Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

photos / Flickr

Carlos Moedas

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se lia o nome de José Sócrates.

O candidato da coligação PSD/CDS não perdeu tempo em lançar farpas aos seus adversários, após serem conhecidas suspeitas de corrupção na autarquia lisboeta – e foi buscar um dos nomes que mais tem assombrado a conduta socialista nos últimos tempos.

“Não são apenas os comportamentos do ex-primeiro-ministro José Sócrates que corroem o funcionamento da democracia”, escreveu Moedas no comunicado, ao qual o Expresso teve acesso, antes de se mostrar preocupado com a “suspeita em volta da atuação política na CML [Câmara de Lisboa]”.

Perante as acusações, a concelhia de Lisboa do PS responde em tom de ataque: “Em tão pouco tempo, já desistiu de apresentar ideias, ou do que garante repetidamente ser uma nova forma de fazer política, pela positiva”, lê-se na nota.

O PS lisboeta sugere que “os auto-proclamados ‘novos tempos’ trouxeram afinal o pior da velha política”, acrescentando que Carlos Moedas fica assim “apresentado aos lisboetas”.

No seu comunicado, Moedas tornou clara a comparação entre o caso Sócrates e as buscas na Câmara, ao dizer que estas levam a uma potencial “perda de toda a credibilidade” da autarquia junto dos munícipes.

Sobre isto, os socialistas dizem que o candidato se apresenta com a falta de ideias sobre “o futuro da cidade em mais de dois meses de campanha”, vendo nas palavras de Moedas um recurso “às insinuações” e uma tentativa de “tirar proveito de um processo de recolha de informação, na sequência de denúncias e sem que alguém tenha sido constituído arguido”.

O PS de Lisboa reforça ainda uma ideia repetida por Fernando Medina, de que parte das denúncias que constam da agora designada “Operação Olissipus”, foram feitas pelo próprio executivo.

É o caso do negócio das obras para a Segunda Circular, que a CML fez cair e será, garantiu o autarca, o da piscina da Penha de França. Já as restantes investigações partiram de outras denúncias ou do próprio Ministério Público.

A “Operação Olissipus” envolve suspeitas de “abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências”, segundo a Polícia Judiciária.

O caso tem o arquiteto Manuel Salgado, ex-vereador da Câmara de Lisboa e primo de Ricardo Salgado, no centro de uma teia de suspeitas.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem nao sendo apoiante de qualquer um desses senhores a maquina do PS ja esta em andamento, nao foi esta maquina (PS) que chamou Moedas a uma comissao Parlamentar de Inquerito? sao ambos PUROS.

  2. Não esquecer que o Medina foi secretário de estado do Sócrates e tinha como sub-secretário de estado o Rui Pedro Soares…

    • Rui Pedro Soares?
      Está a referir-se ao presidente do Belenenses SAD e que foi administrador da PT?
      Se é esse, deve haver engano.
      Não me lembro de ter sido membro do governo.
      Se estiver enganado darei a mão à palmatória, mas não me lembro nada disso.
      Talvez os jornalistas do ZAP possam confirmar…

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …