Morreu Almeida Santos

(dr) PSocialista / Flickr

António Almeida Santos

António Almeida Santos

António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, morreu esta noite, aos 89 anos.

António Almeida Santos faleceu em sua casa, em Oeiras, pouco antes das 00:00 horas. O histórico militante do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar, e foi assistido ainda na sua residência.

A notícia foi confirmada por Carlos César, presidente do PS, que colocou uma mensagem na sua página de Facebook.

A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal. Foi e continuará a ser uma das maiores referências do Partido Socialista. Com Almeida Santos partilhei muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos“, escreveu Carlos César.

No domingo passado,  Almeida Santos esteve na Figueira da Foz a apoiar a candidata presidencial Maria de Belém.

Nascido a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, concelho de Seia, António de Almeida Santos era licenciado em Direito pela Universidade Coimbra.

Foi fundador do PS, candidato da oposição ao regime salazarista e candidato a primeiro-ministro pelo PS nas legislativas de 1985, as primeiras ganhas por Cavaco Silva.

Foi ministro da Coordenação Interterritorial nos I, II, III e IV governos provisórios (demitiu-se no IV Governo), ministro da Comunicação Social no VI Governo Provisório, ministro da Justiça no I Governo Constitucional, ministro adjunto do primeiro-ministro no II Governo, ministro de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares no VI Governo Constitucional.

Foi também deputado eleito pelo PS desde a I Legislatura, líder do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994, presidente do Partido Socialista desde 1992, membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002, presidente da Assembleia da República nas VII e VIII legislaturas e membro do Conselho de Estado na IX Legislatura.

O corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Tem toda a razão .Também tenho casa em Monte Gordo e lembro-me que no sitio onde foi construido o Dunamar , não era sequer permitido colocar um cartaz com publicidade a um restaurante porque VIOLAVA AS DUNAS . Entrou também nessa tranoia o Vara e ex-croupier do Casino .O mesmo se passou com a recente construção em terrenos municipais dum hotel Monte Gordo SPA , por trás do Hotel Alcazar ,

  1. É uma falta de respeito falar assim de quem já partiu! É uma cobardia, além da ofensa à memória e respeito por qualquer Cidadão!

  2. Se o senhor Almeida Santos não vai ter cerimónia religiosa a seu pedido porque carga de água o seu corpo foi para a Basílica da Estrela tratando-se de uma igreja católica? Até na morte a comédia existe!

RESPONDER

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …