Mona Lisa vai mudar de “casa” durante uns meses

Werner Willmann / Wikimedia

A Mona Lisa no Louvre em 2005

O quadro Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, em Paris, vai mudar de sala temporariamente. A sala onde a obra de Leonardo da Vinci se encontra atualmente exposta está a ser renovada.

Por essa razão, o Louvre vai deslocar a pintura para a Galeria Médicis, uma outra sala no museu parisiense. O quadro será deslocado no dia 16 de julho e os visitantes vão poder ver a Mona Lisa a partir do dia seguinte. A “nova casa” de Mona Lisa é uma das maiores salas do museu. O Louvre estima que a pintura ficará na sala até outubro.

O Museu do Louvre está a ser renovado desde 2014. O objetivo é aumentar a segurança e também melhorar a gestão do fluxo de visitantes. Só em 2018, foram mais de 10 milhões as pessoas que visitaram o icónico museu, de acordo com a AFP.

A Mona Lisa está exposta na Sala dos Estados — uma das mais visitadas do museu devido ao interesse provocado pela obra-prima de Leonardo da Vinci. “Todos os dias recebemos uma cidade inteira nesta sala”, disse à AFP o presidente do museu, Jean-Luc Martinez.

A reforma da Sala dos Estados começou em janeiro e todas as obras foram retiradas, exceto “As Bodas de Caná” de Veronese e a “Mona Lisa”.

Exibida desde 2005 atrás de uma vitrine blindada, a “Mona Lisa” é, ao lado da “Venus de Milo” e da “Vitória de Samotrácia”, uma das obras indispensáveis do maior museu do mundo.

Especialistas afirmam que a obra é frágil – os deslocamentos dentro do museu são incomuns. Foi pintada a óleo sobre uma fina placa de madeira de álamo que, com o tempo, encurvou e provocou uma fissura.

Em 1911, quando “A Gioconda” era menos célebre, um pintor italiano tirou o quadro do Louvre, escondido em seu macacão de trabalho. A obra foi encontrada dois anos mais tarde. Em 1964, o quadro atravessou o Atlântico por decisão do governo francês, apesar das advertências dos curadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …