Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

Pedro Parente / Lusa

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais.

De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco estão a realizar investigações ao ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a sua filha e empresária, Isabel dos Santos, e o genro e também empresário, Sindika Dokolo., por suspeitas do crime de branqueamento de capitais.

Na edição deste sábado, o jornal avança ainda que estas investigações poderão vir a estender-se a outros familiares, amigos e colaboradores mais próximos que, de forma direta ou indireta, estiveram envolvidos em negócios com os três. Na origem das suspeitas, estarão elevados montantes depositados em instituições financeiras no principado.

“Isto pode atingir muita gente que no passado detinha poderes e ligações com Isabel dos Santos e marido”, revelou ao semanário um oficial dos serviços de investigação criminal de Angola, que acompanha o caso em colaboração com a Interpol.

O Expresso recorda ainda que é sabido que, no Mónaco, a empresária angolana e o marido têm ativos imobiliários no valor de 53 milhões de euros, nos quais investiram através da sociedade maltesa Athol Limited.

Segundo o jornal, que cita fonta da Interpol, as investigações já decorrem há alguns meses e terão ganhado nova força depois das acusações feitas pelo Tribunal Provincial de Luanda que, em dezembro passado, decretou o arresto preventivo de várias contas bancárias e empresas de Isabel dos Santos e do marido.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando o poder e o capital sobe à cabeça dos comunistas é vê-los absorverem tudo à sua volta, será que um dia será perguntado a este senhor e seus comparsas como adquiriram tamanhas fortunas em tão pouco tempo? Luta de classes e de que maneira!

RESPONDER

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …