Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

photos / Flickr

Carlos Moedas

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se lia o nome de José Sócrates.

O candidato da coligação PSD/CDS não perdeu tempo em lançar farpas aos seus adversários, após serem conhecidas suspeitas de corrupção na autarquia lisboeta – e foi buscar um dos nomes que mais tem assombrado a conduta socialista nos últimos tempos.

“Não são apenas os comportamentos do ex-primeiro-ministro José Sócrates que corroem o funcionamento da democracia”, escreveu Moedas no comunicado, ao qual o Expresso teve acesso, antes de se mostrar preocupado com a “suspeita em volta da atuação política na CML [Câmara de Lisboa]”.

Perante as acusações, a concelhia de Lisboa do PS responde em tom de ataque: “Em tão pouco tempo, já desistiu de apresentar ideias, ou do que garante repetidamente ser uma nova forma de fazer política, pela positiva”, lê-se na nota.

O PS lisboeta sugere que “os auto-proclamados ‘novos tempos’ trouxeram afinal o pior da velha política”, acrescentando que Carlos Moedas fica assim “apresentado aos lisboetas”.

No seu comunicado, Moedas tornou clara a comparação entre o caso Sócrates e as buscas na Câmara, ao dizer que estas levam a uma potencial “perda de toda a credibilidade” da autarquia junto dos munícipes.

Sobre isto, os socialistas dizem que o candidato se apresenta com a falta de ideias sobre “o futuro da cidade em mais de dois meses de campanha”, vendo nas palavras de Moedas um recurso “às insinuações” e uma tentativa de “tirar proveito de um processo de recolha de informação, na sequência de denúncias e sem que alguém tenha sido constituído arguido”.

O PS de Lisboa reforça ainda uma ideia repetida por Fernando Medina, de que parte das denúncias que constam da agora designada “Operação Olissipus”, foram feitas pelo próprio executivo.

É o caso do negócio das obras para a Segunda Circular, que a CML fez cair e será, garantiu o autarca, o da piscina da Penha de França. Já as restantes investigações partiram de outras denúncias ou do próprio Ministério Público.

A “Operação Olissipus” envolve suspeitas de “abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências”, segundo a Polícia Judiciária.

O caso tem o arquiteto Manuel Salgado, ex-vereador da Câmara de Lisboa e primo de Ricardo Salgado, no centro de uma teia de suspeitas.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem nao sendo apoiante de qualquer um desses senhores a maquina do PS ja esta em andamento, nao foi esta maquina (PS) que chamou Moedas a uma comissao Parlamentar de Inquerito? sao ambos PUROS.

  2. Não esquecer que o Medina foi secretário de estado do Sócrates e tinha como sub-secretário de estado o Rui Pedro Soares…

    • Rui Pedro Soares?
      Está a referir-se ao presidente do Belenenses SAD e que foi administrador da PT?
      Se é esse, deve haver engano.
      Não me lembro de ter sido membro do governo.
      Se estiver enganado darei a mão à palmatória, mas não me lembro nada disso.
      Talvez os jornalistas do ZAP possam confirmar…

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …