Morreu o Chefe Silva

António da Silva, mais conhecido por “Chefe Silva”, faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 81 anos, vítima de “uma doença prolongada”.

Nascido a 29 de março de 1934 em Caldelas, Amares, o António da Silva tornou-se um dos mais conceituados chefes da cozinha tradicional portuguesa, distinguido com vários prémios e medalhas.

Aos 18 anos, o Chefe Silva mudou-se para Lisboa, trabalhou no atual Turim Suisso Atlântico Hotel e, depois, no Hotel Império. Com 24 anos, viajou até Lourenço Marques, onde se tornou chefe de cozinha do Hotel Girassol, do Hotel Xai-Xai e do restaurante do aeroporto local.

Foi fundador da revista “Teleculinária”, que dirigiu durante mais de três décadas, e apresentou durante anos diversos espaços de culinária na RTP, estreando-se em 1975.

É membro honorário de várias confrarias gastronómicas nacionais e internacionais, foi fundador e presidente da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal e membro honorário da Academia do Bacalhau em Nova Jérsia.

O chefe Silva foi ainda autor de diversos livros, como “Petiscos e Patuscadas” (2002), “Sabores Além-Mar” (2002), “Bacalhau à Portuguesa” (2003) ou “Bolos e Doces à Chefe Silva” (2004).

A RTP avança que a cerimónia fúnebre está marcada para as 17h30 de quinta-feira, na Igreja paroquial de Santiago de Caldelas, em Amares.

Move / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.