Já se sabe como morreu “a mulher que grita”, a múmia de uma princesa egípcia com 3.200 anos

(dr) Ministério das Antiguidades do Egipto

Em 1881, foram encontrados os restos de uma mulher mumificada. Desde a descoberta, a expressão do rosto da múmia, que parecia estar a gritar, surpreendeu diversos especialistas, permanecendo um grande enigma durante muitos anos.

Uma equipa de arqueólogos egípcios, liderada pelo famoso investigador Zahi Hawass, descobriu o segredo da chamada “múmia que grita”. Segundo os egiptólogos, a múmia era uma princesa e a sua expressão facial deve-se ao facto de ter morrido de aterosclerose e de ter sido embalsamada quando já tinha desenvolvido o rigor mortis.

A múmia foi encontrada em 1881 no chamado Depósito Real de Deir el Bahari, em Luxor, o túmulo de um padre do século X a.C +, onde dezenas de múmias reais foram escondidas para protegê-las dos ladrões.



As palavras “A filha real, a irmã real de Meret Amon” foram escritas no tecido que cerca a mulher, o que significa que viveu nos séculos XVI ou XIII a.C, uma vez que os cientistas estão cientes da existência de várias princesas chamadas Meret Amon.

A múmia destaca-se dos outros corpos mumificados porque as suas pernas estão cruzadas, a cabeça inclinada para a direita e a boca aberta como se estivesse a gritar.

Para identificar as causas da estranha postura da princesa, os investigadores analisaram a múmia com tomografia computadorizada e descobriram que, no momento da morte, tinha mais de 50 anos e sofria de aterosclerose grave, uma doença que afetava muitas das suas artérias. Isso sugere que a mulher morreu repentinamente na sequência de um ataque cardíaco e permaneceu durante um tempo na posição em que estava quando perdeu a vida.

“Assumimos que o corpo da mulher que grita pode não ter sido descoberto até horas depois, o que é suficiente para desenvolver o rigor mortis”, disse Zahi Hawass, em declarações ao jornal Ahram. “Sugerimos que os embalsamadores provavelmente mumificaram o corpo contraído da mulher que grita antes de se decompor ou relaxar. Portanto, os embalsamadores não conseguiram fechar-lhe a boca ou colocar o corpo contraído na posição horizontal, como era habitual noutras múmias, preservando assim a expressão facial e a postura que tinha no momento da morte”.

Além da mulher, havia outra múmia de um “homem que grita”, um príncipe que viveu no século XII a.C e que foi enforcado por participar numa conspiração contra o seu pai. No entanto, esse corpo não foi embalsamado e foi envolto em pele de carneiro em vez de linho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …