/

Moradores das ruas da “movida” do Porto vão estacionar na Trindade

Ricardo Lêdo / FLickr

-

Os moradores das ruas da zona da ‘movida’ da Baixa do Porto vão passar a poder estacionar gratuitamente no Parque da Trindade nas noites de fim de semana e vésperas de feriados, anunciou a autarquia.

A medida, que abrange o período entre as 20:00 e as 10:00, surge em resposta ao condicionamento de trânsito implementado na zona por um período experimental de quatro meses.

“Simultaneamente, o horário de interdição de circulação e estacionamento foi antecipado em duas horas, passando a vigorar desde as 20 horas e até às 4 horas da madrugada”, refere comunicado hoje divulgado.

No documento, a câmara do Porto recorda ter implementado “desde o dia 11 de julho, um conjunto de medidas que alargam a oferta de mobilidade na cidade do Porto e condicionam o trânsito automóvel na Rua das Carmelitas, Rua de Galeria de Paris, Rua Cândido dos Reis, Rua de Santa Teresa, Rua da Fábrica, Rua Conde de Vizela e Rua de Avis”.

Tal condicionamento, dizem, pretendeu melhorar “os níveis de segurança e tranquilidade daquela zona da baixa”, para além de “encorajar o uso do transporte público e avaliar a pedonalização definitiva e permanente de mais ruas no Centro Histórico do Porto”.

A autarquia informa ainda que os moradores das ruas interditadas podem aceder já sexta-feira ao estacionamento gratuito no Parque da Trindade, bastando para isso “que se façam acompanhar por prova de residência válida, como por exemplo um título de registo de propriedade, carta de condução, fatura de eletricidade ou da água que o comprovem”.

Na próxima semana, os moradores deverão “dirigir-se à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, munidos do livrete do veículo e documentos comprovativos de residência nos arruamentos referidos para que a autorização de acesso gratuito ao Parque da Trindade se passe a efetuar de forma automática”.

Terça-feira a câmara do Porto admitiu fazer ajustes nos horários de interdição do trânsito na zona da movida da Baixa aos fins de semana, bem como encontrar soluções de estacionamento alternativas para os moradores.

A informação foi então avançada à Lusa após um incidente entre moradores e Polícia Municipal, relatado por correio eletrónico por um morador na rua da Fábrica, devido ao alegado reboque de viaturas dos moradores apesar de a sinalização indicar “exceção” para os mesmos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.