Jovem morre depois de chamar ambulância e ser gozada por operadora

Naomi Musenga, de 22 anos, ligou a pedir ajuda, mas o seu pedido foi ignorado depois de o operador de serviço de emergência ter gozado com ela.

O caso polémico aconteceu no dia 27 de dezembro de 2017, mas só agora foi revelado, estando a causar uma onda de revolta em França. Esta semana foi divulgado o áudio da chamada telefónica de emergência entre Naomi Musenga e a telefonista, que lhe terá respondido com impaciência e “gozo”.

Segundo a BBC, a jovem de 22 anos ligou para a linha de emergência de Estrasburgo (SAMU) queixando-se de dores abdominais. “Vou morrer”, disse. “Definitivamente vai, como toda a gente um dia”, responderam-lhe do outro lado da linha.

A conversa terá demorado três minutos, e na gravação ouve-se a mulher, com voz fraca, a queixar-se, porém, com muitas dificuldades em explicar de forma mais concreta o que se estava a passar com ela. Naomi dizia estar “com muitas dores”. “Por favor, ajude-me, estou muito doente“, afirmou.

O assistente terá dito que não a conseguia ajudar porque Naomi não lhe dizia o que se estava a passar, tendo ameaçado desligar a chamada caso a jovem não conseguisse explicar. “Se não me disser o que se passa eu desligo“, ouviu Naomi, de uma voz com um tom mais irritado.

Na mesma gravação ouve-se quem atendeu o telefonema a “gozar” com a mulher juntamente com outro colega, explica o jornal francês Le Monde. Depois, o assistente aconselha Naomi a chamar o médico, tendo-lhe dado um número de outro serviço, o SOS Médecins, que envia médicos a casa.

A jovem não hesitou e contactou o serviço, tendo sido transportada para o hospital, onde acabou por falecer devido à falência de vários órgãos e hemorragias, na sequência de um ataque cardíaco.

O Ministério da Saúde francês já abriu um inquérito ao caso e Agnès Buzyn, ministra da saúde, mostrou-se indignada com a situação. Sabe-se ainda que o assistente em causa terá sido já suspenso.

Nas redes sociais o caso ganhou dimensão, tendo sido criada uma página no Facebook em que se pede justiça por Naomi Musenga. #JusticePourNaomi é também o nome da hashtag que tem sido utilizada por milhares de utilizadores do Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é só em França. Comigo, em Portugal, aconteceu situação idêntica só que o final, felizmente, não teve o mesmo desfecho. Apesar de ter feito uma queixa contra esse serviço de emergência médica, informaram-me que a operadora tinha actuado de forma profissional… Na primeira chamada que fiz para um coma hipoglicémico com perda de consciência de minha filha diabética tipo 1, desligaram-me a chamada. Na nova chamada, a mesma operadora atendeu-me com modos rançosos e inqualificáveis para quem desempenha tais funções de atendimento a emergências. Infelizmente é o que existe em qualquer parte do Mundo. Há bons e há rançosos profissionais sejam eles em que áreas forem.

    • O que são “modos rançosos”?!
      Diz que foi atendido do “mesmo modo” mas depois não explica absolutamente nada!…
      Vale o que vale…

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …