Egiptólogo garante que sabe onde está o túmulo da Cleópatra (mas é difícil de lá chegar)

Há dez anos que Zahi Hawass acredita ter identificado o local onde estão sepultados a rainha do Egito e o político e militar Marco António. Em breve, diz, revelará as coordenadas do túmulo.

“Sei onde está o túmulo de Cleópatra, a rainha do Egito”, disse Zahi Hawass numa conferência em Palermo, Itália, o antigo responsável máximo pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Para já, Hawass não revela as coordenadas da sepultura e não avança pormenores que possam, de alguma forma, corroborar o que diz, mas não se cansa de repetir que está “muito perto” de desvendar um dos mistérios mais apaixonantes da história do seu país.

“Acredito que encontrei. Estou no bom caminho. Tenho grandes esperanças de dar com ela em breve”, disse durante a conferência. “O lugar preciso deu-nos, no decorrer dos trabalhos, muitos elementos que nos levarão, sem dúvida, ao túmulo da figura histórica de Cleópatra. Por isso, sabemos agora exactamente onde devemos escavar.”

Em abril de 2009, em colaboração com uma equipa dominicana liderada por Kathleen Martinez, o arqueólogo, que tem centrado boa parte da sua carreira nesta busca pelo túmulo da última rainha do Egito, tinha já falado em dezenas de artefactos recolhidos nas imediações das ruínas onde acredita estarem sepultados os dois amantes que morreram há mais de dois mil anos.

Trata-se de um templo dedicado ao deus Osíris, 45 quilómetros a sudoeste de Alexandria, cidade junto ao Mediterrâneo e capital do país durante a dinastia ptolemaica, fundada logo após a morte de Alexandre, o Grande, quando o seu império foi dividido e o Egito viria a caber ao jovem general Ptolemeu Lago.

Nesse conjunto de objetos estão uma escultura que, muito provavelmente, representará Cleópatra e Marco António abraçados, a cabeça de uma estátua de alabastro da rainha, 22 moedas com a sua efígie e um fragmento em cerâmica daquela que poderá ser a máscara funerária deste político e militar.

Na mesma zona do templo de Osíris, também há dez anos, foram ainda identificados outros 27 túmulos, tendo sido encontradas dez múmias. De acordo com as pesquisas feitas no subsolo em 2011, com recurso a radares, o que se julga pertencer a Cleópatra a Marco António estaria intocado.

A investigação entrou numa fase delicada, já que as criptas e corredores subterrâneos que deverão ser escavados pelos arqueólogos estão inundados devido à proximidade de um lago e, por isso, inacessíveis.

Segundo o El País, há muitos egiptólogos que não partilham do entusiasmo de Zahi Hawass e Kathleen Martinez, acusando-os de não terem apresentado ainda qualquer prova conclusiva da localização da sepultura.

Para Hawass, não há nada de estranho no facto de Cleópatra e Marco António estarem, presumivelmente, sepultados no Templo de Osíris: “Trata-se de um espaço funerário monumental, digno da realeza, muito importante. Não é um lugar qualquer”, disse.

Cleópatra VII, a última rainha do Egito, é uma das figuras mais fascinantes da Antiguidade. Marco António e Cleópatra, amantes, suicidarem-se depois de as forças militares de ambos terem sido derrotadas na Batalha de Áccio pelas de Octávio, o filho adotivo e herdeiro de Júlio César que viria a ser o primeiro imperador romano.

O militar romano matou-se com a sua própria espada e a última rainha do Egito com veneno, para evitar ser humilhada por Octávio e ver o seu país transformado numa província do império romano. O imperador terá permitido que fossem sepultados juntos, respeitando o desejo de ambos, não se sabendo até hoje onde fica o seu túmulo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …