Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais.

O cão de água português, oferecido a Obama em 2009 pelo senador Edward M. Kennedy, foi um dos elementos da família do então presidente democrata, durante os dois mandatos na Casa Branca.

“Esta tarde foi uma tarde difícil. Dissemos adeus ao nosso melhor amigo – o nosso cão, Bo – após uma batalha com um cancro”, escreveu Michelle Obama, no Twitter.

“Ao longo de mais de uma década, Bo foi uma presença constante, reconfortante, nas nossas vidas”, escreveu Michelle Obama. “Como família, vamos ter muitas saudades de Bo. Mas estamos gratos por ele ter vivido uma vida tão feliz cheia de mimos, jogos do ‘busca’ e serões passados deitados no sofá”, escreveu ainda.

“Ele aguentou toda a confusão de se estar na Casa Branca, ladrava, mas não mordia, no verão adorava saltar para a piscina, era calmo com as crianças, esperava pelas migalhas à volta da mesa e tinha um ótimo pelo”, escreveu, por sua vez, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usando a mesma rede social.

Ele era exatamente o que precisávamos e mais do que esperávamos. Vamos sentir profundamente a falta dele”, escreveu ainda, descrevendo Bo como um “amigo verdadeiro” e uma “companhia leal”, que ficava sempre feliz por os ver.

A escolha do cão foi amplamente noticiada na altura pelos media norte-americanos, até porque, durante a campanha eleitoral, Barack Obama tinha feito uma promessa às duas filhas de que poderiam ter um animal de companhia para compensar as suas ausências.

Em 2013, ao cão de água português Bo juntou-se outro cão, Sunny.

“Ambos foram uma presença constante na Casa Branca, muito populares entre os visitantes e companhia em vários eventos públicos” de Barack e Michelle Obama, escreve a Associated Press.

Sofia Teixeira Santos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …