Agentes do GOE sob suspeita por morte de assaltante

(dr) Sérgio Lemos

Na sequência de um assalto a uma carrinha de valores seguida por uma perseguição policial, um dos assaltantes morreu, vítima de uma bala disparada pela PSP. Agora, a atuação policial neste caso está a ser investigada.

O jornal Público avança que tanto a secção de homicídios da Polícia Judiciária de Lisboa como a Inspeção-Geral da Administração Interna estão a investigar o caso – esta última, a pedido da comissão dos direitos humanos da Ordem dos Advogados.

Os dois órgãos terão de apurar se os membros do Grupo de Operações Especiais que participaram na operação tinham necessidade de disparar naquelas circunstâncias.

A lei relativa ao recurso a armas de fogo pelas forças policiais é clara e apenas permite que os agentes recorram à arma de fogo em caso de absoluta necessidade, e depois de outros meios menos perigosos se revelarem inúteis.

Mas a lei vai ainda mais longe: se forem obrigados a disparar, os agentes devem reduzir as leões ao mínimo e esforçar-se por preservar a vida do alvo.

No entanto, relata o jornal, os assaltantes perseguidos eram apenas três, e a força policial estava em superioridade numérica, e nunca chegaram a disparar contra os agentes.

Além disso, a PSP – que já tinha o grupo debaixo de olho há quase um mês – tinha colocado localizadores no Mini que foi usado como veículo de fuga e noutro veículo igualmente roubado e usado pelos assaltantes, um BMW.

Se chegarem aos tribunais por homicídio ou tentativa de homicídio, os agentes dos GOE envolvidos nos disparos terão de explicar em frente a um juíz por que optaram por não os prender durante o período em que estiveram sob vigia – e durante o qual cometeram outros delitos – e que se revelasse menos perigosa.

Os assaltantes – que no dia 29 de dezembro atacaram o vigilante de uma empresa de transporte de dinheiro com murros e pontapés, apontando-lhe uma arma à cabeça e depois roubaram uma mala com cem mil euros e dois sacos, um com 300 e outro com 600 euros – tiveram já a mais gravosa medida de coação: prisão preventiva.

Na origem da medida terá estado o perigo de fuga e de continuação da atividade criminosa, assim como de destruição de prova.

Os dois assaltantes que sobreviveram foram indiciados pelos crimes de roubo qualificado, detenção de arma proibida, receptação e furto qualificado e têm, além disso, antecedentes criminais: um foi condenado a pena suspensa de cinco anos de prisão, enquanto outro foi condenado pelo crime de evasão.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Mas está tudo parvo ? tanto quanto se sabe foram parar 3 policias ao hospital, eles dispararam sobre a policia, roubaram a carrinha de valores e agrediram o segurança, e ainda se questiona se a policia devia ter disparado ? mas tem armas para quê ? para pôr os cravos na ponta ?

    • Apoiado pelo seu texto. Só tenho pena que os energumes dos direitos humanos, um dia destes não venham a precisar das nossas autoridades. E nessa altura eles lhes virassem as costas e os deixassem com os habituais comentários nojentos. As nossas autoridades de segurança pública deviam de entregar todas as armas e alguém destas bestas que resolvessem os problemas

    • Era um assaltante, um criminoso, em flagrante delito, levou um balázio, só tardou pla demora. Estes magistrados da treta bem que deviam ser colocados na linha da frente quando houvesse uma situação destas. Que cambada.

  2. Mas essa comissão dos direitos humanos, não quer ir catar pulgas aos macacos?
    Dispararam e fizeram muito bem, pena só ter ido um desta para melhor.

  3. Por este caminho, não tarda muito, os nossos policias irão andar com bisnagas e mata moscas. Mas não podem atirar água para os olhos, para não arriscarem em criar algum tipo de alergia e terem que pagar o tratamento….para não falar que ainda podem ser suspensos.

  4. portugal no seu melhor! uma viatura roubada, danificada, assaltantes violentos armados, assaltos provados, policia usa a força que deve usar para estes fenomenos… e quem vai ser investigado é o agente dos Goe?

    ou estamos perante uma brincadeira do mai, ou estamos perante um bando de marginais que governam Portugal! o Judice chama lhe aristocracia eu chamo lhe social fascismo ou socialistas da treta, o pais da brincadeira chamada democracia fundada pelo padrasto que enriqueceu o seu ventre e o ventre dos seus filhos.

