Monopólio lança versão feminina. Neste jogo, as mulheres ganham mais do que os homens

O Monopólio terá uma versão dedicada a mulheres – o “Ms. Monopoly” –, onde as jogadoras poderão ganhar 240 dólares (217 euros) em vez dos habituais 200 dólares (181 euros).

A caixa daquele que é um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo terá a imagem de uma boneca – a sobrinha do habitual homem de negócios de bigode. As jogadoras poderão investir em invenções criadas por mulheres empreendedoras, como painéis solares, redes wi-fi, coletes à prova de bala ou bolachas com pepitas de chocolate, em vez de propriedades ou casas.

As regras estabelecem que as mulheres recebem um pouco mais de dinheiro no início do jogo e todas as vezes que passam pela casa “Partida”, o que compensa a diferença salarial na vida real. Em vez de 200 dólares, recebem 240.

View this post on Instagram

MEET MS. MONOPOLY! Mr. Monopoly's niece, a self-made investment guru, is here to celebrate women trailblazers and update a few things. It’s about time! Check out Stories to learn more!

A post shared by Hasbro (@hasbro) on

Todas as outras regras do jogo mantêm-se. Ainda assim, os homens terão também a oportunidade de ganhar a partida. “É divertido haver um jogo que cria um universo onde as mulheres têm vantagem inicial sobre os homens, ao contrário do que é habitual. Mas não se preocupem: se os homens jogarem bem as suas cartas, também podem fazer dinheiro”, disse, em comunicado, a Hasbro, a empresa que comercializa o jogo.

Segundo o diretor de estratégia da marca, Jen Boswinkel, este jogo permitirá também que as famílias se reúnam à mesa para conviverem e se divertirem, aprendendo curiosidades sobre o universo feminino. “Com todas as questões relacionadas com a necessidade de dar mais poder às mulheres, esta versão do Monopólio apresenta uma forma fresca e leve de discutir este tópico”, afirma Jen Boswinkel.

Nos Estados Unidos, as mulheres que trabalham em tempo integral ganham, por exemplo, 81% do salário dos homens, em média, segundo dados do Departamento do Trabalho. O Ms. Monopoly está à venda a partir de 10 de setembro nos Estados Unidos, sendo também possível fazer encomendas no site da Walmart.

Para celebrar o lançamento da nova versão, a Hasbro surpreendeu três jovens empreendedoras com 20 mil dólares em dinheiro real para que investissem nas suas invenções. O dinheiro foi enviado a Sophia Wang, de 16 anos, que inventou um dispositivo que deteta dolinas antes que aconteçam; Gitanjali Rao, de 13 anos, cuja invenção ajuda a detetar chumbo na água potável; e Ava Canney, de 16 anos, que inventou um espectrómetro que mede a quantidade de corante em doces e refrigerantes.

O Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas, sendo que uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência. Esta versão dedicada às mulheres surge depois de dois lançamentos recentes dedicados ao Socialismo e aos Milllenials, que foram alvo de várias piadas.

O mais interessante é que este jogo de tabuleiro foi, na verdade, originalmente inventado por uma mulher. Elizabeth Magie inventou um jogo chamado The Landlord’s Game em 1903 como um protesto contra a corrupção de dinheiro durante a Era Dourada. Era um quadro quadrado com uma caixa de Go to Jail no canto e a mulher até patenteou o jogo em 1904.

Entretanto, Charles Darrow, designer de jogos, fez a sua própria versão do jogo, chamou-lhe Monopólio e, em 1935, vendeu-o à Parker Brothers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …