Morreu aluna de 11 anos que terá sido agredida na escola

A menina de 11 anos morreu esta sexta-feira depois de na passada segunda-feira ter entrado em paragem cardiorrespiratória na escola D. Pedro IV, em Monte Abraão, Sintra.

A aluna do 5º ano deu entrada na segunda-feira no hospital Santa Maria, em Lisboa, onde se encontrava em coma na unidade de Cuidados Intensivos, segundo o Correio da Manhã.

De acordo com o jornal, a menina terá perdido os sentidos na escola básica D. Pedro IV, em Sintra, tendo sido levada para o hospital em paragem cardiorrespiratória.

Não se sabem para já as causas da morte mas as autoridades estarão a investigar o caso, depois dos vários testemunhos que relatam que a menina terá sido agredida por outros colegas antes de se ter sentido mal.

“Terá ocorrido na zona próxima do refeitório, por volta da hora do almoço (…). Foi agredida por outra colega. Bateu com a cabeça num dos cacifos e perdeu os sentidos”, contou ao CM João Silva, fonte próxima da família.

Tanto os bombeiros como o INEM foram chamados para socorrer a aluna mas, segundo várias testemunhas, terão demorado muito tempo a chegar ao estabelecimento de ensino.

De acordo com o comunicado lançado pela escola, citado pelo Expresso, a jovem de 11 anos morreu esta quinta-feira ao final do dia, “na sequência de um acontecimento repentino ocorrido na escola, durante o primeiro intervalo da tarde de segunda-feira”.

“Era uma criança doce, simpática, boa colega, divertida e feliz. Era uma aluna responsável, empenhada e bem comportada, que deveria ter podido continuar entre nós, feliz, em segurança, a aprender, a crescer e a brincar. A melhor homenagem que podemos fazer é guardar dela as melhores memórias. Não a esquecer”, refere a nota.

De acordo com informações apuradas pelo Expresso, o diretor do agrupamento terá relatado ao Ministério da Educação que a aluna esteve envolvida num “arrufo”, garantindo, porém, que esse episódio não justificaria em nada o que viria a acontecer depois.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também já emitiu um comunicado, no qual lamenta a morte da menina e garante que tanto a turma como a família estão a ser acompanhados.

“A aluna, a quem foi prestada assistência ainda na escola, foi transportada de urgência para o Hospital de Santa Maria, na passada segunda-feira. O gabinete do ministro da Educação, através da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, contactou com a direcção daquele estabelecimento, tendo tido conhecimento de que a turma e a família estão a ser acompanhadas pelos órgãos da escola, incluindo o conselho geral e direção, bem como pela psicóloga do agrupamento”, pode ler-se na nota enviada pelo Ministério.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. As escolas tem que ter os policias lá dentro a vigiar o que se passa, fazer apenas a ronda “Escola Segura” não resolve os problemas, as direcções das escolas tem que tomar medidas, pois a maioria do pessoal auxiliar já tem uma certa idade e pouco ou nada podem fazer para ajudar uma criança que esteja a ser agredida.

  2. Eu bem digo que isto só vai de uma maneira,e nem sequer é a polícia que pode,ou deve,resolver estas situações…O problema é de raíz e tem um nome,a começar pelos “paizinhos”,e seus sucedâneos, que perderam o tino logo a seguir ao 25ABR74,achando que democracia era como uma varanda em dia de carnaval que se podia atirar um penico de mijo sobre os transeuntes…

    • Os país hj em dia nem educaçao podem dar aos filhos. A minha madrasta deu uma chapada no meu irmao, que bem a mereceu. Foi para a escola chorar e no mesmo dia os meus pais foram chamados ao posto da GNR. Agora pergunto, depois de uma situação desta, qual o pai que consegue ter mão num filho? Não sou a favor de maus tratos fisicos nem coisa que se pareça mas ha limites para tudo.

  3. O problema não tem nada a ver com policia, esta gente ate parece que não andou na escola. O problema é o sistema portugues, hj em dia não se pode chamar a atençao aos filhos nem uma chapada se pode dar. Não ha respeito dos alunos para com os professores, dos filhos para com os país, dos pais para com os professores, enfim é um país que com leis sem cabimento esta a criar uma geraçao completamente desleixada, parva e sem quaisqueres valores… É preciso ser doido para ter filhos em Portugal.

  4. O civismo e a educação desapareceram da sociedade em que vivemos, este triste caso tem inúmeros cupados a começar pela educação recebida dos pais agora, a menina já partiu para um lugar mais justo do que a terra e as autoridades têm que tomar medidas severas para punir os culpados. Faz falta a prisão perpétua.

  5. Boas a todos,

    Não vivo em Portugal, mas não é só em Portugal que existe esses problemas com os filhos. Sim, estou em parte de acordo com o Marco Encarnacao, mas devo de dizer que não é necessário bater. Para isso nada como aprender e ensinar os Pais de hoje de como o podem fazer sem bater ou algo do género. Passa aqui um programa de tv para isso mesmo, podem ver no site da tf1 (super Nanny) programa em francês. A todos os Pais boas lições de como educar os vossos filhos.
    Abraço a todos.

    http://www.tf1.fr/nt1/super-nanny

  6. O maior problema é que desde o 25 de Abril de 1974 se procurou deitar abaixo tudo o que havia de útil e proveitoso do tempo de Salazar e havia muita coisa boa que toda a esquerdalha em uníssono procurou abafar a todo o custo, mesmo os partidos de centro-direita têm demonstrado muitas vezes receio de proporem leis mais coerentes com medo de serem atacados e provocados pelos partidos de esquerda, a própria Constituição será mais um produto de ideologia marxista do que de uma democracia e as leis anarquistas muitas vezes propostas na AR pela esquerda toda unida vão vingando e fazendo moça nos valores e no respeito em que fomos criados e agora vamos assistindo àquilo que habitualmente dizemos de que os santos se viraram contra a igreja e pelos vistos já não há volta a dar porque as novas gerações quer sejam pais, professores ou alunos já estão todos contaminados.

    • Desaparece politiqueiro boçal. És um atrasado, simplesmente isso. Deita te com ele na campa. Dás pena com a tua demagogia toda cheia de frases feitas e clichés.

  7. Meus filhos, minha enteada, minha esposa, andaram nessa escola, fui várias vezes chamado ao Director por razões várias desde arrufos do meu filho (atirava berlindes aos outros e uma vez levou-me uma espada -daquelas pequenas- da colecção do planeta agostini para escola) até à minha filha que era, tambor na mão de alguns colegas… problemas destes, sempre houve na minha juventude (tenho 63 anos) e em todas as escolas… devo frisar que o comportamento de professores e directores desta escola sempre foi extremamente exemplar e digno de elogios, conseguindo ultrapassar todos os problemas existentes não deixando marcas nos seus alunos… quanto ao caso em si, era bom que os pais reflectissem sobre ele, ensinando os seus filhos que a violência pode levar a dores e traumas que às vezes ficam para toda a vida… percam uma hora com os seus filhos e expliquem-lhes, peçam inspiração a Deus antes de o fazerem.

  8. Infelizmente o corpo da menina foi retirado do cadáver oito dias depois de sua morte e foi levada por quatro pessoas que a espancaram sem dó da mesma forma que aconteceu com Fabiane!

    • Hã?????????
      O “corpo foi retirado do cadáver”????? “depois da sua morte foi levada por 4 pessoas que a espancaram”???????
      HÃ??????
      Vai lá vai…

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …