Morreu o socialista José Lello

Stortinget / Flickr

José Lello, ex-deputado e antigo ministro socialista

José Lello, ex-deputado e antigo ministro socialista

O ex-deputado e antigo ministro socialista José Lello morreu esta sexta-feira.

O antigo ministro da Juventude e do Desporto morreu aos 72 anos vítima de cancro, revela o Jornal de Notícias.

De acordo com o Diário de Notícias, José Lello estava internado numa unidade hospitalar do Porto.

Natural do Porto e engenheiro de formação, José Manuel Lello Ribeiro de Almeida foi Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 1995 e 2000 e ministro da Juventude e do Desporto entre 2000 e 2002, nos governos de António Guterres.

Foi deputado com vários mandatos na Assembleia da República desde 1983, eleito pelo círculo do Porto, tendo saído da bancada parlamentar do PS após as últimas legislativas, em 2015.

Ao longo da sua carreira foi ainda gestor e vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa.

A direção do PS expressou já “profunda consternação” pela morte do antigo ministro e dirigente socialista José Lello, considerando que prestou “relevantes serviços” ao seu partido e a Portugal como deputado ou membro de governos.

Marcelo lembra “contributo para a causa pública”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de José Lello, sublinhando o “valor e contributo para a causa pública” dados em vida pelo socialista.

“José Lello viu em vida reconhecido o seu valor e contributo para a causa pública, tendo recebido condecorações da parte de muitos países. Destaque particular, naturalmente, para a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, com que Portugal assinalou a importância da sua vida e obra”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa, em nota publicada na página Internet da Presidência.

O chefe de Estado frisa que Lello foi um “destacado militante do Partido Socialista, foi deputado durante mais de 30 anos, desde 1983, e serviu como membro dos governos de António Guterres nos anos 90 e já no início do século XXI”.

“Teve ainda uma longa e importante carreira política, nacional e internacional, chegando a presidente da assembleia parlamentar da NATO, função que exerceu durante um ano”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa, para quem a morte de José Lello “empobrece a vida política portuguesa”.

“À família enlutada, bem como à sua família política, na pessoa do presidente do Partido Socialista, apresento as minhas sinceras condolências”, conclui o Presidente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …