Morreu o ator Francisco Nicholson

(dr) wook.pt

O ator Francisco Nicholson

O ator, argumentista, escritor e encenador Francisco Nicholson, de 77 anos, morreu esta terça-feira de manhã. Estava internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Francisco Nicholson escreveu as novelas Vila Faia, Cinzas, Origens, Os Lobos e Ajuste de Contas. No teatro, foi autor de várias revistas.

Mais recentemente, em 2014, lançou o seu primeiro romance “Os mortos não dão autógrafos”, que dedicou à mulher, Magda Cardoso (também atriz e bailarina).

Francisco António de Vasconcelos Nicholson começou a fazer teatro aos 14 anos, no antigo Liceu Camões, em Lisboa, onde foi dirigido pelo encenador e poeta António Manuel Couto Viana.

Estudou em Paris, onde frequentou a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do Teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe.

Estreou-se, profissionalmente, como ator e autor, com a peça infantil “Misterioso Até Mais Não”, no Teatro do Gerifalto, e viu representadas mais cinco peças suas para crianças, como “O cavaleiro sem medo”, “Boingue-boingue” e “O indiozinho Raio de luar”.

Fez parte dos elencos da Companhia Nacional de Teatro e do Teatro Estúdio de Lisboa, onde representou grandes textos da dramaturgia mundial, de autores como Strindberg, Kleist, Bernard Shaw, Arnold Wesker, Davis Storey e Apollinaire.

Raul Solnado convidou-o para inaugurar o Teatro Villaret, integrando o elenco da peça “O Inspetor Geral” de Nicolau Gogol. Mas foi no Teatro ABC que se popularizou com o teatro de revista.

Com “Bikini” afirma-se como autor, encenador e ator, ao lado de Ivone Silva, Manuela Maria, Irene Cruz, Henriqueta Maya, António Anjos, Iola e o consagrado João Maria Tudela.

“Tudo a Nu” era a peça que tinha em cena com grande êxito no Teatro ABC quando aconteceu o dia 25 de Abril de 1974. Aproveitando o final da censura para repor todos os cortes efetuados, os autores modificaram-lhe o nome para “Tudo a nu com parra nova”.

Na cooperativa teatral Teatro Adoque, trabalhou com a bailarina Magda Cardoso, que viria a ser sua mulher, e o coreógrafo Fernando Lima. Foi neste teatro que muitos atores atuais se iniciaram, como José Raposo, Maria Vieira, Virgílio Castelo, Ana Bola e Henrique Viana.

Mais tarde, de regresso ao Parque-Mayer, escreveu com Henrique Santana, Mário Zambujal, Rogério Bracinha e Augusto Fraga a Revista “Não batam mais no Zézinho”, que ficou dois anos em cartaz. Seguem-se uma sucessão de revistas bem sucedidas.

Na televisão, dá-se a conhecer com Riso e Ritmo (1964), programa de que foi autor, ator e produtor, com Armando Cortez e José Mensurado, e dirigiu e interpretou vários programas como “O canto alegre”.

Foi o autor de Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa e de outras que se seguiram: Origens (1983), Cinzas (1992), Os Lobos (1998), Ajuste de Contas (2000), Ganância (2001), O Olhar da Serpente (2002), entre outras.

É um dos autores da canção “Oração”, com que António Calvário venceu o primeiro Grande Prémio TV da Canção.

Conquistou ainda, por duas vezes, o Festival da Canção da Figueira da Foz, duas grandes Marchas de Lisboa e esteve no Festival internacional da Canção do Rio de Janeiro.

Francisco Nicholson tem uma filha, Sofia Nicholson, também atriz.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …