Morreu Ross Perot, o excêntrico multimilionário que tirou um Bush da Casa Branca

USASOC News Service / Wikimedia

O bilionário e antigo candidato presidencial independente Ross Perot (c)

O multimilionário americano Ross Perot, que na década de 1990 se candidatou por duas vezes à presidência dos Estados Unidos como independente, morreu esta terça-feira, aos 89 anos, em consequência da leucemia com que foi diagnosticado há alguns meses.

O multimilionário texano Ross Perot morreu durante a madrugada desta terça-feira, na cidade de Dallas, segundo adiantou à imprensa local o porta-voz da família, James Fuller. De acordo com o porta-voz, o empresário foi diagnosticado com leucemia em fevereiro, e uma infecção secundária em março quase lhe levou então a vida.

Perot, cujas biografias retratam como um multimilionário que se construiu sozinho, tornou-se um dos homens mais ricos do país depois de fundar em 1962 a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp. Um dos pioneiros do setor, Perot  vendeu mais tarde a empresa à General Motors por 2.5 mil milhões de dólares.

O empresário viria a criar em 1988 outra empresa, a Perot Systems, que liderou até 2004, altura em que entregou a liderança da companhia ao filho, passando a ocupar a presidência honorária.

Em 1992, Perot saltou para o palco da política norte-americana, lançando-se como candidato independente à presidência do país, contra o então presidente republicano George H.W Bush e o candidato democrata Bill Clinton.

Nestas eleições, que deram a primeira vitória a Bill Clinton, o multimilionário texano teve cerca de 19% dos votos, a maior percentagem para um candidato independente em mais de 80 anos.

O amplo apoio recolhido por Ross Perot foi considerado pelos republicanos o grande responsável pela derrota de George Bush, um dos poucos presidentes norte-americanos que não conseguiu ser reeleito para um segundo mandato.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltaria a candidatar-se às eleições presidenciais, à frente do Partido da Reforma dos EUA e com um programa ultraconservador. Recebeu então apenas 8,4% dos votos, numa vitória fácil de Clinton. O programa de Perot, diz o Observer, abriu as portas ao movimento Make America Great Again de Donald Trump.

Ross Perot e sua mulher, Margot, tiveram cinco filhos e 16 netos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …