Morreu Jacques Chirac, ex-Presidente francês

Marcello Casal Jr / Wikimedia

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-presidente de França, Jacques Chirac, e o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton

O ex-Presidente francês Jacques Chirac morreu esta quinta-feira, aos 86 anos. Teve uma longa carreira política, incluindo 18 anos como presidente da câmara de Paris, primeiro-ministro e Presidente, entre 1995 e 2007.

Segundo o jornal francês Le Fígaro, a morte do ex-chefe de Estado foi anunciada pelo genro, Frédéric Salat-Baroux. “O presidente Jacques Chirac morreu esta manhã junto dos seus”, informou o familiar, marido de Claude Chirac, uma das filhas do antigo presidente.

Durante vários anos, de acordo com o jornal britânico The Guardian, Chirac sofreu de perda de memória que se diz estar ligada a uma forma da doença de Alzheimer ou a um derrame menor que teve em 2005 enquanto estava no cargo. Foi hospitalizado diversas vezes desde que deixou o Eliseu.

Chirac foi presidente entre 1995 e 2007 e estava retirado da vida pública e política há vários anos. Embora seu tempo como presidente tenha sido marcado por inação e estagnação política, e apesar de ter deixado a França tão dividida e a lutar com o aumento da dívida, das desigualdades e do desemprego como a encontrara, a sua personalidade afável significava que foi aceite como um dos políticos favoritos de França.

Chirac será lembrado internacionalmente por liderar a forte oposição da França à invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003, quando os índices de aprovação da sua postura anti-guerra na França subiram para 90%.

“A guerra é sempre o último recurso. É sempre prova de falha. É sempre a pior das soluções, porque traz morte e miséria”, disse uma semana antes das forças da coligação lideradas pelos EUA invadirem o Iraque. Ele alertou que qualquer ocupação do Iraque seria um “pesadelo”.

Um dos maiores gestos de Chirac foi reconciliar a nação com a sua história, reconhecendo que a França como um todo era responsável pelo ajuntamento de cerca de 76 mil judeus enviados aos campos de extermínio nazis durante a II Guerra Mundial.

O seu voto de que a “loucura criminal” da ocupação alemã foi “assistida pelo povo francês, pelo estado francês” levantou o último tabu da ocupação e do regime colaboracionista de Vichy. O seu pedido de desculpas foi a primeira vez que um chefe de Estado francês do pós-guerra reconheceu completamente o papel da França.

Chirac será lembrado acima de tudo como um mestre na arte da sedução política.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.