José Fernando Bautista tinha 61 anos. Estava numa unidade de cuidados intensivos em Lisboa desde a semana passada.
O embaixador da Colômbia em Portugal, José Fernando Bautista, morreu nesta quinta-feira em Lisboa, anunciou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país numa publicação na rede social X.
“Com grande pesar devo informar que o nosso embaixador em Portugal José Fernando Bautista acaba de morrer em Lisboa. Uma perda para a política externa do governo que nos dói profundamente”, escreveu na rede X o vice-ministro colombiano, Jorge Rojas Rodriguez.
O embaixador estava numa unidade de cuidados intensivos em Lisboa desde a semana passada.
O jornal La Opinión revela que teve Bautista tinha problemas cardiovasculares, detetados há praticamente um ano, quando teve um enfarte enquanto estava a ir de Porto para Lisboa, de comboio.
Foi submetido a uma cirurgia ao coração, com sucesso, a recuperação correu bem, mas agora terá tido um agravamento fatal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do embaixador e enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo colombiano, na qual transmitiu aos familiares do diplomata “pesar e solidariedade” em seu nome e no do povo português.
“Neste momento de consternação, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recordou com muito apreço o profissionalismo, dinamismo e elevadas qualificações diplomáticas do Embaixador José Fernando Bautista, bem como, muito especialmente, os seus esforços empenhados em prol do aprofundamento e do reforço dos laços de amizade e cooperação entre Portugal e a Colômbia, desde o início da sua missão em Lisboa em 2023”, lê-se numa nota oficial do Palácio de Belém.
Horas depois, o Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado lamentando a morte do embaixador e elogiando o seu trajeto diplomático.
Paulo Rangel reforça que José Fernando Bautista “teve uma prestigiante carreira diplomática e de serviço público, sendo enormemente respeitado pela comunidade de diplomatas acreditados em Lisboa”.
“Trabalhou incansavelmente para estreitar os fortes laços que unem a Colômbia e Portugal e para aprofundar o papel de ambos os países na relação entre a América Latina e a União Europeia”, escreveu a diplomacia portuguesa, no comunicado.
José Fernando Bautista era embaixador da Colômbia em Portugal desde abril de 2023.
ZAP // Lusa