Morreu a atriz Natália de Sousa

RTP

A atriz Natália de Sousa, 73 anos, cofundadora da companhia Teatro Ádóque, que participou nos programas “Hermanias” e “O Tal Canal”, de Herman José, morreu esta quarta-feira, disse à agência Lusa o ator Paulo Vasco.

Natália de Sousa ficou conhecida como uma das “coelhinhas” que acompanhavam a personagem Tony Silva, em “O Tal Canal”, programa de que fez parte, integrada na equipa de base, liderada por Herman José, e para o qual compôs diferentes personagens, contracenando com atores como Helena Isabel, Lídia Franco, Margarida Carpinteiro, Manuel Cavaco e Vítor de Sousa.

A atriz esteve no grupo fundador da companhia Ádóque – Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, que construiu o seu próprio palco, no largo do Martim Moniz, em Lisboa, após o 25 de Abril. Entrou na revista inicial, “Pides na Grelha”, em 1974, e na produção seguinte, a “CIA dos Cardeais”, de 1975.

Com esta companhia destacam-se igualmente os seus trabalhos em “A paródia” e “Ó da guarda!”, em 1977, “Chiça! Este é o bom governo de Portugal” e “Paga as favas”, de 1980 e 1981, respetivamente, depois ter atuado em “A Batalha do Colchão”, que esteve em cena em 1977, no Teatro Capitólio, também Lisboa.

No mesmo ano, participou ainda na revista “Ó da Guarda” no Teatro ABC, e, em 1978, fez parte do elenco de “Aldeia da Roupa Suja”, também produzida pela empresa de Vasco Morgado, no Teatro Variedades, outro palco no Parque Mayer, na capital.

Aqui, no início dos anos de 1980, entrou igualmente na revista “Não Há Nada Pra Ninguém”, do Teatro Maria Vitória, onde participou, pouco depois, em “Sem Rei Nem Rock”. Em 1983, entrou no musical “Annie”, no Teatro Maria Matos, onde contracenou com Manuela Maria e Canto e Castro, entre outros atores.

No teatro participou ainda em várias comédias, até meados da década de 1990, entre as quais “Coronel em Dois Actos”, de Jean-Jaques Bricaire e Maurice Lasaygues, adaptada aos palcos portugueses por Francisco Nicholson, com Alina Vaz e Camilo de Oliveira, que esteve em cena durante quase um ano, no Teatro Variedades.

Na base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa encontra-se igualmente a sua participação em “Filomena Marturano”, de Eduardo de Filippo, numa encenação de José Osuna, com Mariana Rey Monteiro e Paulo Renato, estreada no Teatro Maria Matos e que depois se estendeu à plateia maior do Teatro Monumental.

No cinema, fez parte do elenco de “Um Crime de Luxo” (1991), de Artur Semedo, tendo contracenado com Henrique Viana, Carlos Cunha, Marina Mota e o próprio realizador.

Natália de Sousa teve presença regular na televisão, nas décadas de 1970 a 1990, em particular nos programas de Herman José, como “O Tal Canal” e “Hermanias”, e noutras produções de comédia como “Lá em Casa Tudo Bem”, “As Aventuras do Camilo” e “Milionários à Força”.


 


A atriz, no entanto, também fez papéis dramáticos, como em “O Homem que Matou o Diabo”, série da RTP sobre o romance de Aquilino Ribeiro, produzida em 1979, “Antígona”, de Jean Anouilh, filmada para a televisão pública, em 1984, e “Ricardina e Marta” (1990), novela baseada nos romances de Camilo Castelo Branco.

Desde a atuação no programa musical “Pifelim”, da RTP, no início da década de 1970, até à reunião do elenco de “O Tal Canal”, que Herman José empreendeu em 2018, numa emissão de “Cá por Casa”, o nome de Natália de Sousa atravessa cinco décadas de televisão portuguesa, com presença regular em produções que vão de “Nicolau no País das Maravilhas” (1975) e “Eu Show Nico” (1980), de Nicolau Breyner, às “Excursões Air Lino” (2018), com Rui Unas, escritas Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca, para a RTP1.

“Sabadabadu”, “E o Resto São Cantigas”, ambos de 1981, “Um Solar Alfacinha” (1990), “Não Há Duas Sem Três” (1998), “Médico de Família” (2000) e “As Taradas” (2003) são outras produções de espetáculo, comédia e ficção, que tornaram o rosto de Natália de Sousa um dos mais familiares em todo o país.

A atriz residia em Setúbal e completaria 74 anos no próximo dia 25.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …