Morreu Ghiggia, autor do golo da vitória uruguaia no Maracanazo de 1950

Danilo Borges/ Portal da Copa

Alcides Ghiggia, autor do golo que deu título ao Uruguai no Maracanazo de 1950

Alcides Ghiggia, autor do golo que deu título ao Uruguai no Maracanazo de 1950

Alcides Ghiggia, o uruguaio que marcou o golo que deu o título mundial ao Uruguai em pleno Maracanã em 1950, morreu esta quinta-feira, aos 88 anos, devido a uma crise cardíaca, revelou a sua mulher Beatriz.

O ex-jogador desaparece, assim, no 65º aniversário do Maracanazo, a final do Mundial de 1950 disputada entre o Brasil e o Uruguai que foi uma das derrotas mais dolorosas de sempre na história do futebol brasileiro.

“Apenas três pessoas conseguiram fazer chorar o Maracanã, Frank Sinatra, o papa e eu”, tinha dito Ghiggia à estação de televisão brasileira Globo nos anos sessenta.

Numa altura em que Brasil e Uruguai estavam empatados 1-1, durante a final disputada a 17 de julho de 1950, o uruguaio anotou o tento que deixou mergulhados em lágrimas os cerca de 200 mil que assistiram ao encontro, a apenas 11 minutos do termo do jogo.

A derrota, apelidada de Maracanazo, transformou o jovem de 23 anos num herói nacional e alterou a sua vida.

Nascido a 22 de dezembro de 1926, iniciou a sua carreira no Penarol, uma das mais importantes equipas do Uruguai, sagrando-se campeão nacional em 1949 e 1951.

Graças ao feito, o campeão do mundo de 1950 tornou-se num dos raros jogadores sul-americanos que na altura atravessaram o Atlântico para tentar a sorte na Europa, tendo se transferido para os italianos da AS Roma.

De seguida, rumou para o AC Milan, clube no qual se sagrou campeão europeu em 1962/63, numa final em que os transalpinos derrotaram o bicampeão europeu Benfica por 2-1.

As suas performances permitiram-lhe ainda obter a nacionalidade italiana e, mais tarde, integrar a seleção transalpina. Regressou ao Uruguai aos 37 anos, para jogar no Danubio, retirando-se aos 42 anos.

O antigo internacional uruguaio morreu vítima de uma crise cardíaca, segundo confirmou à AFP a sua mulher Beatriz, e era o último sobrevivente das duas seleções que se defrontaram em 1950.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …