Monopólio lança versão feminina. Neste jogo, as mulheres ganham mais do que os homens

O Monopólio terá uma versão dedicada a mulheres – o “Ms. Monopoly” –, onde as jogadoras poderão ganhar 240 dólares (217 euros) em vez dos habituais 200 dólares (181 euros).

A caixa daquele que é um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo terá a imagem de uma boneca – a sobrinha do habitual homem de negócios de bigode. As jogadoras poderão investir em invenções criadas por mulheres empreendedoras, como painéis solares, redes wi-fi, coletes à prova de bala ou bolachas com pepitas de chocolate, em vez de propriedades ou casas.

As regras estabelecem que as mulheres recebem um pouco mais de dinheiro no início do jogo e todas as vezes que passam pela casa “Partida”, o que compensa a diferença salarial na vida real. Em vez de 200 dólares, recebem 240.

View this post on Instagram

MEET MS. MONOPOLY! Mr. Monopoly's niece, a self-made investment guru, is here to celebrate women trailblazers and update a few things. It’s about time! Check out Stories to learn more!

A post shared by Hasbro (@hasbro) on

Todas as outras regras do jogo mantêm-se. Ainda assim, os homens terão também a oportunidade de ganhar a partida. “É divertido haver um jogo que cria um universo onde as mulheres têm vantagem inicial sobre os homens, ao contrário do que é habitual. Mas não se preocupem: se os homens jogarem bem as suas cartas, também podem fazer dinheiro”, disse, em comunicado, a Hasbro, a empresa que comercializa o jogo.

Segundo o diretor de estratégia da marca, Jen Boswinkel, este jogo permitirá também que as famílias se reúnam à mesa para conviverem e se divertirem, aprendendo curiosidades sobre o universo feminino. “Com todas as questões relacionadas com a necessidade de dar mais poder às mulheres, esta versão do Monopólio apresenta uma forma fresca e leve de discutir este tópico”, afirma Jen Boswinkel.

Nos Estados Unidos, as mulheres que trabalham em tempo integral ganham, por exemplo, 81% do salário dos homens, em média, segundo dados do Departamento do Trabalho. O Ms. Monopoly está à venda a partir de 10 de setembro nos Estados Unidos, sendo também possível fazer encomendas no site da Walmart.

Para celebrar o lançamento da nova versão, a Hasbro surpreendeu três jovens empreendedoras com 20 mil dólares em dinheiro real para que investissem nas suas invenções. O dinheiro foi enviado a Sophia Wang, de 16 anos, que inventou um dispositivo que deteta dolinas antes que aconteçam; Gitanjali Rao, de 13 anos, cuja invenção ajuda a detetar chumbo na água potável; e Ava Canney, de 16 anos, que inventou um espectrómetro que mede a quantidade de corante em doces e refrigerantes.

O Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas, sendo que uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência. Esta versão dedicada às mulheres surge depois de dois lançamentos recentes dedicados ao Socialismo e aos Milllenials, que foram alvo de várias piadas.

O mais interessante é que este jogo de tabuleiro foi, na verdade, originalmente inventado por uma mulher. Elizabeth Magie inventou um jogo chamado The Landlord’s Game em 1903 como um protesto contra a corrupção de dinheiro durante a Era Dourada. Era um quadro quadrado com uma caixa de Go to Jail no canto e a mulher até patenteou o jogo em 1904.

Entretanto, Charles Darrow, designer de jogos, fez a sua própria versão do jogo, chamou-lhe Monopólio e, em 1935, vendeu-o à Parker Brothers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …