Morreu o antigo presidente da Argentina Carlos Menem

cij.gov.ar

O antigo presidente argentino Carlos Menem

O antigo presidente argentino Carlos Menem faleceu este domingo aos 90 anos, segundo fontes do hospital Los Arcos de Buenos Aires, onde estava internado desde 15 de dezembro.

Menem, que foi presidente da Argentina entre 1989 e1999, foi transferido para o hospital devido a uma infeção urinária que lhe provocou problemas cardíacos.

Na véspera de Natal teve de lhe ser induzido o estado de coma devido a uma insuficiência renal, embora depois o seu estado de saúde tivesse melhorado, mas acabou por morrer este domingo.

O antigo chefe de Estado já tinha sido hospitalizado duas vezes este ano: em junho, com um quadro de pneumonia que o levou a ser transferido para a unidade de cuidados intensivos, e no final de julho, para realizar vários exames.

Advogado de profissão, Menem foi presidente durante dois mandatos consecutivos, após ter sido governador de La Rioja, a sua província natal, entre 1973 e 1976.

Em 1976, Menem foi preso depois do golpe de Estado que terminou na última ditadura e novamente em 1983 até iniciar a sua campanha presidencial para as eleições de 1989.

A sua gestão como chefe de Estado foi marcada pela transformação da economia, com uma grande abertura comercial e um intenso processo de privatização de empresas públicas, mas também por denúncias de corrupção, que teve de enfrentar em tribunal nos últimos anos, enquanto era senador, cargo que ocupa desde 2005.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.