Morreu Freitas do Amaral

José Sena Goulão / Lusa

Diogo Freitas do Amaral morreu nesta quinta-feira aos 78 anos de idade. O fundador do CDS estava internado nos cuidados intermédios do Hospital da CUF, em Cascais, desde meados de Setembro.

As causas da morte do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros não foram ainda divulgadas, mas o Observador apurou que Freitas do Amaral morreu depois de uma paragem cardíaca.

O antigo presidente e fundador do CDS estava internado desde o dia 14 de Setembro, conforme transmitiu à agência Lusa fonte da sua família. O internamento terá sido motivado por hemorragias fortes em consequência de um cancro nos ossos, segundo revelou o Correio da Manhã.

No final de Junho deste ano, Freitas do Amaral lançou o seu terceiro livro de memórias políticas, intitulado “Mais 35 anos de democracia – um percurso singular”, que abrange o período entre 1982 e 2017, editado pela Bertrand.

Nessa ocasião, em que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro líder do CDS e candidato nas presidenciais de 1986 recordou o seu “percurso singular” de intervenção política, afirmando que acentuou valores ora de direita ora de esquerda, face às conjunturas, mas sempre “no quadro amplo” da democracia-cristã.

Freitas do Amaral fez parte de governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um grande senhor da democracia portuguesa. Quase que diria o ultimo Senador da democracia.
    Estive do lado contrário nas presidenciais e durante seu percurso político, mas é um nome incontornável do pós-25 de Abril.

  2. Tal como diz o António, eu também estive do lado oposto nas Presidenciais, embora nem votasse ainda. Mas sem dúvida… Um grande pedagogo, excelente académico e uma figura histórica incontornavel da democracia. Poderá quiça não ter sido o melhor exemplo de bravura política, no final da AD mas, sem dúvida um grande intelectual e com bom senso de justiça política.

  3. O homem morreu, Deus o tenha, mas não é por isso que mudo a minha opinião em relação a este senhor. E por pouco positiva ser, fico com ela para mim, por respeito ao falecido.

  4. Quando se houve à boca cheia que vivemos em democracia, que estão a morrer os pais, causa-me muita estranheza que só os pensionistas dourados, os administradores, os professores, a azeitarada do costume é convidada a dar opinião. Então e os outros, o tal povão que lhe deu votos? desapareceu?. Aquela gente que só pariu filhos para morrer em África ou fugirem da fome para qualquer parte e, que com o dito 25 de 74, ainda acreditaram que sim, era possível; esses que votaram no Freitas do Amaral, não são convidados?. Os outros que também lutaram para que sim, vão ter direito a um dia de luto nacional?
    Pela parte que me toca desejo que esteja no lugar que merece e que se poupe na despedida.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …