Morreu Almeida Santos

(dr) PSocialista / Flickr

António Almeida Santos

António Almeida Santos

António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, morreu esta noite, aos 89 anos.

António Almeida Santos faleceu em sua casa, em Oeiras, pouco antes das 00:00 horas. O histórico militante do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar, e foi assistido ainda na sua residência.

A notícia foi confirmada por Carlos César, presidente do PS, que colocou uma mensagem na sua página de Facebook.

A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal. Foi e continuará a ser uma das maiores referências do Partido Socialista. Com Almeida Santos partilhei muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos“, escreveu Carlos César.

No domingo passado,  Almeida Santos esteve na Figueira da Foz a apoiar a candidata presidencial Maria de Belém.

Nascido a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, concelho de Seia, António de Almeida Santos era licenciado em Direito pela Universidade Coimbra.

Foi fundador do PS, candidato da oposição ao regime salazarista e candidato a primeiro-ministro pelo PS nas legislativas de 1985, as primeiras ganhas por Cavaco Silva.

Foi ministro da Coordenação Interterritorial nos I, II, III e IV governos provisórios (demitiu-se no IV Governo), ministro da Comunicação Social no VI Governo Provisório, ministro da Justiça no I Governo Constitucional, ministro adjunto do primeiro-ministro no II Governo, ministro de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares no VI Governo Constitucional.

Foi também deputado eleito pelo PS desde a I Legislatura, líder do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994, presidente do Partido Socialista desde 1992, membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002, presidente da Assembleia da República nas VII e VIII legislaturas e membro do Conselho de Estado na IX Legislatura.

O corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Tem toda a razão .Também tenho casa em Monte Gordo e lembro-me que no sitio onde foi construido o Dunamar , não era sequer permitido colocar um cartaz com publicidade a um restaurante porque VIOLAVA AS DUNAS . Entrou também nessa tranoia o Vara e ex-croupier do Casino .O mesmo se passou com a recente construção em terrenos municipais dum hotel Monte Gordo SPA , por trás do Hotel Alcazar ,

  1. É uma falta de respeito falar assim de quem já partiu! É uma cobardia, além da ofensa à memória e respeito por qualquer Cidadão!

  2. Se o senhor Almeida Santos não vai ter cerimónia religiosa a seu pedido porque carga de água o seu corpo foi para a Basílica da Estrela tratando-se de uma igreja católica? Até na morte a comédia existe!

RESPONDER

Foi a escuridão (e não o frio) que ditou a extinção dos dinossauros

Uma nova investigação sobre o asteróide que causou a extinção dos dinossauros sugere que foi a escuridão, ainda antes do frio, que ditou o fim destes animais. De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram …

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …