Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra.

No início de 2019, o egiptólogo Zahi Hawass disse acredita ter identificado o local onde estão sepultados a rainha do Egito e o político e militar Marco António.

Agora, a eterna busca pelo túmulo da rainha do Egito teve mais uma reviravolta. A descoberta de duas múmias contemporâneas e de alto estatuto em Taposiris Magna reviveu a hipótese de que os restos de Cleópatra tenham sido depositados naquele templo, construído no século III a.C. para os seus antepassados ​​ptolemaicos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a especialista Kathleen Martínez, que trabalha no local há 14 anos, está mais convencida do que nunca de que o túmulo da Cleópatra está em Taposiris Magna.

Apesar de a câmara funerária ter permanecido intacta durante 2.000 anos, o estado de conservação das duas múmias descobertas é bastante mau devido a inundações. No entanto, os arqueólogs conseguiram determinar, graças a análises de raios-X, que é um homem e uma mulher e que estavam totalmente cobertos com folha de ouro, um luxo reservado apenas aos níveis mais altos da sociedade egípcia.

A principal hipótese é que são dois sacerdotes – um deles tinha uma imagem de um escaravelho, símbolo da ressurreição no Egito Antigo – que desempenharam um papel relevante na defesa da causa da Cleópatra. Ambos poderão ter interagido com a rainha.

A descoberta foi gravada ao vivo. Kathleen Martínez aparece a abrir os sarcófagos pela primeira vez desde que foram enterrados: “Oh meu Deus, há duas múmias. Olhem para esta maravilha”, diz, de acordo com o jornal britânico.

Os resultados das últimas escavações serão revelados no documentário “The Hunt for Cleopatra’s Tomb” transmitido esta terça-feira pelo canal britânico Channel 5.

A arqueóloga já fez outras descobertas de grande importância em Taposiris Magna, como uma estátua decapitada de um faraó, relacionada com Ptolomeu IV, uma inscrição que mostra que o templo foi dedicado ao deus Ísis e um altar, onde encontrou 200 moedas com o nome e a cara da Cleópatra.

Estas duas múmias abrem novas pistas para tentar resolver um dos grandes mistérios da história. Cleópatra VII, a última rainha do Egito, é uma das figuras mais fascinantes da Antiguidade. Marco António e Cleópatra, amantes, suicidarem-se depois de as forças militares de ambos terem sido derrotadas na Batalha de Áccio pelas de Octávio, o filho adotivo e herdeiro de Júlio César que viria a ser o primeiro imperador romano.

O militar romano matou-se com a sua própria espada e a última rainha do Egito com veneno, para evitar ser humilhada por Octávio e ver o seu país transformado numa província do império romano. O imperador terá permitido que fossem sepultados juntos, respeitando o desejo de ambos, não se sabendo até hoje onde fica o seu túmulo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …