Monopólio lança versão feminina. Neste jogo, as mulheres ganham mais do que os homens

O Monopólio terá uma versão dedicada a mulheres – o “Ms. Monopoly” –, onde as jogadoras poderão ganhar 240 dólares (217 euros) em vez dos habituais 200 dólares (181 euros).

A caixa daquele que é um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo terá a imagem de uma boneca – a sobrinha do habitual homem de negócios de bigode. As jogadoras poderão investir em invenções criadas por mulheres empreendedoras, como painéis solares, redes wi-fi, coletes à prova de bala ou bolachas com pepitas de chocolate, em vez de propriedades ou casas.

As regras estabelecem que as mulheres recebem um pouco mais de dinheiro no início do jogo e todas as vezes que passam pela casa “Partida”, o que compensa a diferença salarial na vida real. Em vez de 200 dólares, recebem 240.

View this post on Instagram

MEET MS. MONOPOLY! Mr. Monopoly's niece, a self-made investment guru, is here to celebrate women trailblazers and update a few things. It’s about time! Check out Stories to learn more!

A post shared by Hasbro (@hasbro) on

Todas as outras regras do jogo mantêm-se. Ainda assim, os homens terão também a oportunidade de ganhar a partida. “É divertido haver um jogo que cria um universo onde as mulheres têm vantagem inicial sobre os homens, ao contrário do que é habitual. Mas não se preocupem: se os homens jogarem bem as suas cartas, também podem fazer dinheiro”, disse, em comunicado, a Hasbro, a empresa que comercializa o jogo.

Segundo o diretor de estratégia da marca, Jen Boswinkel, este jogo permitirá também que as famílias se reúnam à mesa para conviverem e se divertirem, aprendendo curiosidades sobre o universo feminino. “Com todas as questões relacionadas com a necessidade de dar mais poder às mulheres, esta versão do Monopólio apresenta uma forma fresca e leve de discutir este tópico”, afirma Jen Boswinkel.

Nos Estados Unidos, as mulheres que trabalham em tempo integral ganham, por exemplo, 81% do salário dos homens, em média, segundo dados do Departamento do Trabalho. O Ms. Monopoly está à venda a partir de 10 de setembro nos Estados Unidos, sendo também possível fazer encomendas no site da Walmart.

Para celebrar o lançamento da nova versão, a Hasbro surpreendeu três jovens empreendedoras com 20 mil dólares em dinheiro real para que investissem nas suas invenções. O dinheiro foi enviado a Sophia Wang, de 16 anos, que inventou um dispositivo que deteta dolinas antes que aconteçam; Gitanjali Rao, de 13 anos, cuja invenção ajuda a detetar chumbo na água potável; e Ava Canney, de 16 anos, que inventou um espectrómetro que mede a quantidade de corante em doces e refrigerantes.

O Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas, sendo que uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência. Esta versão dedicada às mulheres surge depois de dois lançamentos recentes dedicados ao Socialismo e aos Milllenials, que foram alvo de várias piadas.

O mais interessante é que este jogo de tabuleiro foi, na verdade, originalmente inventado por uma mulher. Elizabeth Magie inventou um jogo chamado The Landlord’s Game em 1903 como um protesto contra a corrupção de dinheiro durante a Era Dourada. Era um quadro quadrado com uma caixa de Go to Jail no canto e a mulher até patenteou o jogo em 1904.

Entretanto, Charles Darrow, designer de jogos, fez a sua própria versão do jogo, chamou-lhe Monopólio e, em 1935, vendeu-o à Parker Brothers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …