Morreu Ross Perot, o excêntrico multimilionário que tirou um Bush da Casa Branca

USASOC News Service / Wikimedia

O bilionário e antigo candidato presidencial independente Ross Perot (c)

O multimilionário americano Ross Perot, que na década de 1990 se candidatou por duas vezes à presidência dos Estados Unidos como independente, morreu esta terça-feira, aos 89 anos, em consequência da leucemia com que foi diagnosticado há alguns meses.

O multimilionário texano Ross Perot morreu durante a madrugada desta terça-feira, na cidade de Dallas, segundo adiantou à imprensa local o porta-voz da família, James Fuller. De acordo com o porta-voz, o empresário foi diagnosticado com leucemia em fevereiro, e uma infecção secundária em março quase lhe levou então a vida.

Perot, cujas biografias retratam como um multimilionário que se construiu sozinho, tornou-se um dos homens mais ricos do país depois de fundar em 1962 a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp. Um dos pioneiros do setor, Perot  vendeu mais tarde a empresa à General Motors por 2.5 mil milhões de dólares.

O empresário viria a criar em 1988 outra empresa, a Perot Systems, que liderou até 2004, altura em que entregou a liderança da companhia ao filho, passando a ocupar a presidência honorária.

Em 1992, Perot saltou para o palco da política norte-americana, lançando-se como candidato independente à presidência do país, contra o então presidente republicano George H.W Bush e o candidato democrata Bill Clinton.

Nestas eleições, que deram a primeira vitória a Bill Clinton, o multimilionário texano teve cerca de 19% dos votos, a maior percentagem para um candidato independente em mais de 80 anos.

O amplo apoio recolhido por Ross Perot foi considerado pelos republicanos o grande responsável pela derrota de George Bush, um dos poucos presidentes norte-americanos que não conseguiu ser reeleito para um segundo mandato.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltaria a candidatar-se às eleições presidenciais, à frente do Partido da Reforma dos EUA e com um programa ultraconservador. Recebeu então apenas 8,4% dos votos, numa vitória fácil de Clinton. O programa de Perot, diz o Observer, abriu as portas ao movimento Make America Great Again de Donald Trump.

Ross Perot e sua mulher, Margot, tiveram cinco filhos e 16 netos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …