Astori não morreu durante o sono (e a morte podia ter sido evitada)

A morte do futebolista internacional italiano Davide Astori, capitão da Fiorentina, pode ter sido causada pela aceleração dos seus batimentos cardíacos, conhecida como taquiarritmia, uma “patologia não manifestada anteriormente”.

Inicialmente, acreditava-se que Davide Astori tinha falecido enquanto dormia devido a uma baixa frequência cardíaca (bradiarritmia). Mas, numa última perícia realizada pelos patologistas Carlo Moreschi e Gaetano Thieni, acabou por descartar essa hipótese, de acordo com o jornal Corriere della Serra.

Os especialistas acreditam que o ataque cardíaco repentino terá sido “o primeiro episódio de uma patologia não manifestada anteriormente“, ou seja, “o primeiro e último sintoma da doença”, concluíram.

Segundo Moreschi e Thieni, a taquiarritmia não ocorreu durante o sono de Astori e, caso o capitão da Fiorentina estivesse acompanhado por um colega de equipa no quarto, a sua morte poderia ter sido evitada.

Astori, de 31, foi encontrado sem vida antes de um jogo de futebol contra a Udinese, no quarto de hotel onde estava hospedado, no dia 4 de março. Não se conheciam problemas de saúde prévios do jogador.

O jogador e a restante equipa fiorentina encontravam-se numa unidade hoteleira em Udine, no noroeste de Itália, em estágio para o encontro entre a Udinese e a Fiorentina, da 27.ª jornada do campeonato italiano de futebol, que foi cancelada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …