Morreu Robbie Coltrane, o ator que faz de Hagrid em “Harry Potter”

1

IMDB

Robbie Coltrane

Entre os vários papéis que desempenhou, incluindo a saga James Bond, um dos principais destaques foi a personagem Hagrid em “Harry Potter”.

O ator escocês Robbie Coltrane morreu aos 72 anos, anunciou esta sexta-feira o seu agente. Anthony Robert McMillan — o seu nome completo — era de Glasgow, e foi educado no Glenalmond College, um internato cujos castigos descreveu como “violência legalizada”, antes de ir para a Escola de Arte de Glasgow.

Teve dúvidas sobre a sua capacidade como pintor, e passou a atuar ao vivo, em companhias de teatro radicais (incluindo uma da prisão estatal de San Quentin) e a fazer standup, criando o pseudónimo Coltrane, em homenagem ao célebre músico de jazz John Coltrane, segundo o The Guardian.

A sua estreia no ecrã foi em “Waterloo Sunset”, em 1979, tendo depois aparecido em alguns filmes e programas de televisão, incluindo “Flash Gordon”, “Are You Being Served?”, “Krull” e “Britannia Hospital”.

As capacidades de Coltrane como ator mostraram-se cada vez melhores, e teve um sucesso considerável em 1987 com “Tutti Frutti”, a série televisiva de John Byrne.

Coltrane viu-se cada vez mais procurado para papéis maiores em projetos de maior visibilidade, desde “Derek Jarman’s Caravaggio” (no qual interpretou um cardeal) até Falstaff, em “Henry V”, de Kenneth Branagh.

No entanto, foram dois filmes de comédia de temática religiosa — “Nuns on the Run” e “The Pope Must Die” — que impulsionaram o ator para o estatuto de personagem principal, e o colocaram no mapa.

O estatuto de Coltrane foi confirmado pelo seu papel como o psicólogo criminal “Fitz” Fitzgerald na série televisiva Cracker, de Jimmy McGovern, que estreou em 1993.

Representou ainda papeis em dois filmes de James Bond, “GoldenEye” e “The World Is Not Enough”. Coltrane alternava entre papéis em produções de Hollywood (“Message in a Bottle”, “From Hell”, “Ocean’s Twelve”) e participações na televisão (“Alice in Wondrland”, “The Gruffalo”).

Chegou depois aos ecrãs como Rubeus Hagrid, na escola de Hogwarts, na adaptação cinematográfica da série Harry Potter, de JK Rowling.

O primeiro filme da série, “Harry Potter and the Philosopher’s Stone”, foi lançado em 2001, e Coltrane ganhou uma nova audiência, de fãs mais jovens.

Em 2009, interpretou o detetive DI Hain em “Murderland”, de David Pirie, e a sua atuação como estrela de televisão acusada de abuso sexual no programa “National Treasure” de 2016 foi aplaudida por muitos.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.