Morte de Prince investigada. Mundo veste púrpura em homenagem ao cantor

(dr) Robert Reiff / Warner Brothers

Prince em “Purple Rain”

As causas da morte do cantor Prince continuam a ser um mistério e estão já a ser investigadas pelas autoridades norte-americanas, quando surgem rumores de overdose e de uma saúde frágil. Enquanto isso, o mundo chora e presta-lhe homenagem.

O corpo de Prince foi encontrado inconsciente, esta quinta-feira, no elevador do complexo onde residia e onde funcionava também o seu estúdio de música, em Chanhassen, Minnesota. Tinha 57 anos de idade.

Esta sexta-feira vai realizar-se a autópsia, cujos resultados só deverão ser divulgados na próxima semana. Entretanto, surgem especulações de que ele estaria a enfrentar problemas de saúde.

O site TMZ, conhecido por dar em primeira mão várias notícias sobre celebridades, nomeadamente as mortes de Michael Jackson e do próprio Prince, adianta que o cantor terá sido tratado a uma overdose seis dias antes da morte.

O voo onde Prince viajava aterrou de emergência em Moline, no Illinois, para ser tratado no hospital por causa de uma suposta gripe, conforme revelaram os seus representantes.

Mas, na verdade, o cantor terá recebido uma injecção de adrenalina por estar a sofrer uma overdose, garante o site.

“Esperem alguns dias antes de desperdiçarem as orações”, terá dito o cantor, numa festa que organizou com fãs poucos dias depois do incidente, citado pelo The New York Times.

A corroborar a ideia de que poderia estar com problemas de saúde, o TMZ garante que Prince foi a uma farmácia, perto de casa, poucas horas antes de morrer e que, segundo testemunhas, parecia “mais frágil e nervoso do que o habitual”.

O The New York Times lembra, contudo, que, nos últimos dias, Prince foi visto “a andar de bicicleta, a acolher uma festa e a visitar uma loja de discos local e um clube de jazz”.

Há cerca de uma semana, deu aquele que viria a ser o seu último concerto, no Fox Theater, em Atlanta.

Púrpura na homenagem a Prince

Entretanto, as homenagens ao cantor sucedem-se por todo o mundo, com vários monumentos, nomeadamente a Torre Eiffel, em Paris, a vestirem a cor púrpura, que muitos identificavam com Prince, por causa de uma das suas canções mais conhecidas, “Purple Rain”.

Numa peculiar coincidência, as Cataratas do Niagara, no Canadá, também ficaram púrpura no dia da morte do cantor por causa de uma iniciativa de homenagem ao 90.º aniversário da Rainha Isabel II.

O Google juntou-se à onda e vestiu o seu logótipo com esta cor e até a NASA quis homenagear Prince, “pintando” o espaço de púrpura.

O presidente Barack Obama diz que “o mundo perdeu um ícone criativo”, “um dos mais talentosos músicos do nosso tempo” e “um instrumentista virtuoso, um brilhante líder de banda e um performer electrizante”.

Em Portugal, a fadista Ana Moura, que actuou e gravou com Prince, de quem se dizia amiga, pintou o seu perfil do Facebook de preto e Rui Veloso, em declarações ao Jornal de Notícias, fala de “uma perda muito difícil, um músico incontornável, um superdotado, completo em todas as áreas”.

Nas redes sociais, vários artistas prestam homenagem a Prince, lamentando a sua morte, como é o caso de Madonna que se confessa “devastada”, sublinhando que o cantor era “um verdadeiro visionário” que “mudou o mundo”.

https://twitter.com/xxGemParryxx/status/723397445879623680

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …