Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique.

Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é um dos jovens mais talentosos do Bayern Munique. De nacionalidade canadiana, o futebolista nasceu no Gana e tem ascendência liberiana, naquele que é um verdadeiro mix cultural. Davies teve um curioso percurso até à ribalta que aos poucos vai sendo construída.

Tudo começou quando os pais do jogador viram-se obrigados a fugir da sua terra natal durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, mudando-se para um campo de refugiados no Gana, onde Davies viria a nascer.

“Foi uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade, um país chamado Canadá recebeu-nos. E os rapazes da equipa de futebol fizeram-me sentir em casa”, disse Davies, citado pelo Ghana Web.

Foi precisamente no Canadá que começou a dar os primeiros toques numa bola, num país em que o futebol está longe de estar tão desenvolvido como na Europa e até no resto do mundo. Só recentemente é que o Canadá criou a sua própria liga oficial, mas, apesar disso, algumas equipas ainda optam por jogar nos Estados Unidos, na Major League Soccer (MLS).

Este é o caso dos Vancouver Whitecaps, equipa que acolheu Davies em 2015. Foi na MLS que o agora canadiano começou a brotar no jogador que é hoje, dando os seus primeiros passos no futebol profissional — fazendo história com apenas 15 anos.

Em 2016 já jogava com a equipa principal, assumindo-se como um dos mais jovens talentos da liga. Nos dois anos seguintes continuou a brilhar pelos Whitecaps, sendo um titular absoluto com apenas 16 anos. O esquerdino prefere jogar a extremo, mas também consegue dar um ‘pezinho’ a lateral.

Ao serviço da seleção, tornou-se no mais jovem internacional pelo país, onde agora é a principal figura da equipa. Em 17 internacionalizações, Alphonso Davies leva cinco golos.

De qualquer forma, os ‘tubarões’ do futebol europeu estavam atentos a Davies. O Bayern Munique acabou por ganhar a corrida pelo prodígio canadiano na temporada passada, batendo o valor recorde de uma transferência na MLS ao pagar 10 milhões de euros pelo jogador.

A época de estreia de Alphonso Davies foi discreta, com o jogador a ter poucas oportunidades na equipa principal, fazendo apenas seis partidas e marcando um golo. Este ano, o canhoto tem tido mais hipóteses para mostrar o seu verdadeiro valor. Além de alinhar em alguns jogos da equipa B, já fez um golo em 15 jogos com o ‘Die Roten’.

Com apenas 19 anos, o miúdo tem ainda muito que mostrar pelo emblema da Baviera. Entre rookie do ano na MLS e dois títulos na Alemanha, o jovem tem ainda muitas temporadas pela frente para se assumir como o melhor jogador canadiano de todos os tempos e, quem sabe, um dos melhores jogadores do mundo.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …