Mona Lisa está de volta a “casa” (e protegida com vidro à prova de bala)

A Mona Lisa tem um novo vidro a protegê-la. O Museu do Louvre instalou um vidro mais transparente e à prova de bala para guardar a obra de Leonardo da Vinci, que está atrás de um vidro desde o início dos anos 50.

A medida de segurança foi adotada depois de a obra ter sido danificada por um visitante que despejou ácido sobre ela. Desde então já houve outras tentativas de vandalizar um dos quadros mais famosos do mundo, mas foram todas frustradas.

O curador de arte italiana do século XVI no museu disse à Reuters Television que a tecnologia do vidro melhorou muito nos últimos anos e o novo vidro, além de proteger a obra, permite a melhor experiência de visualização possível.

A Mona Lisa regressou esta segunda-feira ao seu espaço habitual no Louvre, após obras na sala em que o quadro é exposto com o objetivo de conseguir receber de modo mais eficiente o grande fluxo de visitantes do museu. Após dois meses de obras, a célebre pintura de Leonardo da Vinci foi transferida da Galeria Medicis para a Sala dos Estados, diante do maior quadro do museu, “O Casamento em Caná”, de Paolo Veronese.

“Aproveitámos esta oportunidade para mudar o vidro de proteção que não era mudado há 15 anos. De facto, a tecnologia melhorou significativamente. Hoje a “Mona Lisa” beneficia de um vidro extremamente transparente que dá a impressão que estamos muito próximos da obra”, disse o curador e historiador de arte, Vincent Delieuvin, à Euronews.

O museu implementou ainda um sistema de de duas filas de forma a permitir a todos os visitantes aproximarem-se da obra de arte. Em média, cerca de 30 mil pessoas visitam diariamente o museu para verem a “Mona Lisa”. Cada pessoa passa 50 segundos a contemplar a obra.

A Sala dos Estados não passava por obras há 15 anos. As obras melhoraram a iluminação e alteraram o circuito de circulação dos visitantes, entre outras modificações.

A Mona Lisa é o símbolo do maior museu do mundo e alguns diretores do centro cultural chegam a lamentar que certos turistas se interessem apenas por esta obra durante suas visitas. No ano passado, 10,2 milhões de pessoas visitaram o Louvre. No dia 24 de outubro o Louvre vai inaugurar uma grande exposição sobre Leonardo da Vinci, mas a Mona Lisa não será deslocada para a ocasião.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …

Rúben Semedo na mira do Benfica para a próxima época

O Benfica está de olho no defesa-central dos gregos do Olympiacos para a próxima época. Rúben Semedo foi recentemente chamado à seleção para os jogos de apuramento para o Euro 2020. Segundo o Record, Rúben Semedo está …

Violência, voos cancelados e manifestação com cinco colunas marcam continuação dos protestos na Catalunha

Milhares de manifestantes pró-independência da Catalunha concentram-se esta sexta-feira em Barcelona para protestar contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017. Os manifestantes, organizados …

Morreu Rui Jordão, o "quase herói" do Euro 84

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos. Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, …

Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira. Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as …

Adiamento do Brexit ainda em cima da mesa. Juncker fala em situação "extremamente complicada"

Apesar de Londres ter chegado a acordo com Bruxelas, o acordo ainda não passou pelo Parlamento britânico. Em cima da mesa continua o adiamento do Brexit. Os líderes mundiais mostram-se agradados e, acima de tudo, aliviados …

O adeus dos campeões. Alverca provoca hecatombe "leonina" na Taça de Portugal

O Sporting deixou-se surpreender pelo Alverca na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos bateram os 'leões' por 2-0, num jogo em que Varandas admitiu ter ficado envergonhado. A caminhada do Sporting na Taça de …