/

Já se sabe como morreu “a mulher que grita”, a múmia de uma princesa egípcia com 3.200 anos

(dr) Ministério das Antiguidades do Egipto

Em 1881, foram encontrados os restos de uma mulher mumificada. Desde a descoberta, a expressão do rosto da múmia, que parecia estar a gritar, surpreendeu diversos especialistas, permanecendo um grande enigma durante muitos anos.

Uma equipa de arqueólogos egípcios, liderada pelo famoso investigador Zahi Hawass, descobriu o segredo da chamada “múmia que grita”. Segundo os egiptólogos, a múmia era uma princesa e a sua expressão facial deve-se ao facto de ter morrido de aterosclerose e de ter sido embalsamada quando já tinha desenvolvido o rigor mortis.

A múmia foi encontrada em 1881 no chamado Depósito Real de Deir el Bahari, em Luxor, o túmulo de um padre do século X a.C +, onde dezenas de múmias reais foram escondidas para protegê-las dos ladrões.

As palavras “A filha real, a irmã real de Meret Amon” foram escritas no tecido que cerca a mulher, o que significa que viveu nos séculos XVI ou XIII a.C, uma vez que os cientistas estão cientes da existência de várias princesas chamadas Meret Amon.

A múmia destaca-se dos outros corpos mumificados porque as suas pernas estão cruzadas, a cabeça inclinada para a direita e a boca aberta como se estivesse a gritar.

Para identificar as causas da estranha postura da princesa, os investigadores analisaram a múmia com tomografia computadorizada e descobriram que, no momento da morte, tinha mais de 50 anos e sofria de aterosclerose grave, uma doença que afetava muitas das suas artérias. Isso sugere que a mulher morreu repentinamente na sequência de um ataque cardíaco e permaneceu durante um tempo na posição em que estava quando perdeu a vida.

“Assumimos que o corpo da mulher que grita pode não ter sido descoberto até horas depois, o que é suficiente para desenvolver o rigor mortis”, disse Zahi Hawass, em declarações ao jornal Ahram. “Sugerimos que os embalsamadores provavelmente mumificaram o corpo contraído da mulher que grita antes de se decompor ou relaxar. Portanto, os embalsamadores não conseguiram fechar-lhe a boca ou colocar o corpo contraído na posição horizontal, como era habitual noutras múmias, preservando assim a expressão facial e a postura que tinha no momento da morte”.

Além da mulher, havia outra múmia de um “homem que grita”, um príncipe que viveu no século XII a.C e que foi enforcado por participar numa conspiração contra o seu pai. No entanto, esse corpo não foi embalsamado e foi envolto em pele de carneiro em vez de linho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.