  5. Á cabeça…ficam logo no sítio e não temos que sustentar esses vadios. Medalha por ter acertado em cheio e um louvor por estar a cumprir o seu dever.

  6. Realmente…nem vale apena comentar esse tipo de “iniciativa” dos direitos humanos.
    Os direitos terminam quando iniciam os deveres…devemos agradecer aos agentes que actuaram dessa forma. Isto “ainda ” não é a república das bananas…, mas está quase.

  7. Mas em que país estou eu a viver? Será que em breve vamos ter a polícia atrás das grades e os bandidos de toda a espécie a olhar pelos nossos bens e própria vida? Quem anda por aí a tentar tirar proveito com tudo isto? Certamente não será o peixe miúdo!.

  8. Amigos Policias quando eles precisarem, qualquer dia digam chamem o BATMAN… eu sei que não diriam porque o dever chama mais forte. Mas que devem andar desmotivados sem sombra de dúvida que sim. Esta porcaria dos direitos humanos está a ficar como o 3º mundo o Brasil. Triste Pais mandem esta geração de mimimi´s ir pregar para a P#$% que os P#$&=

  9. Mas quem é afinal a dita COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA ORDEM DOS ADVOGADOS ??? Pois meus senhores são precisamente os SENHORES QUE OS DEFENDEM !!!OS CRIMINOSOS , OS MAFIOSOS , OS CORRUPTOS , OS LADRÕES E ASSASSINOS “….Ainda não viram o que recebem enquanto advogados para defenderem a CORJA QUE ALASTRA PELA HUMANIDADE ?????Como foram roubados milhões estes advogados são como “pulgas “, à volta deles, pois daí vêm muitos milhares de euros que vão ganhar com os processos!!! Ainda me lembro de um advogado ” O Francês ” de seu nome que ganhou rios de dinheiro na defesa das máfias ….cá em Portugal !!!!!Isto diz tudo!!! A polícia só interessa ao estado para MULTAR os que trabalham !! As pistolas e demais equipamento é somente para decoração !!!!É uma Vergonha este país e as leis que temos são do tempo MEDIEVAL , ESTÃO FEITAS PARA QUEM É MARGINAL !!!!!!!!!!para os defender claro !!!!!!!!!!!!!

  10. Coitadinho do bandido, estes polícias são uns mauzões…..Mas onde é que estamos? Já mete nojo tanto politicamente correto, tanta defesa dos direitos humanos. De uma vez por todas, DIREITOS HUMANOS, para HUMANOS DIREITOS.

  11. Ordem do Advogados?!
    Enfim…
    Claro que é normal haver uma investigação, mas só faltava agora vir a escumalha dos advogados com pena dos bandidos (e a pôr em causa a actuação da polícia)!…
    Alguma vez os agentes do GOE (altamente treinado e armados) iam esperar que os bandidos disparassem (ainda por cima depois de abalroar o carro da polícia onde feriram 3 agentes)?!
    É já a seguir!…
    Obviamente que isto não vai dar em nada e só vai servir para mostrar o lixo que são boa parte dos advogados!!
    No fim, obviamente que os agentes envolvidos devem ser condecorados, pois livraram a sociedade de um criminoso parasita!!
    Pena foi os outros bandidos não terem reagido de outra forma e não terem o mesmo destino do colega!…

        • Não vai (nem pode) acontecer.
          Ainda por cima tratando-se dos GOE, que sabem muito bem quando e como tem que disparar.
          Esses advogados manhosos/parasitas (alguns deles também criminosos), querem
          é protagonismo (e clientes bandidos)!!
          Policias presos por disparar contra bandidos não conheço nenhum caso, e de indemnizações conheço apenas aquela sentença vergonhosa contra o GNR e a favor do cigano que estava a roubar com o filho.
          Felizmente esse caso foi uma excepção e não a regra – senão estavamos bem servidos!…

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …