Montenegro seduz mais do que Pedro Nuno. Ventura é um dos mais rejeitados, mas atrai muitos jovens

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ZAP // Hugo Delgado / Lusa; PSD / Flickr

Luís Montenegro leva vantagem sobre Pedro Nuno Santos na corrida a primeiro-ministro nas eleições de Março próximo quanto ao mercado eleitoral potencial, de acordo com a mais recente sondagem.

Nesta análise feita pela Aximage para TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, pretendeu-se entender qual é o “potencial de voto” de cada candidato, bem como a respectiva taxa de rejeição.

Portanto, trata-se de uma pesquisa diferente da que mede a intenção de voto, pois inclui também as escolhas de quem ainda está indeciso e dos abstencionistas.

Feitas as contas, Luís Montenegro apresenta um “potencial de voto” de 52% enquanto candidato a primeiro-ministro, juntando 25% dos que dizem votar “de certeza” no líder do PSD e 27% dos que admitem votar.

Pedro Nuno Santos soma 47% de “potencial de voto”, com 20% de votos certos e 27% de votos possíveis.

Depois dos líderes de PS e PSD, Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda (BE) é a dirigente partidária que tem maior “potencial de voto” com 37%. Mortágua destaca-se, sobretudo, entre os eleitores da Área Metropolitana do Porto, onde reúne 45%.

Rui Rocha da Iniciativa Liberal é o quarto líder com maior “potencial de voto” com 35%, destacando-se, sobretudo, entre quem tem maiores rendimentos (41%).

André Ventura aparece depois com 34%, com maior potencial de voto entre os homens e entre os que têm entre 18 e 34 anos (37%).

Rui Tavares, do Livre, reúne também 34% de “potencial de voto”, destacando-se entre os residentes da Área Metropolitana do Porto, os mais jovens e a classe média baixa.

A líder do PAN, Inês Sousa Real, tem 28%, conquistando sobretudo as mulheres e quem reside a sul.

Já o líder da CDU, Paulo Raimundo, junta 21% de “potencial de voto”, revelando os melhores resultados entre a classe média baixa, na faixa etária dos 35 aos 49 anos e entre quem vive na região de Lisboa.

Montenegro conquista mais jovens, Pedro Nuno seduz reformados

Quanto à taxa de rejeição, Montenegro também leva a melhor sobre Pedro Nuno. Assim, 42% dos inquiridos dizem que “nunca votariam” no líder do PSD contra
47% do líder do PS.

Montenegro revela melhores resultados entre os homens e os eleitores das regiões norte e centro, e da Área Metropolitana do Porto. Também conquista mais os jovens do que os reformados, reunindo 57% junto dos eleitores na faixa etária entre 18 e 34 anos.

Pedro Nuno vinga mais entre os reformados e menos junto do eleitorado mais jovem, reunindo 52% junto dos inquiridos com 65 ou mais anos. E também vinga mais entre o eleitorado do sul.

Ventura é um dos mais rejeitados

O líder do Chega tem uma das maiores taxas de rejeição no total da sondagem, situando-se acima de 60%.

Mas a principal taxa de rejeição vai para Paulo Raimundo com 71% a assumir que “nunca votariam” no líder da CDU. Raimundo dá-se pior entre os eleitores do norte (76%) e os que têm 65 ou mais anos (81%).

Mariana Mortágua, Rui Rocha e Rui Tavares têm taxas de rejeição acima dos 50%.

Susana Valente, ZAP //

5 Comments

  1. Pois é.
    O Ventura é um dos mais rejeitados. Por isso o CHEGA está a subir as sondagens de dia para dia. E está quase a alcancar o PS e PSD.
    Quando o Estado é dono da comunicação social, dá nisto. É deitar abaixo toda e qualquer ameaça a todo o custo.
    E não é só em Portugal. Basta olharmos para aos EUA, Ucrânia, Canadá, Brasil, etc….

  2. Tanto trabalho, tanto preciosismo, tanta inutilidade.
    Do que valem estas sondagens da treta, feitas ad-homine, em vez de terem por base os valores, políticas e propostas dos partidos concorrentes?
    Ainda assim, um trabalho incompleto.
    Então e os outros dois elementos da AD, não contam?
    Montenegro não concorre sozinho e eu, confesso, adoraria ver as percentagens de “potencial de voto”… e de charne… daquela “pérola” monárquica que tanto valor, (hihihi) aporta para a AD e para o “potencial de voto” de Montenegro.

  3. Ventura quando é intrevistado em qualquer tv, o rating de audiências cai estrondosamento.
    Os jovens que votam no CHEGA devem estar embriagados com poncha.
    Cordiais saudacoes

  4. Anda muito dinheiro na comunicação social escrita e falada. Por exemplo, a CNN e a SIC estão a justificar o dinheirinho xuxa. Onde está a jovem jornalista Nelma Serpa Pinto da SIC que apertou com o esgazeado Nuno Santos do PS ? Já não se vê, à noite, no canal. Castigaram-na por não fazer o frete? Este país está uma lástima. Até quando?

  5. Das listas concorrentes às próximas eleições, não temos um… um único candidato com estatuto de governante!!!
    Portanto, é certo que vamos ter este pequeno terreno mais uma vez entregue à bixarada!!!
    Espero poder votar CDS em 2025, nas próximas Legislativas… não voto em condenáveis, logo… na voto no monte, nem nos outros parasitas!!!
    Deve haver algum acordo oculto entre todos os Partidos para, não apresentarem alguém que jeito tenha de pessoa 100% Honesta… só pode!!!

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