Morreu Almeida Santos

PSocialista/ Facebook

António Almeida Santos

António Almeida Santos

António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, morreu esta noite, aos 89 anos.

António Almeida Santos faleceu em sua casa, em Oeiras, pouco antes das 00:00 horas. O histórico militante do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar, e foi assistido ainda na sua residência.

A notícia foi confirmada por Carlos César, presidente do PS, que colocou uma mensagem na sua página de Facebook.

A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal. Foi e continuará a ser uma das maiores referências do Partido Socialista. Com Almeida Santos partilhei muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos“, escreveu Carlos César.

No domingo passado,  Almeida Santos esteve na Figueira da Foz a apoiar a candidata presidencial Maria de Belém.

Nascido a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, concelho de Seia, António de Almeida Santos era licenciado em Direito pela Universidade Coimbra.

Foi fundador do PS, candidato da oposição ao regime salazarista e candidato a primeiro-ministro pelo PS nas legislativas de 1985, as primeiras ganhas por Cavaco Silva.

Foi ministro da Coordenação Interterritorial nos I, II, III e IV governos provisórios (demitiu-se no IV Governo), ministro da Comunicação Social no VI Governo Provisório, ministro da Justiça no I Governo Constitucional, ministro adjunto do primeiro-ministro no II Governo, ministro de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares no VI Governo Constitucional.

Foi também deputado eleito pelo PS desde a I Legislatura, líder do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994, presidente do Partido Socialista desde 1992, membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002, presidente da Assembleia da República nas VII e VIII legislaturas e membro do Conselho de Estado na IX Legislatura.

O corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Tem toda a razão .Também tenho casa em Monte Gordo e lembro-me que no sitio onde foi construido o Dunamar , não era sequer permitido colocar um cartaz com publicidade a um restaurante porque VIOLAVA AS DUNAS . Entrou também nessa tranoia o Vara e ex-croupier do Casino .O mesmo se passou com a recente construção em terrenos municipais dum hotel Monte Gordo SPA , por trás do Hotel Alcazar ,

  1. É uma falta de respeito falar assim de quem já partiu! É uma cobardia, além da ofensa à memória e respeito por qualquer Cidadão!

  2. Se o senhor Almeida Santos não vai ter cerimónia religiosa a seu pedido porque carga de água o seu corpo foi para a Basílica da Estrela tratando-se de uma igreja católica? Até na morte a comédia existe!

RESPONDER

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …