Recriado o perfume de Cleópatra. É o “Chanel n.º5 do Antigo Egito”

Depois de uma década de escavações, uma equipa de cientistas da Universidade do Havai diz ter criado o “perfume” de Cleópatra VII, a mulher que governou o Antigo Egito antes de o território cair nas mãos dos romanos.

Apesar de a comunidade científica nunca ter conseguido determinar a verdadeira aparência de Cleópatra, foi agora possível recriar o seu antigo perfume.

“Este era o Chanel número 5 do Antigo Egito”, afirmou Robert Littman, que, juntamente com o seu colega Jay Silverstein, criaram a fragrância.

Para isso, os cientistas recriaram os perfumes mais comuns do império através de amostras e restos encontradas em vasos que as continham. Durante uma década, explica a equipa em comunicado, foram levadas a cabo escavações em Tell-El Timai, local que à época era conhecido como a cidade de Thmuis, que foi a “casa” dos mais famosos perfumes da antiguidade e da Mesopotâmia.

Apesar de as garrafas e os recipientes encontrados não terem odor, uma análise química da lama que se encontrava nelas revelou alguns dos ingredientes. Depois, os cientistas levaram as suas descobertas a dois especialistas em perfumaria egípcias – Dora Goldsmith e Sean Coughlin – que os ajudaram a recriar o perfume de acordo com as fórmulas encontradas em textos antigos.

Wikimedia

Cleópatra tinha a sua própria fábrica de perfumes, onde eram criadas fragrâncias exclusivas

A base das fragrâncias recriadas é a mirra, uma resina extraída de uma árvore espinhosa nativa de África e da Península Arábica, tal como escreve o jornal ABC. Ingredientes como cardamomo, azeite de oliveira e canela foram também adicionados para produzir perfumes antigos, que eram por norma muito mais grossos e pegajosos do que os atuais, o que lhes conferia aromas fortes e mais condimentados para que durasse mais tempo.

“É uma grande emoção cheirar um perfume que ninguém cheirou durante 2.000 anos e que Cleópatra pode ter usado”, diz Littman, citado na mesma nota de imprensa.

A perfumista Mandy Aftel explica que não é certo que Cleópatra tenha usado este exato perfume, uma vez que a governante tinha a sua própria fábrica de perfumes, onde eram criadas fragrâncias exclusivas.

Contudo, esclarece a especialista, mesmo que Cleópatra não usasse a fragrância recriada, é muito provável que a elite do mundo antigo tivesse usado algo semelhante. Por isso, esta recriação tem um valor incalculável para a Arqueologia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …