Morreu o compositor japonês Ryuichi Sakamoto

2

Joi Ito / Flickr

Ryuichi Sakamoto

O compositor japonês Ryuichi Sakamoto, pioneiro de música eletrónica e autor de inúmeras bandas sonoras de filmes, faleceu a 28 de Março, aos 71 anos de idade, com um cancro detetado em 2020, anunciou este domingo a sua equipa em comunicado.

Grande nome da música eletrónica, Ryuichi Sakamoto recebeu durante o seu percurso inúmeros prémios, nomeadamente um Óscar no final dos anos 80.

Nascido em Tóquio a 17 de Janeiro de 1952, Sakamoto cresceu mergulhado no mundo da cultura e das artes, tendo o seu pai sido editor de grandes nomes da literatura japonesa como Kenzaburo Oe e Yukio Mishima.

Muito novo descobre o piano, a música clássica, Bach, Haydn bem como Debussy e, durante a adolescência, ouve os Beatles e os Rolling Stones.

Durante os anos 70, o músico recém-formado em etno-musicologia e composição, começa a actuar em Tóquio, cidade então em plena efervescência cultural.

Em 1978, funda juntamente com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi a ‘Yellow Magic Orchestra‘ (YMO), grupo de música elecrónica cuja influência virá a ser sentida mais tarde nomeadamente no hip-hop ou em melodias de jogos vídeo.

Depois de esta parceria artística terminar, Ryuichi Sakamoto envereda por uma carreira a solo, compondo a música do filme “Furyo” de Nagisa Oshima em 1983, uma fita cujo elenco integrava nomeadamente o cantor e actor David Bowie bem como Takeshi Kitano, actor e realizador japonês.

Este filme iria revelar ao mundo o trabalho do compositor, que, anos mais tarde, em 1988, viria a ganhar o Óscar da melhor música de filme (em co-autoria) com o filme “Último Imperador” de Bernardo Bertolucci, realizador com quem trabalha também na fita “Um chá no Saara” em 1990.

No domínio do cinema, Ryuichi Sakamoto também trabalhou com Brian de Palma e Pedro Almodovar, e mais recentemente escreveu a música da série “The Revenant” de Alejandro González Iñárritu em 2015.

Eclético, o compositor também trabalhou com o músico punk Iggy Pop, a cantora cabo-verdiana Cesária Évora, o brasileiro Caetano Veloso ou ainda o senegalês Youssou N’Dour, em títulos que tiveram invariavelmente um sucesso mundial.

Para além da sua música, Ryuichi Sakamoto, ficou igualmente conhecido pelo seu forte empenho na defesa do meio ambiente.

Militante convicto, o músico organizou em 2012 um mega-concerto contra o nuclear perto de Tóquio, depois do acidente ocorrido na central de Fukushima na sequência do Tsunami que atingiu aquela zona em Março de 2011.

Antes disso, ele também tinha fundado em 2007 a ONG ‘More Trees’ que actuava a favor de uma gestão florestal sustentável no Japão, Filipinas e Indonésia.

// RFI

2 Comments

  1. Que pena! Quem escreve estas palavras não é música de profissão mas é alguém que se deixa transportar para outros mundos, alguém que se debate, se martiriza, se encontra… ao ouvir música. Gosto muito do trabalho do sr. Ryuchi e sinto-me em dívida por ter-me dado a oportunidade de com a sua música -SENTIR!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.