Morreu o artista plástico Julião Sarmento

Morreu esta terça-feira o pintor e artista plástico Julião Sarmento junto da sua galerista, Cristina Guerra. Tinha 72 anos e sofria de um cancro.

Julião Sarmento morreu pelas 7h desta terça-feira, aos 72 anos, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, de acordo com o semanário Expresso.

Segundo o jornal Público, o artista plástico morreu junto da sua galerista, Cristina Guerra.

Apesar de poucos saberem, Julião Sarmento sofria de cancro há alguns meses.

Julião Sarmento nasceu a 4 de novembro de 1948, em Lisboa. Depois de viver em Londres, regressou à sua cidade natal, onde estudou pintura e arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes.

Iniciou a sua carreira nos anos 70, conjugando a pintura com o desenho, a escultura, fotografia, vídeo e som.

Em 1997, o artista representou Portugal na Bienal de Veneza. O seu trabalho multifacetado também passou por grandes exposições internacionais, desde a Documenta em Kassel, à Bienal de Paris, de Veneza, e de São Paulo.

As suas obras podem ser vistas na Fundação Calouste Gulbenkian e na Fundação de Serralves, mas também em museus internacionais como o Guggenheim de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ou o Tate Modern, no Reino Unido.

No ano passado, Julião Sarmento editou o livro de fotografia “Café Bissau”, com imagens captadas entre 1964 e 2017.

O artista deixou uma obra que está espalhada por muitas coleções públicas e privadas na Europa, América e Japão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …

Botafogo recusou proposta de 23 milhões de um clube português por jovem de 17 anos

O Botafogo rejeitou uma proposta de 23 milhões de euros de um clube português por Matheus Nascimento, jovem avançado de 17 anos. A imprensa brasileira avança que um clube português, que não foi identificado, apresentou uma …

Galp avança com despedimento coletivo de 150 trabalhadores de Matosinhos

A Galp vai dar início ao despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores da refinaria de Matosinhos, tendo chegado a acordo com 40% dos cerca de 400 colaboradores. "Atendendo a que concluímos as operações de refinação …

Paulo Fonseca em jeito de despedida. "Foi um enorme prazer ser treinador da Roma"

O ainda treinador da Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima época, começou a despedir-se da equipa, tendo feito um balanço dos últimos dois anos. Depois da vitória em casa, esta quinta-feira, frente …