Recriado o perfume de Cleópatra. É o “Chanel n.º5 do Antigo Egito”

Depois de uma década de escavações, uma equipa de cientistas da Universidade do Havai diz ter criado o “perfume” de Cleópatra VII, a mulher que governou o Antigo Egito antes de o território cair nas mãos dos romanos.

Apesar de a comunidade científica nunca ter conseguido determinar a verdadeira aparência de Cleópatra, foi agora possível recriar o seu antigo perfume.

“Este era o Chanel número 5 do Antigo Egito”, afirmou Robert Littman, que, juntamente com o seu colega Jay Silverstein, criaram a fragrância.

Para isso, os cientistas recriaram os perfumes mais comuns do império através de amostras e restos encontradas em vasos que as continham. Durante uma década, explica a equipa em comunicado, foram levadas a cabo escavações em Tell-El Timai, local que à época era conhecido como a cidade de Thmuis, que foi a “casa” dos mais famosos perfumes da antiguidade e da Mesopotâmia.

Apesar de as garrafas e os recipientes encontrados não terem odor, uma análise química da lama que se encontrava nelas revelou alguns dos ingredientes. Depois, os cientistas levaram as suas descobertas a dois especialistas em perfumaria egípcias – Dora Goldsmith e Sean Coughlin – que os ajudaram a recriar o perfume de acordo com as fórmulas encontradas em textos antigos.

Wikimedia

Cleópatra tinha a sua própria fábrica de perfumes, onde eram criadas fragrâncias exclusivas

A base das fragrâncias recriadas é a mirra, uma resina extraída de uma árvore espinhosa nativa de África e da Península Arábica, tal como escreve o jornal ABC. Ingredientes como cardamomo, azeite de oliveira e canela foram também adicionados para produzir perfumes antigos, que eram por norma muito mais grossos e pegajosos do que os atuais, o que lhes conferia aromas fortes e mais condimentados para que durasse mais tempo.

“É uma grande emoção cheirar um perfume que ninguém cheirou durante 2.000 anos e que Cleópatra pode ter usado”, diz Littman, citado na mesma nota de imprensa.

A perfumista Mandy Aftel explica que não é certo que Cleópatra tenha usado este exato perfume, uma vez que a governante tinha a sua própria fábrica de perfumes, onde eram criadas fragrâncias exclusivas.

Contudo, esclarece a especialista, mesmo que Cleópatra não usasse a fragrância recriada, é muito provável que a elite do mundo antigo tivesse usado algo semelhante. Por isso, esta recriação tem um valor incalculável para a Arqueologia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agricultora com raízes portuguesas quer cultivar plantações com água salgada

Camila Reveles é nascida e criada no Brasil, mas há quatro gerações, o tetravô de Reveles deixou Portugal e mudou-se para a região de Praia Seca, perto do Rio de Janeiro. Com ele trouxe a …

BMW apresenta dois novos conceitos de veículos elétricos de duas rodas

No passado fim de semana, a BMW apresentou dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante. A Vision AMBY e a i …

Dono de empresa de crio-preservação acusa a ex-mulher de roubar corpos congelados

  Duas empresas russas de crio-preservação, administradas respetivamente por ex-cônjuges, estão em conflito aberto. Na passada quarta-feira, a empresa do ex-marido acusou a empresa da sua antiga esposa de tentar roubar corpos congelados e equipamentos de um …

"Papel do orgasmo como descongestionante nasal" vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da …

Rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos, este ginásio de boxe está a definhar com a covid

O East Coast Boxing Club tira jovens lutadores da rua e dá-lhes uma casa para praticar boxe. Agora, o ginásio atravessa sérias dificuldades devido à covid-19. Em Kampala, a capital do Uganda, encontra-se o East Coast …

Minerais, drogas e China. Como os talibãs planeiam financiar o novo governo afegão

Agora que o talibãs supostamente assumiram o controlo total do Afeganistão e começaram a formar um governo, um desafio iminente aguarda-os: como é que eles manterão o seu país e economia à tona? Nos últimos 20 …

"Dragão voador pré-histórico". Cientistas identificam um pterossauro no Chile

Uma equipa de cientistas chilenos identificou pela primeira vez no deserto do Atacama os restos fósseis de um pterossauro, um "dragão voador" que habitou esta região do norte do país durante o período Jurássico, há …

Portugal com oito mortes, 911 novas infeções e mais 17 internamentos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 911 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes atribuídas à covid-19, com subida nos internamentos em enfermaria e descida nos cuidados intensivos. De acordo com o boletim …

Quem é ... Elon Musk (em 3 minutos)

Elon Musk, o controverso bilionário sul-africano, nasceu em 1971, em Pretória. Autodidata e ávido leitor, aos 11 anos já programava computadores. Fez nessa altura o seu primeiro negócio: criou um jogo de vídeo, que vendeu por 500 …

O relógio mais preciso do mundo permite sondar o tecido básico do espaço-tempo

Seriam necessários 15 mil milhões de anos, aproximadamente o tempo de existência do universo, para que o relógio que ocupa o laboratório de Jun Ye, no subsolo da Universidade do Colorado, perdesse um segundo. É o …