Major League Soccer. De Eldorado dos veteranos a montra de jovens talentos

(dr) Atlanta United

Héctor Villalba, Josef Martinez, Darlington Nagbe e Ezequiel Barco.

Outrora um Eldorado para os jogadores em final de carreira, a MLS está agora a tornar-se numa liga que aposta em jovens talentos do futebol mundial.

A pouco mais de um mês do início da Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos Estados Unidos, os olhos estão postos na nova franquia da Conferência Este: o Inter Miami CF, de David Beckham. O antigo internacional inglês não é estranho à MLS, onde jogou nos Los Angeles Galaxy entre 2007 e 2012.

Beckham está agora à frente do projeto do Inter Miami naquela que pode ser considerada uma reencarnação do soccer norte-americano. Se nos seus tempos de jogador, as estrelas iam para os Estados Unidos no final da carreira para ganhar uma ‘coroas’ a mais, o panorama está agora a mudar.

E a sua equipa é um pouco o exemplo do que está a acontecer. Com uma média de idades a rondar os 25 anos, o emblema da Miami tem uma forte aposta na juventude, conjugando a experiência de alguns veteranos da liga.

Os argentinos Matías Pellegrini e Julián Carranza são uma dupla trazida por Beckham e que constituem futuras promessas e simbolizam a vontade em apostar na juventude. Ambos com 19 anos, chegam do futebol argentino prontos para se afirmarem nos States.

As equipas tentam replicar o mais recente exemplo de sucesso na MLS, Miguel Almirón, antigo jogador dos Atlanta United, que se transferiu em 2018 para o Newcastle, da Premier League. O Newcastle pagou 24 milhões de euros pelo internacional paraguaio, naquela que é a maior venda de sempre no futebol norte-americano.

Alphonso Davies, que se transferiu dos Vancouver Whitecaps para o Bayern de Munique, é também um maiores talentos do futebol mundial. O canadiano tem alinhado ocasionalmente em algumas partidas dos campeões bávaros e tem deixado marcas do seu enorme talento.

Para fomentar ainda mais esta mudança de mentalidade nos Estados Unidos, a Major League Soccer está a pensar fazer algumas alterações nas regras de contratações para encorajar as equipas a trazer jogadores mais jovens.

A liga tem um conjunto de regras específicas que limita a inscrição de atletas, permitindo contratar apenas três Jogadores Designados, conhecido como Designated Players. Os jogadores entram nesta categoria dependendo da sua idade e do seu salário, que pode chegar no máximo a 477 mil euros.

A MLS pretende mudar este regulamento, provavelmente aumentando o teto salarial dos jogadores mais jovens, permitindo às equipas oferecer melhores salários aos jovens, encorajando-as a trazerem mais talentos para o plantel.

Certamente os Estados Unidos não deixarão de ter antigas estrelas do futebol mundial em fim de carreira, mas aos poucos, essa tendência pode-se ir esbatendo. Possivelmente, a liga pode tornar-se num habitat para estes dois tipos de jogadores: estrelas em ascensão e antigas glórias do futebol.

Beckham, Ibrahimovic, Gerrard, Pirlo, Henry, Nani e Rooney são apenas alguns exemplos de nomes que fizeram esta liga crescer e ser vista um pouco por todo o mundo. Agora, está na hora de a MLS deixar de ser uma liga onde lendas vão pendurar as botas e passar a ser uma liga onde lendas são feitas.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …