“Sem dúvida”. Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

Tiago Petinga / Lusa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa. 

“Acho que era capaz de o conseguir fazer. Sem dúvida”, disse, quando questionado se, caso tivesse ganhado as eleições do PSD em janeiro e assumido a liderança partido, conseguiria derrotar o atual primeiro-ministro nas legislativas.

Montenegro, que foi líder parlamentar do PSD durante o Governo de Pedro Passos Coelho, mostrou-se confiante num vitória frente a António Costa mesmo que a esquerda tenha “roubado” o discurso das contas certas, que era comum mais à direita.

“Acho que sim. Nós temos contas certas, e isso é bom, mas temos uma fatura muito grande para pagar e muito maior do que aquela que estávamos a recuperar o país da troika e da bancarrota. Nós hoje temos contas certas à conta de quê?”, questionou, antes de apontar baterias ao Governo socialista.

Da maior carga fiscal de sempre e do maior desinvestimento dos serviços públicos de sempre – respondeu Montenegro – Foi com um Governo de esquerda que os serviços de saúde atingiram o seu pior desempenho de sempre, uma política social desestruturante. Ao mesmo tempo que, ironicamente, o sector privado atingiu ganhos que nunca tinha atingido noutra legislatura”, apontou na entrevista ao Público e à Rádio Renascença.

O candidato à cadeira de Rio atribuiu a derrota do PSD nas legislativas de outubro ao facto de o partido não se ter apresentado uma alternativa ao PS, dizendo ainda que ambiciona uma “maioria absoluta” do PSD.

“Não tenho dúvidas nenhumas de que o PSD refém desse discurso de disponibilidade sempre à espera, subalterno ao PS, é um PSD que não dá a esperança suficiente para ganhar a confiança da maioria da população. E eu quero ganhar eleições e eu quero uma maioria absoluta de deputados na Assembleia da República para o PSD”, disse, considerando que a estratégia adotada por Rui Rio foi errada.

Montenegro tomou o tema da descentralização como exemplo para falar ainda do “desnorte estratégico do PSD”.  “Os autarcas do PS e do PSD, que são a maioria, estão todos contra o processo de descentralização. Os partidos fizeram o acordo, ninguém sabe o que é que o acordo verdadeiramente contempla, e muito menos sabe qual o contributo do PSD”.

“O PSD caucionou uma reforma que não está a produzir efeitos e que não é do agrado dos seus executantes que são os autarcas. Aí está um bom exemplo do que é a falta de estratégia, o desnorte estratégico do PSD, que teve como resultado duas derrotas históricas”, criticou o social democrata.

Quanto à disputa pela liderança do PSD, Montenegro esperar “que a campanha não seja de insinuações, que seja uma campanha de afirmação de ideias, de condutas, de posturas”.

Além Montenegro e do líder, Rui Rio, é anunciou também concorrer à liderança do PSD o vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto Luz, não sendo ainda conhecidos outros candidatos. As eleições diretas estão marcadas para 11 de janeiro de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Hahahaaa!…
    Era, era… por isso é que este cobarde não se candidatou à liderança do PSD e, em vez de ajudar o Rui Rio, andou sempre dar “facadas” no PSD!…
    Coitado do advogado vigarista… parece que não lhe chegaram as negociatas ilegais por ajuste directo que a sua sociedade de advogados fez com os “amigos”!…
    .
    “Montenegro ganhou quase meio milhão em ajustes directos de autarquias do PSD”
    sabado.pt/portugal/detalhe/montenegro-ganhou-quase-meio-milhao-em-ajustes-directos-com-autarquias-do-psd

  2. ahahahah
    queriam que ele dissesse o quê?
    Claro que tem de dizer que consegue, mas já sabemos que não!
    Este tipo é mais um manfias…

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …