Mona Lisa vai mudar de “casa” durante uns meses

Werner Willmann / Wikimedia

A Mona Lisa no Louvre em 2005

O quadro Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, em Paris, vai mudar de sala temporariamente. A sala onde a obra de Leonardo da Vinci se encontra atualmente exposta está a ser renovada.

Por essa razão, o Louvre vai deslocar a pintura para a Galeria Médicis, uma outra sala no museu parisiense. O quadro será deslocado no dia 16 de julho e os visitantes vão poder ver a Mona Lisa a partir do dia seguinte. A “nova casa” de Mona Lisa é uma das maiores salas do museu. O Louvre estima que a pintura ficará na sala até outubro.

O Museu do Louvre está a ser renovado desde 2014. O objetivo é aumentar a segurança e também melhorar a gestão do fluxo de visitantes. Só em 2018, foram mais de 10 milhões as pessoas que visitaram o icónico museu, de acordo com a AFP.

A Mona Lisa está exposta na Sala dos Estados — uma das mais visitadas do museu devido ao interesse provocado pela obra-prima de Leonardo da Vinci. “Todos os dias recebemos uma cidade inteira nesta sala”, disse à AFP o presidente do museu, Jean-Luc Martinez.

A reforma da Sala dos Estados começou em janeiro e todas as obras foram retiradas, exceto “As Bodas de Caná” de Veronese e a “Mona Lisa”.

Exibida desde 2005 atrás de uma vitrine blindada, a “Mona Lisa” é, ao lado da “Venus de Milo” e da “Vitória de Samotrácia”, uma das obras indispensáveis do maior museu do mundo.

Especialistas afirmam que a obra é frágil – os deslocamentos dentro do museu são incomuns. Foi pintada a óleo sobre uma fina placa de madeira de álamo que, com o tempo, encurvou e provocou uma fissura.

Em 1911, quando “A Gioconda” era menos célebre, um pintor italiano tirou o quadro do Louvre, escondido em seu macacão de trabalho. A obra foi encontrada dois anos mais tarde. Em 1964, o quadro atravessou o Atlântico por decisão do governo francês, apesar das advertências dos curadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …