Monopólio lança versão feminina. Neste jogo, as mulheres ganham mais do que os homens

O Monopólio terá uma versão dedicada a mulheres – o “Ms. Monopoly” –, onde as jogadoras poderão ganhar 240 dólares (217 euros) em vez dos habituais 200 dólares (181 euros).

A caixa daquele que é um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo terá a imagem de uma boneca – a sobrinha do habitual homem de negócios de bigode. As jogadoras poderão investir em invenções criadas por mulheres empreendedoras, como painéis solares, redes wi-fi, coletes à prova de bala ou bolachas com pepitas de chocolate, em vez de propriedades ou casas.

As regras estabelecem que as mulheres recebem um pouco mais de dinheiro no início do jogo e todas as vezes que passam pela casa “Partida”, o que compensa a diferença salarial na vida real. Em vez de 200 dólares, recebem 240.

View this post on Instagram

MEET MS. MONOPOLY! Mr. Monopoly's niece, a self-made investment guru, is here to celebrate women trailblazers and update a few things. It’s about time! Check out Stories to learn more!

A post shared by Hasbro (@hasbro) on

Todas as outras regras do jogo mantêm-se. Ainda assim, os homens terão também a oportunidade de ganhar a partida. “É divertido haver um jogo que cria um universo onde as mulheres têm vantagem inicial sobre os homens, ao contrário do que é habitual. Mas não se preocupem: se os homens jogarem bem as suas cartas, também podem fazer dinheiro”, disse, em comunicado, a Hasbro, a empresa que comercializa o jogo.

Segundo o diretor de estratégia da marca, Jen Boswinkel, este jogo permitirá também que as famílias se reúnam à mesa para conviverem e se divertirem, aprendendo curiosidades sobre o universo feminino. “Com todas as questões relacionadas com a necessidade de dar mais poder às mulheres, esta versão do Monopólio apresenta uma forma fresca e leve de discutir este tópico”, afirma Jen Boswinkel.

Nos Estados Unidos, as mulheres que trabalham em tempo integral ganham, por exemplo, 81% do salário dos homens, em média, segundo dados do Departamento do Trabalho. O Ms. Monopoly está à venda a partir de 10 de setembro nos Estados Unidos, sendo também possível fazer encomendas no site da Walmart.

Para celebrar o lançamento da nova versão, a Hasbro surpreendeu três jovens empreendedoras com 20 mil dólares em dinheiro real para que investissem nas suas invenções. O dinheiro foi enviado a Sophia Wang, de 16 anos, que inventou um dispositivo que deteta dolinas antes que aconteçam; Gitanjali Rao, de 13 anos, cuja invenção ajuda a detetar chumbo na água potável; e Ava Canney, de 16 anos, que inventou um espectrómetro que mede a quantidade de corante em doces e refrigerantes.

O Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas, sendo que uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência. Esta versão dedicada às mulheres surge depois de dois lançamentos recentes dedicados ao Socialismo e aos Milllenials, que foram alvo de várias piadas.

O mais interessante é que este jogo de tabuleiro foi, na verdade, originalmente inventado por uma mulher. Elizabeth Magie inventou um jogo chamado The Landlord’s Game em 1903 como um protesto contra a corrupção de dinheiro durante a Era Dourada. Era um quadro quadrado com uma caixa de Go to Jail no canto e a mulher até patenteou o jogo em 1904.

Entretanto, Charles Darrow, designer de jogos, fez a sua própria versão do jogo, chamou-lhe Monopólio e, em 1935, vendeu-o à Parker Brothers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …