Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique.

Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é um dos jovens mais talentosos do Bayern Munique. De nacionalidade canadiana, o futebolista nasceu no Gana e tem ascendência liberiana, naquele que é um verdadeiro mix cultural. Davies teve um curioso percurso até à ribalta que aos poucos vai sendo construída.

Tudo começou quando os pais do jogador viram-se obrigados a fugir da sua terra natal durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, mudando-se para um campo de refugiados no Gana, onde Davies viria a nascer.

“Foi uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade, um país chamado Canadá recebeu-nos. E os rapazes da equipa de futebol fizeram-me sentir em casa”, disse Davies, citado pelo Ghana Web.

Foi precisamente no Canadá que começou a dar os primeiros toques numa bola, num país em que o futebol está longe de estar tão desenvolvido como na Europa e até no resto do mundo. Só recentemente é que o Canadá criou a sua própria liga oficial, mas, apesar disso, algumas equipas ainda optam por jogar nos Estados Unidos, na Major League Soccer (MLS).

Este é o caso dos Vancouver Whitecaps, equipa que acolheu Davies em 2015. Foi na MLS que o agora canadiano começou a brotar no jogador que é hoje, dando os seus primeiros passos no futebol profissional — fazendo história com apenas 15 anos.

Em 2016 já jogava com a equipa principal, assumindo-se como um dos mais jovens talentos da liga. Nos dois anos seguintes continuou a brilhar pelos Whitecaps, sendo um titular absoluto com apenas 16 anos. O esquerdino prefere jogar a extremo, mas também consegue dar um ‘pezinho’ a lateral.

Ao serviço da seleção, tornou-se no mais jovem internacional pelo país, onde agora é a principal figura da equipa. Em 17 internacionalizações, Alphonso Davies leva cinco golos.

De qualquer forma, os ‘tubarões’ do futebol europeu estavam atentos a Davies. O Bayern Munique acabou por ganhar a corrida pelo prodígio canadiano na temporada passada, batendo o valor recorde de uma transferência na MLS ao pagar 10 milhões de euros pelo jogador.

A época de estreia de Alphonso Davies foi discreta, com o jogador a ter poucas oportunidades na equipa principal, fazendo apenas seis partidas e marcando um golo. Este ano, o canhoto tem tido mais hipóteses para mostrar o seu verdadeiro valor. Além de alinhar em alguns jogos da equipa B, já fez um golo em 15 jogos com o ‘Die Roten’.

Com apenas 19 anos, o miúdo tem ainda muito que mostrar pelo emblema da Baviera. Entre rookie do ano na MLS e dois títulos na Alemanha, o jovem tem ainda muitas temporadas pela frente para se assumir como o melhor jogador canadiano de todos os tempos e, quem sabe, um dos melhores jogadores do mundo.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …