“Sem dúvida”. Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

Tiago Petinga / Lusa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa. 

“Acho que era capaz de o conseguir fazer. Sem dúvida”, disse, quando questionado se, caso tivesse ganhado as eleições do PSD em janeiro e assumido a liderança partido, conseguiria derrotar o atual primeiro-ministro nas legislativas.

Montenegro, que foi líder parlamentar do PSD durante o Governo de Pedro Passos Coelho, mostrou-se confiante num vitória frente a António Costa mesmo que a esquerda tenha “roubado” o discurso das contas certas, que era comum mais à direita.

“Acho que sim. Nós temos contas certas, e isso é bom, mas temos uma fatura muito grande para pagar e muito maior do que aquela que estávamos a recuperar o país da troika e da bancarrota. Nós hoje temos contas certas à conta de quê?”, questionou, antes de apontar baterias ao Governo socialista.

Da maior carga fiscal de sempre e do maior desinvestimento dos serviços públicos de sempre – respondeu Montenegro – Foi com um Governo de esquerda que os serviços de saúde atingiram o seu pior desempenho de sempre, uma política social desestruturante. Ao mesmo tempo que, ironicamente, o sector privado atingiu ganhos que nunca tinha atingido noutra legislatura”, apontou na entrevista ao Público e à Rádio Renascença.

O candidato à cadeira de Rio atribuiu a derrota do PSD nas legislativas de outubro ao facto de o partido não se ter apresentado uma alternativa ao PS, dizendo ainda que ambiciona uma “maioria absoluta” do PSD.

“Não tenho dúvidas nenhumas de que o PSD refém desse discurso de disponibilidade sempre à espera, subalterno ao PS, é um PSD que não dá a esperança suficiente para ganhar a confiança da maioria da população. E eu quero ganhar eleições e eu quero uma maioria absoluta de deputados na Assembleia da República para o PSD”, disse, considerando que a estratégia adotada por Rui Rio foi errada.

Montenegro tomou o tema da descentralização como exemplo para falar ainda do “desnorte estratégico do PSD”.  “Os autarcas do PS e do PSD, que são a maioria, estão todos contra o processo de descentralização. Os partidos fizeram o acordo, ninguém sabe o que é que o acordo verdadeiramente contempla, e muito menos sabe qual o contributo do PSD”.

“O PSD caucionou uma reforma que não está a produzir efeitos e que não é do agrado dos seus executantes que são os autarcas. Aí está um bom exemplo do que é a falta de estratégia, o desnorte estratégico do PSD, que teve como resultado duas derrotas históricas”, criticou o social democrata.

Quanto à disputa pela liderança do PSD, Montenegro esperar “que a campanha não seja de insinuações, que seja uma campanha de afirmação de ideias, de condutas, de posturas”.

Além Montenegro e do líder, Rui Rio, é anunciou também concorrer à liderança do PSD o vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto Luz, não sendo ainda conhecidos outros candidatos. As eleições diretas estão marcadas para 11 de janeiro de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Hahahaaa!…
    Era, era… por isso é que este cobarde não se candidatou à liderança do PSD e, em vez de ajudar o Rui Rio, andou sempre dar “facadas” no PSD!…
    Coitado do advogado vigarista… parece que não lhe chegaram as negociatas ilegais por ajuste directo que a sua sociedade de advogados fez com os “amigos”!…
    .
    “Montenegro ganhou quase meio milhão em ajustes directos de autarquias do PSD”
    sabado.pt/portugal/detalhe/montenegro-ganhou-quase-meio-milhao-em-ajustes-directos-com-autarquias-do-psd

  2. ahahahah
    queriam que ele dissesse o quê?
    Claro que tem de dizer que consegue, mas já sabemos que não!
    Este tipo é mais um manfias…

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …