Morreu Maria Eugénia, a “Menina da Rádio”

RTP

Maria Eugénia, "A Menina da Rádio"

Maria Eugénia, “A Menina da Rádio”

A atriz Maria Eugénia, de 89 anos, que participou em filmes como “A menina da rádio” e “O leão da Estrela”, morreu esta quinta-feira em Lisboa.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo filho da atriz, o poeta Fernando Pinto do Amaral, que disse à Lusa que a mãe morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O velório decorrerá a partir das 18h de sábado, na Basílica da Estrela, e o funeral realiza-se no domingo, a partir das 14h, para o cemitério dos Prazeres, onde ficará sepultada no Talhão dos Artistas.

Maria Eugénia estreou-se como atriz, protagonizando “A menina da rádio” (1944), de Arthur Duarte, na qual contracenou entre outros com Maria Matos, António Silva, Curado Ribeiro e Maria Olguim. Encarnava o papel da “menina Geninha“.

O sucesso da “nova estrela do cinema”, como se lhe referiu a imprensa da época levou-a a voltar ao cinema, pela mão do mesmo realizador para participar em “O leão da Estrela” (1947), onde contracenou com António Silva, Milú, Erico Braga, Laura Alves e Óscar Acúrcio, entre outros. Maria Eugénia desempenha o papel de “Branca“, a irmã meiga e boa que se incomoda com as fantasias de grandeza do pai e da irmã, papéis desempenhados respetivamente por António Silva e Milú.

RareFilm

Maria Eugénia, "A Menina da Rádio"

Maria Eugénia, “A Menina da Rádio”

Maria Eugénia, paralelamente desenvolveu uma carreira de cantora, tendo participado em vários programas radiofónicos, designadamente no popular “Serão para trabalhadores“, da ex-Emissora Nacional.

Todavia a sua fotogenia e “naturalidade de desempenho”, como escreveu jornal O Século, chamou à atenção em Espanha e em Itália.

Em Espanha participou em vários filmes, entre eles, “O hóspede do quarto nº 13”, uma coprodução luso-espanhola, e ainda “Los héroes del 95” (1947), de Raúl Afonso, “Cuándo los ángeles duermen” e “Conflicto inesperado”, ambos de 1947 e de Ricardo Gascón.

Nestes dois últimos filmes contracenou, entre outros, com o ator Amedeo Nazzari (1907-1979) que levou a que o realizador Vittorio de Sica a convidasse para ir filmar a Itália. A atriz portuguesa recusou o convite.

Além do cinema e da rádio, a atriz participou também em várias peças de teatro, tanto em Espanha como em Portugal.

A atriz pôs fim a uma “fulgurante carreira”, como noticiou a imprensa, quando casou com o médico António Pinto do Amaral, de quem se divorciou anos mais tarde.

Maria Eugénia Rodrigues Branco nasceu em Lisboa, a dia 1 de abril de 1927. Em 2011 foi publicada a sua biografia, “Maria Eugénia, A menina da rádio”, de autoria de Rute Silva Correia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …