Morreu a atriz Natália de Sousa

RTP

A atriz Natália de Sousa, 73 anos, cofundadora da companhia Teatro Ádóque, que participou nos programas “Hermanias” e “O Tal Canal”, de Herman José, morreu esta quarta-feira, disse à agência Lusa o ator Paulo Vasco.

Natália de Sousa ficou conhecida como uma das “coelhinhas” que acompanhavam a personagem Tony Silva, em “O Tal Canal”, programa de que fez parte, integrada na equipa de base, liderada por Herman José, e para o qual compôs diferentes personagens, contracenando com atores como Helena Isabel, Lídia Franco, Margarida Carpinteiro, Manuel Cavaco e Vítor de Sousa.

A atriz esteve no grupo fundador da companhia Ádóque – Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, que construiu o seu próprio palco, no largo do Martim Moniz, em Lisboa, após o 25 de Abril. Entrou na revista inicial, “Pides na Grelha”, em 1974, e na produção seguinte, a “CIA dos Cardeais”, de 1975.

Com esta companhia destacam-se igualmente os seus trabalhos em “A paródia” e “Ó da guarda!”, em 1977, “Chiça! Este é o bom governo de Portugal” e “Paga as favas”, de 1980 e 1981, respetivamente, depois ter atuado em “A Batalha do Colchão”, que esteve em cena em 1977, no Teatro Capitólio, também Lisboa.

No mesmo ano, participou ainda na revista “Ó da Guarda” no Teatro ABC, e, em 1978, fez parte do elenco de “Aldeia da Roupa Suja”, também produzida pela empresa de Vasco Morgado, no Teatro Variedades, outro palco no Parque Mayer, na capital.

Aqui, no início dos anos de 1980, entrou igualmente na revista “Não Há Nada Pra Ninguém”, do Teatro Maria Vitória, onde participou, pouco depois, em “Sem Rei Nem Rock”. Em 1983, entrou no musical “Annie”, no Teatro Maria Matos, onde contracenou com Manuela Maria e Canto e Castro, entre outros atores.

No teatro participou ainda em várias comédias, até meados da década de 1990, entre as quais “Coronel em Dois Actos”, de Jean-Jaques Bricaire e Maurice Lasaygues, adaptada aos palcos portugueses por Francisco Nicholson, com Alina Vaz e Camilo de Oliveira, que esteve em cena durante quase um ano, no Teatro Variedades.

Na base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa encontra-se igualmente a sua participação em “Filomena Marturano”, de Eduardo de Filippo, numa encenação de José Osuna, com Mariana Rey Monteiro e Paulo Renato, estreada no Teatro Maria Matos e que depois se estendeu à plateia maior do Teatro Monumental.

No cinema, fez parte do elenco de “Um Crime de Luxo” (1991), de Artur Semedo, tendo contracenado com Henrique Viana, Carlos Cunha, Marina Mota e o próprio realizador.

Natália de Sousa teve presença regular na televisão, nas décadas de 1970 a 1990, em particular nos programas de Herman José, como “O Tal Canal” e “Hermanias”, e noutras produções de comédia como “Lá em Casa Tudo Bem”, “As Aventuras do Camilo” e “Milionários à Força”.


 


A atriz, no entanto, também fez papéis dramáticos, como em “O Homem que Matou o Diabo”, série da RTP sobre o romance de Aquilino Ribeiro, produzida em 1979, “Antígona”, de Jean Anouilh, filmada para a televisão pública, em 1984, e “Ricardina e Marta” (1990), novela baseada nos romances de Camilo Castelo Branco.

Desde a atuação no programa musical “Pifelim”, da RTP, no início da década de 1970, até à reunião do elenco de “O Tal Canal”, que Herman José empreendeu em 2018, numa emissão de “Cá por Casa”, o nome de Natália de Sousa atravessa cinco décadas de televisão portuguesa, com presença regular em produções que vão de “Nicolau no País das Maravilhas” (1975) e “Eu Show Nico” (1980), de Nicolau Breyner, às “Excursões Air Lino” (2018), com Rui Unas, escritas Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca, para a RTP1.

“Sabadabadu”, “E o Resto São Cantigas”, ambos de 1981, “Um Solar Alfacinha” (1990), “Não Há Duas Sem Três” (1998), “Médico de Família” (2000) e “As Taradas” (2003) são outras produções de espetáculo, comédia e ficção, que tornaram o rosto de Natália de Sousa um dos mais familiares em todo o país.

A atriz residia em Setúbal e completaria 74 anos no próximo dia 25.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …