Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

Pedro Parente / Lusa

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais.

De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco estão a realizar investigações ao ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a sua filha e empresária, Isabel dos Santos, e o genro e também empresário, Sindika Dokolo., por suspeitas do crime de branqueamento de capitais.

Na edição deste sábado, o jornal avança ainda que estas investigações poderão vir a estender-se a outros familiares, amigos e colaboradores mais próximos que, de forma direta ou indireta, estiveram envolvidos em negócios com os três. Na origem das suspeitas, estarão elevados montantes depositados em instituições financeiras no principado.

“Isto pode atingir muita gente que no passado detinha poderes e ligações com Isabel dos Santos e marido”, revelou ao semanário um oficial dos serviços de investigação criminal de Angola, que acompanha o caso em colaboração com a Interpol.

O Expresso recorda ainda que é sabido que, no Mónaco, a empresária angolana e o marido têm ativos imobiliários no valor de 53 milhões de euros, nos quais investiram através da sociedade maltesa Athol Limited.

Segundo o jornal, que cita fonta da Interpol, as investigações já decorrem há alguns meses e terão ganhado nova força depois das acusações feitas pelo Tribunal Provincial de Luanda que, em dezembro passado, decretou o arresto preventivo de várias contas bancárias e empresas de Isabel dos Santos e do marido.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando o poder e o capital sobe à cabeça dos comunistas é vê-los absorverem tudo à sua volta, será que um dia será perguntado a este senhor e seus comparsas como adquiriram tamanhas fortunas em tão pouco tempo? Luta de classes e de que maneira!

RESPONDER

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …