/

Morreu Belmiro de Azevedo

13

O empresário português morreu esta quarta-feira, aos 79 anos. A morte de Belmiro de Azevedo já era esperada, uma vez que estava internado desde segunda-feira.

Belmiro de Azevedo nasceu há 79 anos em Tuias, Marco de Canaveses e sucessivamente foi considerado como um dos empresários mais ricos do mundo. Em 2016, a Forbes colocava-o entre os 1100 maiores do mundo.

Começou a trabalhar na Efanor e mais tarde mudou-se para a Sonae – que viria a liderar a partir de 1974, tornando-se sócio maioritário a meio da década de 1980.

Durante mais de 40 anos, Belmiro presidiu o Conselho de Administração da Sonae, tendo abandonado o cargo em 2015, grupo que detém o Continente, a NOS e o Público.

Em paralelo com a atividade empresarial, criou, em 1991, a Fundação Belmiro de Azevedo, dedicada ao mecenato nas áreas da Educação, das Artes, da Cultura e da Solidariedade.

No seu discurso de despedida da vida profissional, ao fim de 50 anos, deixou um testemunho positivo: “Tivemos muitos sucessos durante esta história, em que aprendi que, para prosperar, temos de estar em constante processo de mudança e de melhoria contínua”.

Nas últimas duas décadas, o empresário foi agraciado com vários títulos, em Portugal e lá fora, como o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha em 1999, o grau de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no Brasil, em 2000 e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a mais alta condecoração atribuída em Portugal, a 5 de Janeiro de 2006 – concedida ainda pelo Presidente Jorge Sampaio.

Belmiro de Azevedo deixa três filhos, Maria Cláudia de Azevedo, Nuno Miguel de Azevedo e Paulo de Azevedo, atual CEO da Sonae.

ZAP //

13 Comments

    • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
      Foi preciso chegar ao século XXI para tirar essa constatação?

  1. Agora vão ser só elogios ” Grande Homem ” Grande Empresário” Enfim só para quem não conhece a “história”
    Só Para lembrar
    Fundador Sonae? Lembram-se:
    E quem era empregado do Sr. Pinto Magalhães? Não era o Agente Técnico de Engª , agora Engº Belmiro Azevedo? Em 1975 encabeçou o movimento dos quadros da Sonae para fazerem “greve”,
    não para defesa dos postos de trabalho, mas para ficar “dono” da Empresa.
    Prodec-IsaRakol-Robótica-Siaf-Banco Universo- Aonde estão? Carta escrita Portugueses sobre BANCO TOTTA, a apelar ao espírito nacional e para quem tinha acções não vender aos espanhóis, para depois ser ele a vender aos Antes “malandros” Espanhóis
    Também quando dizem criador dos Supermercados Continente, esquecem-se que no Grupo Pinto de Magalhães existiam os Supermercados Modelo.
    Ameaça deslocação Sede Empresas para Estrangeiro? Grande Patriota!
    Só ele é que é Bom e Honesto? Nem todos tiveram a sorte de “receber” os bens do Sr.Pinto Magalhães
    Não questiono quem de trabalhador por conta de outrem, fica , segundo dizem, um dos mais ricos de PORTUGAL.
    Deve ser muito mérito

  2. Não brinco com a morte de ninguèm. Que o seu espirito tenha tranquilidade. E que Deus o acolha. O bem que fez seja enaltecido, o mal lhe seja perdoado. Foi rico neste mundo, no outro será apenas, um espirito igual a tantos outros, igual ao dos mais pobres. Nem mais nem menos. Para o Criador terá o mesmo valor.

  3. E claro que, fez muitas coisas mal, que prejudicou muita gente mas, também é verdade que deu muito a este país.
    Independentemente da forma como o fez temos que considerar que se tratava de uma pessoa inteligente.

  4. O senhor demonstra uma enorme falta de respeito e de valores. Como muito bem sabe onde está:

    “Só ele é que é Bom e Honesto? Nem todos tiveram a sorte de “receber” os bens do Sr.Pinto Magalhães”

    deveria ser

    “Só ele é que era Bom e Honesto? Nem todos tiveram a sorte de “receber” os bens do Sr.Pinto Magalhães”

  5. pois nòs humanos somos assim mesmo vemos o mal com tres olhos e o bem com um meio aberto. Embora carecendo de comprovativo (que não tenho) mas foi o unico empresario que logo a seguir ao 25 de Abril que os proprios empregados não deixaram que fosse saneado. Que descance em paz.

    • Não tem prova……Mas ele no 25 de Abril não era Empresário Era empregado do Sr. Pinto de Magalhães.
      “Quando, em 14 de Março de 1975, o governo de Vasco Gonçalves nacionalizou abanca com o apoio de todos os partidos que nele participavam (PS, PPD ePCP), todo o património dos bancos passou a propriedade pública. OBanco Pinto de Magalhães (BPM) detinha a SONAE, a única produtora determolaminados, material muito usado na indústria de móveis e comorevestimento na construção civil. Dada a sua posição monopolista, a SONAE constituía a verdadeira tesouraria do BPM, pois as encomendas eram pagas a pronto e, por vezes, entregues 60, 90 e até 180 dias depois.Belmiro de Azevedo trabalhava lá como agente técnico (agora engenheirotécnico) e, nessa altura, vogava nas águas da UDP. Em plenário, pôs os
      trabalhadores em greve com a reclamação de a propriedade da empresa reverter a favor destes.
      A União dos Sindicatos do Porto e a Comissão Sindical do BPM (aindanão havia CTs na banca) procuraram intervir junto dos trabalhadores alertando-os para a situação política delicada e para a necessidade de se
      garantir o fornecimento dos termolaminados às actividades produtoras.Eram recebidas por Belmiro que se intitulava “chefe da comissão detrabalhadores”, mas a greve só parou mais de uma semana depois
      quando o governo tomou a decisão de distribuir as acções da SONAE aos trabalhadores proporcionalmente à antiguidade de cada um.É fácil imaginar o panorama. A bolsa estava encerrada e o pessoal da
      SONAE detinha uns papéis que, de tão feios, não serviam sequer paraforrar as paredes de casa… Meses depois, aparece um salvador na figurado chefe da CT que se dispõe a trocar por dinheiro aqueles horrorosos
      papéis.Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE. E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…
      Há meia dúzia de anos, no edifício da Alfândega do Porto, tive oportunidade de intervir num daqueles debates promovidos pelo Rui Rio com antigos primeiros ministros e fiz este relato. Vasco Gonçalves não
      tinha ideia desta decisão do seu governo, mas não a refutou, claro. Com o salão pleno de gente e de jornalistas, nenhum órgão da comunicação social noticiou a minha intervenção. Este relato foi-me feito por colegas do então BPM entre eles um membro da comissão sindical que por várias vezes se deslocou na altura à SONAE para falar aos trabalhadores. Enviei para os jornais e, salvo o já extintoTal & Qual”, nenhum o publicou… “

  6. ola Portuguesa bom dia. Primeiro obrigado pelo longo esclarecimento, que pela prosa me deixa um pouco convencido na racionalidade.Apenas emiti uma opinião,que ressalvei o não comprovativo da mesma. Sempre que desaparece alguem da sena humana,quase sempre são destacados conforme a opinião do comentador e não pelos factos.Não estarei a defender pessoas, mas sim uma ideia como disse não comprovada.Finalizo com um grato agradecimento pela ilucidação. Como ser humano desejo que a alma do Sr engº Belmiro descanse em paz e apresento a minhas condolencias a familia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.