Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele país africano.

As causas da morte não são ainda conhecidas, frisa o britânico Daily Mail.

Alguns espécimes foram encontrados sem vida a 11 de maio, tendo os seus corpos sido encontrados intactos, sem ferimentos, fator que descarta a hipótese de caça furtiva.

Análises posteriores descartaram também a possibilidade destes animais terem sido vítimas de uma infeção por antraz ou envenenados por humanos.

No final de maio, foram encontrados 54 elefantes mortos, menos de duas semanas depois de terem sido encontrados outros 12 sem vida, precisaram as autoridades. Os outros 44 espécimes foram encontrados durante o mês de março.

“Todas as carcaças recuperadas não mostram sinais de caça furtiva”, disse Dimakatso Ntshebe, diretor regional da vida selvagem do Governo de Botsuana, antes de descartar também uma situação de envenenamento. “Se fossem envenenados, alguns dos animais que se estavam a alimentar das carcaças poderiam ter morrido, coisa que não aconteceu”.

A pandemia de covid-19 está a dificultar os esforços para determinar a causa da morte destes animais, uma vez que a restrição de viagens atrasou o envio de amostras para um laboratório no Zimbábue, disse ainda Dimakatso Ntshebe.

Com 135.000 espécimes, o Botsuana tem a maior população de elefantes do mundo.

Nos últimos anos, nota a Bloomberg, os elefantes tornaram-se uma questão política no Botsuana. No ano passado, o presidente Mokgweetsi Masisi suspendeu a proibição de caça destes animais, dizendo que é necessário fazer mais para que estes animais que vivem no país não estraguem plantações agrícolas e, ocasionalmente, atropelem moradores.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …