Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra.

No início de 2019, o egiptólogo Zahi Hawass disse acredita ter identificado o local onde estão sepultados a rainha do Egito e o político e militar Marco António.

Agora, a eterna busca pelo túmulo da rainha do Egito teve mais uma reviravolta. A descoberta de duas múmias contemporâneas e de alto estatuto em Taposiris Magna reviveu a hipótese de que os restos de Cleópatra tenham sido depositados naquele templo, construído no século III a.C. para os seus antepassados ​​ptolemaicos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a especialista Kathleen Martínez, que trabalha no local há 14 anos, está mais convencida do que nunca de que o túmulo da Cleópatra está em Taposiris Magna.

Apesar de a câmara funerária ter permanecido intacta durante 2.000 anos, o estado de conservação das duas múmias descobertas é bastante mau devido a inundações. No entanto, os arqueólogs conseguiram determinar, graças a análises de raios-X, que é um homem e uma mulher e que estavam totalmente cobertos com folha de ouro, um luxo reservado apenas aos níveis mais altos da sociedade egípcia.

A principal hipótese é que são dois sacerdotes – um deles tinha uma imagem de um escaravelho, símbolo da ressurreição no Egito Antigo – que desempenharam um papel relevante na defesa da causa da Cleópatra. Ambos poderão ter interagido com a rainha.

A descoberta foi gravada ao vivo. Kathleen Martínez aparece a abrir os sarcófagos pela primeira vez desde que foram enterrados: “Oh meu Deus, há duas múmias. Olhem para esta maravilha”, diz, de acordo com o jornal britânico.

Os resultados das últimas escavações serão revelados no documentário “The Hunt for Cleopatra’s Tomb” transmitido esta terça-feira pelo canal britânico Channel 5.

A arqueóloga já fez outras descobertas de grande importância em Taposiris Magna, como uma estátua decapitada de um faraó, relacionada com Ptolomeu IV, uma inscrição que mostra que o templo foi dedicado ao deus Ísis e um altar, onde encontrou 200 moedas com o nome e a cara da Cleópatra.

Estas duas múmias abrem novas pistas para tentar resolver um dos grandes mistérios da história. Cleópatra VII, a última rainha do Egito, é uma das figuras mais fascinantes da Antiguidade. Marco António e Cleópatra, amantes, suicidarem-se depois de as forças militares de ambos terem sido derrotadas na Batalha de Áccio pelas de Octávio, o filho adotivo e herdeiro de Júlio César que viria a ser o primeiro imperador romano.

O militar romano matou-se com a sua própria espada e a última rainha do Egito com veneno, para evitar ser humilhada por Octávio e ver o seu país transformado numa província do império romano. O imperador terá permitido que fossem sepultados juntos, respeitando o desejo de ambos, não se sabendo até hoje onde fica o seu túmulo.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …