Moradores das ruas da “movida” do Porto vão estacionar na Trindade

Ricardo Lêdo / FLickr

-

Os moradores das ruas da zona da ‘movida’ da Baixa do Porto vão passar a poder estacionar gratuitamente no Parque da Trindade nas noites de fim de semana e vésperas de feriados, anunciou a autarquia.

A medida, que abrange o período entre as 20:00 e as 10:00, surge em resposta ao condicionamento de trânsito implementado na zona por um período experimental de quatro meses.

“Simultaneamente, o horário de interdição de circulação e estacionamento foi antecipado em duas horas, passando a vigorar desde as 20 horas e até às 4 horas da madrugada”, refere comunicado hoje divulgado.

No documento, a câmara do Porto recorda ter implementado “desde o dia 11 de julho, um conjunto de medidas que alargam a oferta de mobilidade na cidade do Porto e condicionam o trânsito automóvel na Rua das Carmelitas, Rua de Galeria de Paris, Rua Cândido dos Reis, Rua de Santa Teresa, Rua da Fábrica, Rua Conde de Vizela e Rua de Avis”.

Tal condicionamento, dizem, pretendeu melhorar “os níveis de segurança e tranquilidade daquela zona da baixa”, para além de “encorajar o uso do transporte público e avaliar a pedonalização definitiva e permanente de mais ruas no Centro Histórico do Porto”.

A autarquia informa ainda que os moradores das ruas interditadas podem aceder já sexta-feira ao estacionamento gratuito no Parque da Trindade, bastando para isso “que se façam acompanhar por prova de residência válida, como por exemplo um título de registo de propriedade, carta de condução, fatura de eletricidade ou da água que o comprovem”.

Na próxima semana, os moradores deverão “dirigir-se à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, munidos do livrete do veículo e documentos comprovativos de residência nos arruamentos referidos para que a autorização de acesso gratuito ao Parque da Trindade se passe a efetuar de forma automática”.

Terça-feira a câmara do Porto admitiu fazer ajustes nos horários de interdição do trânsito na zona da movida da Baixa aos fins de semana, bem como encontrar soluções de estacionamento alternativas para os moradores.

A informação foi então avançada à Lusa após um incidente entre moradores e Polícia Municipal, relatado por correio eletrónico por um morador na rua da Fábrica, devido ao alegado reboque de viaturas dos moradores apesar de a sinalização indicar “exceção” para os mesmos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …