lava. Este vulcão é extremamente ativo e como está, quase sempre, em nível de alerta 2, é muito difícil antecipar as suas erupções.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …