Morreu Maria Eugénia, a “Menina da Rádio”

RTP

Maria Eugénia, "A Menina da Rádio"

Maria Eugénia, “A Menina da Rádio”

A atriz Maria Eugénia, de 89 anos, que participou em filmes como “A menina da rádio” e “O leão da Estrela”, morreu esta quinta-feira em Lisboa.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo filho da atriz, o poeta Fernando Pinto do Amaral, que disse à Lusa que a mãe morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O velório decorrerá a partir das 18h de sábado, na Basílica da Estrela, e o funeral realiza-se no domingo, a partir das 14h, para o cemitério dos Prazeres, onde ficará sepultada no Talhão dos Artistas.

Maria Eugénia estreou-se como atriz, protagonizando “A menina da rádio” (1944), de Arthur Duarte, na qual contracenou entre outros com Maria Matos, António Silva, Curado Ribeiro e Maria Olguim. Encarnava o papel da “menina Geninha“.

O sucesso da “nova estrela do cinema”, como se lhe referiu a imprensa da época levou-a a voltar ao cinema, pela mão do mesmo realizador para participar em “O leão da Estrela” (1947), onde contracenou com António Silva, Milú, Erico Braga, Laura Alves e Óscar Acúrcio, entre outros. Maria Eugénia desempenha o papel de “Branca“, a irmã meiga e boa que se incomoda com as fantasias de grandeza do pai e da irmã, papéis desempenhados respetivamente por António Silva e Milú.

RareFilm

Maria Eugénia, "A Menina da Rádio"

Maria Eugénia, “A Menina da Rádio”

Maria Eugénia, paralelamente desenvolveu uma carreira de cantora, tendo participado em vários programas radiofónicos, designadamente no popular “Serão para trabalhadores“, da ex-Emissora Nacional.

Todavia a sua fotogenia e “naturalidade de desempenho”, como escreveu jornal O Século, chamou à atenção em Espanha e em Itália.

Em Espanha participou em vários filmes, entre eles, “O hóspede do quarto nº 13”, uma coprodução luso-espanhola, e ainda “Los héroes del 95” (1947), de Raúl Afonso, “Cuándo los ángeles duermen” e “Conflicto inesperado”, ambos de 1947 e de Ricardo Gascón.

Nestes dois últimos filmes contracenou, entre outros, com o ator Amedeo Nazzari (1907-1979) que levou a que o realizador Vittorio de Sica a convidasse para ir filmar a Itália. A atriz portuguesa recusou o convite.

Além do cinema e da rádio, a atriz participou também em várias peças de teatro, tanto em Espanha como em Portugal.

A atriz pôs fim a uma “fulgurante carreira”, como noticiou a imprensa, quando casou com o médico António Pinto do Amaral, de quem se divorciou anos mais tarde.

Maria Eugénia Rodrigues Branco nasceu em Lisboa, a dia 1 de abril de 1927. Em 2011 foi publicada a sua biografia, “Maria Eugénia, A menina da rádio”, de autoria de Rute Silva Correia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …